Consulta Alunos  

Imprimir

SAÍDA DE CAMPO À BARRINHA DE ESMORIZ

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

O Clube de Ciência Viva dinamizou uma Saída de Campo à Barrinha de Esmoriz, no dia 25 de maio de 2022, destinada a alunos do 3º ciclo da Escola Secundária de Esmoriz envolvidos em projetos/atividades do Clube. Os alunos foram acompanhados por professoras de diferentes áreas disciplinares que têm colaborado, direta ou indiretamente, com o Clube de Ciência Viva. Esta atividade permitiu a contextualização e aplicação de conhecimentos desenvolvidos nas áreas de Ciências Naturais e Físico-Química, através da observação direta em ambiente natural. Os alunos observaram algumas aves e identificaram espécies de plantas, recorrendo a uma aplicação de telemóvel, distinguindo aquelas que são consideradas invasoras. Foi também possível efetuar algumas medições de parâmetros de qualidade da água, utilizando sensor de pH e sensor de temperatura, assim como medir o nível de intensidade sonora, utilizando o sonómetro e uma aplicação de telemóvel. Posteriormente, os alunos utilizaram os microscópios da escola para observar micro-organismos presentes na água da Barrinha de Esmoriz. No final, todos ampliaram os seus conhecimentos num harmonioso convívio com a Natureza.

Imprimir

Partilha de uma experiência de mobilidade na Europa no âmbito da Formação em Contexto de Trabalho

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

Na semana em que se comemorou o Dia da Europa  (9 de maio), dois alunos do Agrupamento de escolas Oliveira Júnior que estão a realizar a formação em contexto de trabalho (FCT) em Castiglione del Lago, Itália, partilharam, via videochamada, a sua experiência de mobilidade com os alunos da turma do 10.º D. Após as saudações, os dois alunos, descreveram o seu dia a dia, nomeadamente as aprendizagens que estão a desenvolver, o contacto com pessoas de outras culturas e a importância da língua inglesa na comunicação entre nações e corporações. Na perspetiva da FCT os alunos do 10.ºD entenderam que a mobilidade favorece a partilha de boas práticas, promove a utilização de tecnologias e métodos pedagógicos novos e inovadores, bem como o reconhecimento das competências, das aptidões e das qualificações dos cursos profissionais. Esta sessão foi bastante esclarecedora, numa visão de aluno em FCT, tendo sido dada a oportunidade aos alunos do nosso Agrupamento de esclarecerem eventuais dúvidas. Foi sem dúvida uma excelente oportunidade para os alunos começarem a tomar consciência da importância desta formação e de perspetivarem o futuro. 

As professoras: Ermelinda Azevedo e Rita Silva

Imprimir

CURSO PROFISSIONAL DE INFORMÁTICA: ALUNOS DO 10º ANO CONTRIBUEM PARA A RENOVAÇÃO DOS COMPUTADORES DAS SALAS DE AULA

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

No âmbito da disciplina de Redes de Comunicação, os alunos do 10º ano do Curso Profissional de Informática – Sistemas procederam à montagem, em ambiente de oficina, de seis computadores destinados a apetrechar as salas de Informática do Agrupamento. Durante esta atividade, os alunos tiveram oportunidade de adquirir competências técnicas muito importantes para o seu futuro profissional, visto que puderam conhecer e aplicar todos os procedimentos e cuidados inerentes ao manuseamento em segurança dos componentes informáticos necessários para a montagem de sistemas computacionais (motherboards, processadores, memórias, discos, placas de rede wireless). De acordo com a opinião dos alunos, estes sentiram-se orgulhosos por terem contribuído para a modernização dos equipamentos informáticos das salas de aula:

 “Nestas últimas semanas estivemos a montar computadores para serem usados nas aulas. No início, vimos uma apresentação para ficarmos a conhecer os componentes e algumas normas de segurança relativamente à montagem de computadores. A seguir, fizemos a montagem dos primeiros computadores, em grupo. Depois dos computadores estarem montados chegou a vez de instalarmos o sistema operativo. Consideramos esta experiência muito interessante e motivadora. Aprendemos muita coisa que, temos a certeza, nos vai ajudar no futuro e, portanto, esperamos repetir.”

Imprimir

ALUNOS DOS CURSOS PROFISSIONAIS DE DESPORTO NOS PASSADIÇOS ENTRE MADALENA E ESMORIZ

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

No passado dia 21 de fevereiro, os alunos do 11ºF e 12ºF – Curso Profissional de Técnico de Desporto participaram numa caminhada, no âmbito das disciplinas de Animação e Lazer e Modalidades Individuais, respetivamente. A caminhada de sensivelmente 26 Km, que foi realizada essencialmente nos passadiços, contou também com um percurso de estrada, o que permitiu aos alunos realizar um percurso pedestre em diferentes condições. O dia esteve solarengo e agradável, os alunos demonstraram um grande interesse na atividade e estiveram sempre com uma atitude muito positiva. Além do grande convívio entre todos (alunos e professores), houve ainda tempo para um pezinho de dança… Os alunos acharam a visita muito interessante e puderam aplicar alguns dos conteúdos abordados nas aulas!

Imprimir

Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

No dia 3 de dezembro, os alunos do CAA, sala 48, da Escola Secundária de Esmoriz, deslocaram-se à Rádio Voz de Esmoriz para assinalar o Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência. Esta participação no programa da manhã serviu para sensibilizar a comunidade para a importância de cada pessoa e para o respeito pela diferença. A todos deve ser dada a oportunidade e um lugar ativo na sociedade. Todos os alunos presentes tiveram a oportunidade de conhecer a rádio e passar pela experiência de ser locutor por um dia, com a orientação do locutor José Carlos Macedo, durante o programa da manhã “Correntes e Marés”. Foi uma experiência do agrado de todos os alunos e professores e sem dúvida, uma experiência a repetir.

Os Professores: Augusta, Brigitte, Carlos Jorge e Luísa