Consulta Alunos  

Imprimir

Livro Digital "Direitos Humanos e das Crianças"

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

Os alunos das turmas G e H, do 5° ano de escolaridade da E. B. 2, 3 de Maceda, uniram-se e trabalharam em parceria com o objetivo de (re)contar e alertar todos os intervenientes desta Comunidade Escolar sobre a temática "Os Direitos Humanos e das Crianças", trabalhada nas primeiras aulas de Cidadania e Desenvolvimento, sob orientação da docente Filipa Melo. Para isso mesmo, construíram um livro digital em que cada aluno trabalhou um dos artigos de cada um dos documentos - da Declaração Universal dos Direitos Humanos e da Convenção sobre os Direitos da Criança (ambos adaptados para crianças e jovens) - e elaboraram um desenho representativo do mesmo. O resultado final poderá ser visto em:

https://view.genial.ly/623f24b5c3e3cc00112499d4/dossier-direitos-humanos-e-direito-das-criancas

Imprimir

Saída de campo – Biodiversidade no Rio Lourido (Fonte do Strenilau)

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

No desenvolvimento do tema do PCT das turmas 8G e 8H, Biodiversidade, os alunos realizaram uma saídade campo ao Rio Lourido, mais concretamente ao local recentemente reabilitado e designado «Fonte do Strenilau». Esta saída decorreu durante o dia 2 de junho tendo os alunos da turma 8H, se deslocado durante a manhã e os do 8G, da parte da tarde. Foram acompanhados pelas docentes das disciplinas de Ciências Naturais e Fisico-Químicas, responsáveis pela organização e dinamização da atividade (Fátima Lopes e Isabel Santos, respetivamente) e pelos professores Elisio Almeida e José Sá. Nesta atividade os alunos, munidos de um guia de campo, registaram ocorrências de fauna e flora e procederam à recolha de dados referente a parâmetros fisico-químicos da água do Rio Lourido e ainda à caracterização geral deste curso de água. Tiveram ainda oportunidade de realizar identificações na flora local recorrendo à aplicação PLANTNET instalada nos seus telemóveis, bem como de elaborar o respetivo registo fotográfico. Os dados recolhidos deverão integrar o site que os alunos estão a construir no âmbito do PCT da turma, na disciplina de TIC. No local puderam também constatar a presença de algum património etnográfico como os moinhos de água representativos de atividades tradicionais nas localidades de Maceda e Arada. Ao longo do dia foi bem patente o entusiasmo dos alunos na realização das tarefas que lhes foram atribuídas apesar de as condições meteorológicas algo instáveis. 

As professoras de Ciências Naturais e Ciências Fisico-Químicas

Fátima Lopes e Isabel Santos 

Imprimir

Trilho da Floresta (turmas do 5ºano da Escola Básica de Maceda)

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

E depois de uma longa espera de quatro semanas, mas num belo dia de sol, lá tivemos oportunidade de fazer o PR1 - Trilho da Floresta com os valentes alunos do 5.º G e 5.º H, que demonstraram um enorme entusiasmo e alegria. Saímos da escola às 14h de sexta-feira, 30 de abril, mais uma vez num autocarro gentilmente cedido pela Junta de Freguesia de Maceda, com todos os alunos devidamente equipados e preparados! Iniciamos o percurso às 14.30h com o mapa, bússola e Wikiloc ligado e terminamos às 17h depois de todos se terem embrenhado na floresta, colocando à prova as suas capacidades de reconhecer a fauna e flora locais, a sinalética associada à identificação do percurso e gerindo as suas energias nos vários desníveis, obstáculos e diferentes tipos de piso. Foram 6,70 km deste Percurso Circular de Pequena Rota muito bem percorridos!

Imprimir

“A Maior Flor do Mundo” e o PCT do 6ºH (Escola Básica de Maceda)

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

No âmbito do Centenário de José Saramago, foi inaugurada a Instalação “A Maior Flor do Mundo”, no passado dia 12 de abril, na Escola Básica de Maceda, estando presentes os alunos da turma, a direção do agrupamento, professores, auxiliares da ação educativa, encarregados de educação e representantes da autarquia. Trata-se de um projeto conjunto entre a turma do 6ºH, a biblioteca e o professor de educação visual/ tecnológica, Belmiro Carvalho. Foi feita uma leitura da obra homónima, bem como uma referência à vida e obra de José Saramago, e assistiu-se à atuação dos alunos que frequentam o ensino articulado de música. Foi ainda apresentado um vídeo que expõe as atividades em que os alunos participaram ao longo do ano letivo e que integram o seu Plano Curricular de Turma.

A diretora de turma,

Anabela Soares

https://youtu.be/g4VyBIzQtNI 

Imprimir

Trilho da Floresta

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

Foi com muito entusiasmo, apesar da ameaça de chuva, que os alunos do 6ºG e 6ºH, percorreram, na manhã de quinta-feira (07 de abril) os quase 7 quilómetros do Trilho da Floresta, dando início à primeira atividade do Eco-Trilhos / Eco-Escolas! A saída foi feita da escola, cerca das 9:30h da manhã num autocarro gentilmente cedido pela Junta de Freguesia de Maceda. Todos os alunos (e professores) levaram a sério as indicações e apresentaram-se devidamente equipados e preparados para a aventura: mochila "de ataque", sapatilhas ou botas, calças compridas para evitar arranhões, camisolas quentes e leves e, claro está, casaco impermeável - não fosse o céu pregar partidas! Depois da chegada ao local vieram as primeiras indicações e regras de segurança, que todos ouviram com muita atenção. Iniciou-se o percurso às 9:50h com mapa, bússola e Wikiloc ligado. E durante as quase três horas de atividade os alunos tiveram oportunidade de se embrenhar na floresta e de vivenciar e colocar à prova as suas capacidades de reconhecer a fauna e flora locais, a sinalética associada, fazer a identificação do percurso e gerir as suas energias em desníveis, obstáculos e diferentes tipos de piso; ninguém ficou para trás! O percurso de regresso foi feito a partir da Estrada Florestal onde os alunos puderam observar e perceber a diferença de sinalética entre percursos de Pequena Rota (PR) e percursos de Grande Rota (GR).

Esta saída foi a primeira ação no âmbito do projeto Eco-Trilhos / Eco-Escolas - a desenvolver este ano letivo - que pretende incentivar o conhecimento do território próximo da escola, através da criação de percursos ou trilhos que deem a conhecer o património e, assim, promover a sua preservação e regeneração. O próximo passo será fazer o levantamento de locais de interesse nas freguesias de Maceda e Arada para que se possa "desenhar" um trilho próprio! Para isso, o programa Eco-Escolas conta com a ajuda e o envolvimento de todos!

VER VÍDEO