EB Maceda - Vídeo do 9.ºano selecionado para o "Minuto Verde vai à escola"

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

No âmbito do programa Eco-escolas,  alunos da Escola Básica de Maceda construiram, no ano letivo anterior, um vídeo que foi submetido ao concurso «Minuto verde vai à escola». O vídeo, protagonizado pelo aluno Pedro Oliveira, abordou aspetos relacionados com a sustentabilidade, tema que estava na base do seu Projeto Curricular de turma. Nesta fase o vídeo enviado foi produzido e divulgado nas redes sociais da Quercus e no site do projeto O Minuto Verde Volta à Escola estando agora disponível nos seguintes links:

Instagram - https://www.instagram.com/p/CzBJsDOtGPQ/
Site -

Agora é possível ver o produto final deste trabalho que muito orgulha a comunidade escolar do nosso Agrupamento.

Parabéns aos envolvidos. Professora Fátima Lopes

E do lixo se fez ARTE

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

Na sequência da saída à Praia com as turmas do sexto ano da Escola Básica de Maceda foi recolhido um conjunto de materiais que refletem o comportamento descuidado perante a Natureza, do ser humano. Alguns dos resíduos foram reconhecidos como embalagens fora de uso e com décadas. Perante a dificuldade em se decomporem através dos processos naturais estes materiais ficam nos ambientes naturais e acabam em pleno mar podendo dar à costa e aparecer nas praias. Como forma de alertar para esta catástrofe na atualidade e com o intuito de dar uma nova vida a estes materiais recolhidos, os alunos da turma 6G de Maceda, juntamente com o professor Rubem Faria e em parceria com o Programa Eco-Escolas construiram um painel. O resultado está à vista e perdurará como um sério alerta relativamente em relação a esta problemática.

Parabéns a todos os intervenientes neste projeto.

A Coordenadora do Programa Eco-Escolas: Fátima Lopes

A Biodiversidade na Escola Básica de Maceda

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

Como forma de tornar o recinto escolar um espaço mais agradável e sustentável do ponto de vista ecológico, o Programa Eco-escolas construiu um Jardim em Espiral de Aromáticas e ainda um pequeno charco. A iniciativa pretende criar condições para que insetos e outros invertebrados sejam atraídos. A presença destes seres vivos é importante para a polinização na zona envolvente. Por outro lado, a disponibilidade de água ajudará as abelhas a mitigarem a sua sede quando o calor do verão for mais intenso. Do ponto de vista pedagógico o Jardim das aromáticas ajudará os alunos a conhecerem algumas das espécies de plantas que contribuem para uma alimentação saudável e sustentável. A construção deste jardim contou com a colaboração da maior parte dos aluno da escola que se mostraram sempre prontos a ajudar em qualquer das tarefas, incluindo na angariação de plantas aromáticas. Um agradecimento especial à Professora Marta Freitas e ao Assistente Operacional, Sr. Carlos que foram fundamentais neste projeto.

A Coordenadora do Programa Eco-Escolas na Escola Básica de Maceda: Fátima Lopes

A primavera em modo Eco-escola na Escola EB23 de Maceda

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

O programa Eco-escolas na nossa escola anima todos os que estão sensíveis à educação ambiental. Em articulação com a biblioteca escolar e educação especial, a decoração dos diversos espaços tem sido assegurada de forma sustentável e sempre no sentido de reduzir os resíduos. Os alunos que visitam a biblioteca têm sido convidados a participar neste esforço para tornar o espaço escolar mais aprazível sem explorar recursos e aproveitando o que sobra e o que a natureza dá. Quer o tema seja o despontar das flores quer seja a biodiversidade marinha ou a água, por todo o lado estão verdadeiras obras de arte que inspirar esta comunidade escolar. A todos quantos contribuem todos os dias para este objetivo e procuram sempre novas tarefas e desafios agradece-se a disponibilidade e colaboração.

A coordenadora do Eco-escolas: Fátima Lopes

Eco-cozinheiros de Maceda

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

O programa Eco-escolas na nossa escola elaborou uma ementa desenhada   com o objetivo  de promover junto dos alunos, a composição de uma refeição equilibrada, saudável, sustentável e saborosa, tendo como base a Dieta Mediterrânica – Património Mundial e Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Um grupo de ecocozinheiros do 9ºano teve oportunidade de demonstrar as suas habilidades gastronómicas num encontro que teve lugar no passado dia 16 de março na Escola Profissional de Hotelaria do Porto acompanhados pelas docentes Helena Pinto e Fátima Lopes. A escolha dos pratos e respetivos ingredientes teve em consideração o equilibrio nutricional , isto é a adequação dos alimentos ingeridos às necessidades nutricionais dos alunos na adolescência priveligiando-se o recurso a alimentos de origem vegetal em detrimento da utilização de fontes proteicas como a carne ou o peixe. De forma a preservar o valor nutritivo, os alimentos selecionados têm uma presença forte na produção agrícola local minimizando-se o período de armazenamento, transporte e conservação. A integração de um vegetal como a urtiga tem como objetivo reforçar nutrientes como sais minerais e algumas vitaminas. As ervas aromáticas são utilizadas na condimentação dos pratos, em substituição do sal de adição, e reforçando a presença de alimentos ricos em sais minerais e fibras.