Ambiente e Eco-Escolas, da escola à praia de S. Pedro

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

Ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a EB Maceda associou o Dia Eco-Escolas, o qual foi intensamente vivido, quer na escola, quer na Praia de S. Pedro de Maceda. Durante a manhã, os elementos da comunidade escolar tiveram oportunidade de “assinar pelo ambiente”, assumindo um compromisso de proteção e preservação do planeta. Os alunos do Eco-Escolas, inspirando-se na ação mundial “Sing for the planet”, entoaram brilhantemente a referida canção na biblioteca escolar, no átrio da escola e na sala de professores. Já de tarde, e dado que a Junta de Freguesia de Maceda é um dos parceiros deste programa de âmbito nacional, os alunos foram transportados na viatura da instituição até à Praia de S. Pedro. Partilharam o almoço no espaço das merendas e organizaram-se em dois grupos para proceder à limpeza do areal. Foi-lhes fornecido, por um elemento da Junta de Freguesia, o material necessário à ação de limpeza e, devidamente acompanhados por três professores, os alunos desceram ao areal à cata do lixo por ali espalhado. Encontraram variados materiais e objetos como garrafas de vidro e/ou plástico, placas de esferovite, pontas de cigarro, plásticos de muitos feitios e tamanhos, vestígios de redes e fios de pesca, fraldas descartáveis, embalagens de iogurtes, entre outros, que prontamente colocaram nos sacos. Foi uma experiência incipiente que permitiu aos participantes perceber o grau de irresponsabilidade e de ingratidão do ser (des)humano perante a Terra, que o abriga e tudo lhe oferece! Uma tarde “de escola” diferente, à qual o próprio S. Pedro se rendeu!

VIDEO 1      VIDEO 2

Os coordenadores do Programa Eco-Escolas