Consulta Alunos  

Imprimir

Ambiente e Eco-Escolas, da escola à praia de S. Pedro

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

Ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a EB Maceda associou o Dia Eco-Escolas, o qual foi intensamente vivido, quer na escola, quer na Praia de S. Pedro de Maceda. Durante a manhã, os elementos da comunidade escolar tiveram oportunidade de “assinar pelo ambiente”, assumindo um compromisso de proteção e preservação do planeta. Os alunos do Eco-Escolas, inspirando-se na ação mundial “Sing for the planet”, entoaram brilhantemente a referida canção na biblioteca escolar, no átrio da escola e na sala de professores. Já de tarde, e dado que a Junta de Freguesia de Maceda é um dos parceiros deste programa de âmbito nacional, os alunos foram transportados na viatura da instituição até à Praia de S. Pedro. Partilharam o almoço no espaço das merendas e organizaram-se em dois grupos para proceder à limpeza do areal. Foi-lhes fornecido, por um elemento da Junta de Freguesia, o material necessário à ação de limpeza e, devidamente acompanhados por três professores, os alunos desceram ao areal à cata do lixo por ali espalhado. Encontraram variados materiais e objetos como garrafas de vidro e/ou plástico, placas de esferovite, pontas de cigarro, plásticos de muitos feitios e tamanhos, vestígios de redes e fios de pesca, fraldas descartáveis, embalagens de iogurtes, entre outros, que prontamente colocaram nos sacos. Foi uma experiência incipiente que permitiu aos participantes perceber o grau de irresponsabilidade e de ingratidão do ser (des)humano perante a Terra, que o abriga e tudo lhe oferece! Uma tarde “de escola” diferente, à qual o próprio S. Pedro se rendeu!

VIDEO 1      VIDEO 2

Os coordenadores do Programa Eco-Escolas

Imprimir

Em Maceda «mandou-se a Ciência às urtigas»…num encontro entre Escola, Família e Comunidade

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

No dia 24 de maio a Escola Básica de Maceda abriu as portas à comunidade para a apresentação do projeto «Mandar a ciência às urtigas» da responsabilidade da sua coordenadora, Professora Fátima Lopes. Este evento foi o culminar de um conjunto de atividades práticas, laboratoriais e experimentais integradas na disciplina de Ciências Naturais e desenvolvidas no projeto apresentado ao concurso «Ciência na Escola» patrocinado pela Fundação Ilídio Pinho. Os alunos foram convidados a apresentarem comunicações relativas às suas pesquisas e reflexões sobre a importância dos recursos biológicos na saúde humana e do impacto da sua exploração, no meio ambiente. Tendo por base a ideia de que o conhecimento científico e a tecnologia estão ao serviço do desenvolvimento e de Portugal, pretendeu-se contribuir para a mitigação dos problemas associados à destruição flora autóctone como é o caso da Urtica sp., género constituído por espécies espontâneas comestíveis mas também com aplicações em tratamentos fitossanitários. Assim, e globalmente, é de enaltecer a colaboração neste projeto, dos alunos das turmas 6ºH, 7ºG, 7ºH, 7ºI, 8ºH, 9ºG, 9ºH e 9ºI.

Imprimir

PARTICIPAÇÃO DAS TURMAS DO 5º ANO DA EB MACEDA EM CONCURSO DO JN

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

O Departamento de Expressões participou, através das turmas do 5º ano do EB de Maceda, orientadas pelo Professor Domingos Faria, num concurso público e internacional promovido desde há já vários anos pelo JN (Jornal de Notícias). Este concurso internacional teve como objetivo a execução de uma ilustração de Natal para a capa deste jornal do dia 25 de dezembro de 2018, desafio que se traduziu no envio de sete exemplares a concurso (do 5ºH e do 5ºG), entre centenas de participantes, nacionais e estrangeiros, de todas as idades e capacidades profissionais e académicas. Todas as ilustrações enviadas foram premiadas e selecionadas entre as trinta melhores ilustrações a concurso, e publicadas na edição eletrónica do JN de 25 de dezembro de 2018. Todas! 

Esta publicação divulgou num jornal de referência a nível nacional o trabalho efetuado pelo AEEON, pelos seus alunos e corpo docente, resultados obtidos que muito enobrecem e dignificam este agrupamento de escolas e os seus recursos humanos.

Imprimir

CARNAVAL ECOLÓGICO NA EB DE MACEDA

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

No dia um de março, a partir das 15h30, realizou-se, no espaço exterior da escola, o tradicional desfile carnavalesco, que contou com a participação de muitos alunos da EB Maceda. A organização do evento esteve a cargo dos alunos do 7ºI que integram a equipa Eco-Escolas, tendo sido o mote deste evento o carnaval ecológico. O desfile foi muito divertido e animado. As turmas empenharam-se na elaboração das suas fantasias e na organização do desfile e coreografia, privilegiando a política dos 3 Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Por decisão do júri, composto pelas professoras Paula Mingatos e Carla Cruz, pela Assistente Operacional Rosa Maria, pela representante da Associação de Pais, D. Celeste Santos, e pelos alunos Sanne Denisen e David Devesas, foram premiadas as turmas do 5ºH, no 2º ciclo, e o 9ºG, no 3º ciclo. Parabéns a todos os que se empenharam na organização e participação no desfile carnavalesco!

Imprimir

Dia da Alimentação na Escola EB23 de Maceda

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

O Dia da Alimentação foi assinalado na escola EB 23 de Maceda pelos alunos do 9º ano com duas atividades práticas muito interessantes desenvolvidas em articulação com o PES e no âmbito da disciplina de Ciências Naturais. Os alunos da turma do 9ºH, em colaboração com a professora de Ciências Naturais e o diretor de turma, organizaram uma competição à semelhanças do conhecido concurso «Masterchef» a qual designaram como «Masterchef juvenil». Nesta competição os alunos puseram à prova os seus dotes culinários e os seus conhecimentos em nutrição, na preparação de sopas que posteriormente serviram aos colegas durante o ultimo intervalo da manhã. O resultado foi a apresentação à comunidade escolar de duas sopas: Sopa de ervilhas aromatizada com hortelã e Sopa de Nabos e Feijão. Todos os ingredientes foram angariados pelos alunos junto das famílias que assim colaboraram ativamente para que este projeto tivesse sucesso. A afluência dos alunos da escola ao Polivalente, onde foram servidas e degustadas as sopas foi de tal maneira intensa que no final do intervalo já se tinham esgotado o que constitui um indicador importante para a qualidade do produto obtido.