Consulta Alunos  

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O programa Eco-Escolas e a alimentação sustentável

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

No âmbito da articulação entre o programa Eco-Escolas, a Bilioteca Escolar na Escola Básica de Maceda e o PES foi assinalado o Dia da Alimentação. Tendo por base a necessidade de proteger o meio ambiente através da utilização racional e sustentável dos recursos, foi lançado o desafio à comunidade educativa para que os alunos elaborassem juntamente com a família, um «taleigo» saco de pano com múltiplos usos no nosso dia-a-dia, a partir de restos de tecidos de peças de vestuário sem reutilização possível. Neste caso a sugestão foi a sua utilização para transporte do lanche. O resultado está à vista de todos e exposto na biblioteca que, no seguimento desta ideia vai procurar adotar um sistema de transporte de livros para outros polos evitando a utilização de sacos de plástico recorrendo aos famigerados «taleigos. Na biblioteca estão também em exposição alguns cartazes informativos no que se refere à importância da alimentação saudável que procuram enquadrar a comemoração do Dia da Alimentação.

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Dia da Alimentação 2022 na Escola EB23 de Maceda

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

O Dia da Alimentação foi assinalado na escola EB 23 de Maceda pelos alunos do 6ºano com uma atividade prática desenvolvidas em articulação com o PES, Eco-Escolas e no âmbito da disciplina de Ciências Naturais. Os alunos da turma do 6ºG e 6ºH, em colaboração com a professora Carla Antunes e Isabel Santos puseram à prova os seus dotes culinários e os seus conhecimentos em nutrição, na preparação de sopas e de espetadas de fruta. Todos os ingredientes foram angariados pelos alunos junto das famílias que assim colaboraram ativamente para que este projeto tivesse sucesso. A sua escolha teve por base a alimentação saudável e sustentabilidade ambiental já que os alunos procuraram trazer legumes da época produzidos nas sua hortas nesta época.  A sopa esgotou rapidamente  o que atesta a  qualidade do produto obtido. A atividade desenvolvida pelos alunos de 6ºano, demonstrou que a Escola tem um papel  muito importante ao promover a responsabilidade, a autonomia nos alunos e a compreensão do processo de tomada de decisões em grupo para intervir sobre as realidades naturais e sociais no mundo atual. No entanto, só numa lógica de gestão flexível do currículo e do trabalho conjunto dos professores sobre o currículo, e o estabelecimento de parcerias com os diversos projetos de desenvolvimento extracurricular, é que se torna possível explorar temas diversos, trazendo a realidade para o centro das aprendizagens. 

A professora de Ciências Naturais

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Dia Internacional das Células Estaminais na Escola EB23 de Maceda

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

No âmbito do Projeto Curricular de Turma (PCT) do 9ºG e 9ºH, os alunos participaram numa sessão comemorativa do Dia Internacional das Células Estaminais nos dias 12 e 13 de outubro. A Ciência Viva e a Sociedade Portuguesa de Células Estaminais e Terapias Celulares associaram-se a esta celebração com o lançamento de uma campanha dirigida a alunos do 3.º ciclo do ensino básico através de um encontro on-line com investigadores que trabalham na área científica das células estaminais. O tema foi: « As células estaminais no desenvolvimento de medicamentos.» e « As células estaminais na regeneração da pele - O elixir da juventude? Desde a sua descoberta em 1961, até ao isolamento pioneiro de células estaminais embrionárias em 1981, à clonagem da ovelha Dolly ou à derivação de células estaminais pluripotentes induzidas em 2006, as células estaminais mudaram a forma como conhecemos o corpo humano e o seu desenvolvimento, assim como as doenças que lhes estão associadas. Nesta sessão foram abordados temas como as condições em que as células estaminais podem regenerar outras células necessárias ao organismo, (por exemplo reparar tecidos lesionados da pele), produzir fármacos mais direcionados para a patologia diagnosticada em cada indivíduo ou até mesmo alimentos como é o caso dos hamburgueres produzidos em laboratório. O tema escolhido para esta palestra está em articulação com o tema do PCT das turmas em causa -«Alimentação sustentável e bem-estar». A iniciativa decorreu nos dias  12 e 13 de outubro pelas e contou com a colaboração das docentes Fátima Lopes, Helena Pinto e Patrícia Padrão.

A Professora responsável

Fátima Lopes

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Livro Digital "Direitos Humanos e das Crianças"

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

Os alunos das turmas G e H, do 5° ano de escolaridade da E. B. 2, 3 de Maceda, uniram-se e trabalharam em parceria com o objetivo de (re)contar e alertar todos os intervenientes desta Comunidade Escolar sobre a temática "Os Direitos Humanos e das Crianças", trabalhada nas primeiras aulas de Cidadania e Desenvolvimento, sob orientação da docente Filipa Melo. Para isso mesmo, construíram um livro digital em que cada aluno trabalhou um dos artigos de cada um dos documentos - da Declaração Universal dos Direitos Humanos e da Convenção sobre os Direitos da Criança (ambos adaptados para crianças e jovens) - e elaboraram um desenho representativo do mesmo. O resultado final poderá ser visto em:

https://view.genial.ly/623f24b5c3e3cc00112499d4/dossier-direitos-humanos-e-direito-das-criancas

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Saída de campo – Biodiversidade no Rio Lourido (Fonte do Strenilau)

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

No desenvolvimento do tema do PCT das turmas 8G e 8H, Biodiversidade, os alunos realizaram uma saídade campo ao Rio Lourido, mais concretamente ao local recentemente reabilitado e designado «Fonte do Strenilau». Esta saída decorreu durante o dia 2 de junho tendo os alunos da turma 8H, se deslocado durante a manhã e os do 8G, da parte da tarde. Foram acompanhados pelas docentes das disciplinas de Ciências Naturais e Fisico-Químicas, responsáveis pela organização e dinamização da atividade (Fátima Lopes e Isabel Santos, respetivamente) e pelos professores Elisio Almeida e José Sá. Nesta atividade os alunos, munidos de um guia de campo, registaram ocorrências de fauna e flora e procederam à recolha de dados referente a parâmetros fisico-químicos da água do Rio Lourido e ainda à caracterização geral deste curso de água. Tiveram ainda oportunidade de realizar identificações na flora local recorrendo à aplicação PLANTNET instalada nos seus telemóveis, bem como de elaborar o respetivo registo fotográfico. Os dados recolhidos deverão integrar o site que os alunos estão a construir no âmbito do PCT da turma, na disciplina de TIC. No local puderam também constatar a presença de algum património etnográfico como os moinhos de água representativos de atividades tradicionais nas localidades de Maceda e Arada. Ao longo do dia foi bem patente o entusiasmo dos alunos na realização das tarefas que lhes foram atribuídas apesar de as condições meteorológicas algo instáveis. 

As professoras de Ciências Naturais e Ciências Fisico-Químicas

Fátima Lopes e Isabel Santos