Dia da Terra na EB de Maceda ao som de “Mother Earth”

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

Foi ao som de “Mother Earth” que a comunidade da Escola Básica de Maceda comemorou o Dia da Terra associando-se-lhe o Dia da Água, no âmbito do programa Eco-Escolas. O convite para a elaboração de um cartaz apelativo foi endereçado a todas as turmas, respetivos diretores de turma e professores de Educação Visual e Educação Tecnológica que responderam afirmativamente. Surgiram cartazes originais e sugestivos, nos quais o planeta lança um SOS ao Homem. No dia 26 de abril, alunos e respetivos professores concentraram-se no campo de jogos, constituindo um círculo humano a abraçar a figura alegórica da Terra e suas mensagens, ao mesmo tempo que alunos do 9ºG protagonizavam uma coreografia. O objetivo deste tipo de iniciativas passa por alertar a comunidade escolar e promover práticas diárias que protejam e preservem o meio ambiente.

VER VÍDEO NO YOUTUBE

A coordenadora do Eco-Escolas,

Anabela Soares

Concurso de Eco-Pontos na EB de Maceda

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

De acordo com o plano de ação do projeto Eco-Escolas, foi desenvolvido um concurso de Eco-Pontos na Escola Básica de Maceda. O objetivo da atividade - alertar a comunidade escolar para a importância da separação do lixo e respetiva reciclagem - continuará a receber o devido destaque ao longo do 3º período. Os trabalhos premiados foram elaborados pelos alunos Gui, João, Hugo e Bernardo do 5ºH (1º lugar), Anastasiya, Gabriela, Ricardo e Tiago do 5ºH (2º lugar) e Catarina e Eduarda do 8ºH (3º lugar).

Parabéns a todos pela participação no concurso, sobretudo pela consciencialização dos graves problemas ecológicos que o planeta atravessa!

“Dia Mundial da Árvore” na EB Maceda

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

Na Escola Básica de Maceda, galardoada com Bandeira Verde, o “Dia Mundial da Árvore” (dia 21 de março) teve direito a uma comemoração especial, ainda que tenha decorrido com um dia de antecedência, a 20 de março de 2018. Este ano letivo, a atividade do projeto Eco-Escolas contou com a colaboração habitual do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) e da Câmara Municipal de Ovar / Parque Ambiental do Buçaquinho que presenteou a escola com uma árvore e com a presença de duas biólogas da “Mundo Científico”, cujo objetivo é a divulgação da Ciência, adaptando as atividades desenvolvidas ao público-alvo. Todos os alunos do 2.ºciclo (durante a manhã) e três turmas do 3.ºciclo (já no período da tarde) puderam participar na oficina “Conhecer as Árvores”, onde foram abordados, de uma forma prática, conceitos como: árvores de elevada e baixa combustibilidade, triângulo do fogo, como medir altura e idade de uma árvore e coleções de espécies autóctones portuguesas.

Os alunos do 8.ºI protagonizaram o momento solene da plantação da árvore, um sobreiro, tendo assumido a responsabilidade de lhe prestarem o devido cuidado. A coordenadora do Eco-Escolas agradeceu a presença dos elementos do SEPNA e das duas técnicas, que prenderam a atenção de todos os alunos presentes, contribuindo, assim, para uma maior sensibilização e envolvimento na preservação da Floresta.

FESTA DE CARNAVAL NA EB MACEDA

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

No final da manhã do passado dia 9 de fevereiro, a EB Maceda festejou a época carnavalesca com a realização de um desfile em que participaram praticamente todas as turmas. A organização do Desfile esteve a cargo dos alunos do 9ºG que, em articulação com o seu DT e a Coordenação de Estabelecimento, prepararam o espaço e toda a logística inerente à realização do desfile. Com a devida antecedência, procederam à divulgação da actividade, ao registo das turmas e alunos participantes e respetivos temas alegóricos e musicais.

Todos os alunos da Escola estiveram envolvidos na atividade, um grande número como participantes no desfile e os restantes presenciando as divertidas atuações e coreografias dos seus colegas. Um júri, constituído pelos docentes Armando Ataíde e Helena Caldeira e pela Assistente Operacional Rosa Maria, procedeu à avaliação das turmas participantes, tendo premiado três turmas: o 5º H como o melhor grupo do 2º ciclo, o 7ºG como o melhor do 3º ciclo e, por mérito especial, o grupo de alunos do 9ºH.

Parabéns a todos os que participaram no desfile.

EB23 Maceda - Bandeira Eco-Escolas

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

No dia 13 de dezembro, foi hasteada a Bandeira Verde Eco-Escolas na entrada principal da Escola EB 2,3 de Maceda, depois da atribuição e respetiva receção do Galardão Eco-Escolas, referente ao ano letivo 2016/2017.

Estiveram presentes, nesta cerimónia, o presidente da Junta de Freguesia de Maceda, Miguel Silva, um elemento representativo da Educação Ambiental da Câmara Municipal de Ovar, Carla Rego, o Coordenador de Estabelecimento, professor Elísio Almeida, a adjunta da Direção do Agrupamento de Escolas de Esmoriz- Ovar- Norte, professora Carla Cruz, o Presidente da Associação de Pais da Escola EB 2,3 de Maceda, Marco Botelho, bem como os demais professores, alunos e auxiliares da ação educativa. Estiveram também presentes as coordenadoras do projeto do ano letivo transato, professora Irene Moreira, e do presente ano, professora Anabela Soares.

A atuação do grupo Percuta-Rufar, da responsabilidade da professora Brites Marques, abrilhantou o evento, ao musicar o “Hino Eco-escolas da EB 2, 3 de Maceda”.Foram lançados apelos com o objetivo de despertar a consciência ecológica de cada um dos presentes e do seu dever de agir para proteger o planeta Terra!