Sessão comemorativa do Dia Internacional das Células Estaminais na Escola Básica de Maceda

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

No âmbito do Projeto Curricular de Turma (PCT) do 9ºG e 9ºH, os alunos participaram numa sessão comemorativa do Dia Internacional das Células Estaminais. A Ciência Viva e a Sociedade Portuguesa de Células Estaminais e Terapias Celulares associaram-se a esta celebração com o lançamento de uma campanha dirigida a alunos do 3.º ciclo do ensino básico através de um encontro on-line com investigadores que trabalham na área científica das células estaminais. O tema foi: «Somos capazes de produzir novos neurónios na idade adulta?»  Desde a sua descoberta em 1961, até ao isolamento pioneiro de células estaminais embrionárias em 1981, à clonagem da ovelha Dolly ou à derivação de células estaminais pluripotentes induzidas em 2006, as células estaminais mudaram a forma como conhecemos o corpo humano e o seu desenvolvimento, assim como as doenças que lhes estão associadas. Nesta sessão foram abordados temas como os fatores que determinam a regeneração de neurónios e a importância da alimentação e de ambientes de aprendizagem estimulantes, no desenvolvimento das ligações entre neurónios, indispensável ao bom desempenho cognitivo. O tema escolhido para esta palestra está em articulação com o tema do PCT das turmas em causa -«Bem estar e qualidade de vida» na vertente da saúde mental. A iniciativa decorreu no dia 13 de outubro pelas 10h00, nas disciplinas de TIC e Ciências Naturais e contou com a colaboração das docentes Fátima Lopes, Sara Afonso e Andreia Avelar.

A Professora responsável: Fátima Lopes

Campeonatos escolares SUPERTMATIK 2020/21

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

Entre 14 e 28 de maio, decorreu a Grande Final SUPERTMATIC 2020/21, no âmbito da disciplina de Físico-Química, tendo participado quatro alunos do nosso agrupamento, que obtiveram classificações muito meritórias.

Turma

Escalão

Posição

Ana Rita Couto

8º E

8ºFQ

44 em 12264 alunos

Ana Valentina Henriques

8º D

8ºFQ

59 em 12264 alunos

Eduardo Xavier Oliveira Sá

7º H

7ºAST

4 em 8960 alunos

Tiago Silva Lima

9º F

9ºFQ

82 em 16206 alunos

Todos estão de parabéns pelos resultados alcançados, mas realce-se a classificação do Eduardo Xavier que, pelo seu interesse, enorme empenho e resiliência, conseguiu inscrever o seu nome e o da escola que representa no TOP 10 deste concurso.

O Agrupamento orgulha-se de vós!...

Clube CSI- Conhecer e Saber Investigando- Uma mensagem enviada para o Espaço – Missão Zero em Maceda

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

Na tarde de terça-feira, dia 3 de março, alguns alunos do 8ºH e que integram o clube CSI – Conhecer e Saber Investigando, da Escola Básica de Maceda elaboraram um programa destinado ao envio de uma mensagem aos astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS). Esta iniciativa é um projeto de educação da Agência Espacial Europeia em colaboração com a Fundação Raspberry Pi e através do Desafio Europeu Astro Pi - Missão Zero. A Missão Zero oferece aos estudantes e jovens a possibilidade de ter os seus programas vistos pela tripulação no ISS. Um Astro Pi é um computador Raspberry Pi instalado numa caixa especialmente concebida para as condições no espaço. Os alunos usaram o emulador Sense HAT, um software que simula todas as funções do Astro Pi no computador. Todo este trabalho foi desenvolvido no âmbito do clube CSI – Conhecer e Saber Investigando, da Escola Básica de Maceda.

Carnaval na EB de Maceda

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

As imagens falam por si! Alegria, animação, amizade, inclusão! Este ano, as turmas vencedoras do desfile foram o 6ºH e o 8ºH, e a organização esteve a cargo do 9ºF, que fez um excelente trabalho! Parabéns a todos os participantes pelo colorido e pela boa disposição com que presentearam a comunidade escolar!

Alunos de Maceda participam no Jogo da Língua - Antena 1

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

No âmbito da disciplina de Português, um grupo de alunos do 8ºano da Escola EB de Maceda participou “em direto”, no dia 30 de janeiro, cerca das 14:30h, num programa da rádio Antena 1, resultado de uma parceria entre a RDP e o Plano Nacional de Leitura (PNL2027), especificamente, no “Jogo da Língua”, um jogo com perguntas sobre a língua portuguesa. Os alunos responderam corretamente ao desafio proposto, sendo premiados com cinco livros, que foram remetidos para a Biblioteca Escolar. Parabéns aos alunos pelo seu entusiasmo e pela forma responsável como encararam a experiência!