Consulta Alunos  

Imprimir

“Insuflar Cinema/Clube de cinema” – Fortalecer a cultura democrática e a consciência cívica

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

Os alunos do curso profissional de multimédia, do 12ºD, do Agrupamento de Escolas de Esmoriz – Ovar Norte, integraram o projeto “Insuflar Cinema/Clube de cinema” – Fortalecer a cultura democrática e a consciência cívica. Este projeto, promovido pela Associação Figura Nacional, com financiamento do programa Cidadãos Ativos da Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Bissaya Barreto, com apoio da Câmara Municipal de Ovar e do museu escolar Oliveira Lopes, decorreu durante os anos letivos 2019/2020 e 2020/2021, no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento. Além dos alunos referidos, também estiveram envolvidos neste projeto os professores da turma, Belmiro Carvalho e Guilhermina Rodrigues. Também nas disciplinas de português e área de integração, as docentes Cecília Godinho e Madalena Silva colaboraram nas atividades.

Documentário: https://drive.google.com/file/d/1wB4xxQUoSoIgAMqB7GBZHLHVJ1aLwzc-/view?usp=sharing

Imprimir

EXPOSIÇÃO VIRTUAL – Estação Espacial Internacional Trabalhos de alunos do 11º ano

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

A Estação Espacial Internacional é uma das maiores aventuras cooperativas espaciais a nível internacional até hoje realizadas. A investigação espacial e a permanência humana no Espaço têm contribuído para o aumento de qualidade de vida. A tecnologia de ponta que é utilizada neste contexto também tem aplicação em muitas outras áreas do quotidiano, beneficiando a humanidade em geral. Para assinalar o 20º Aniversário da Permanência Humana no Espaço, celebrado a 2 de novembro de 2020, os alunos das turmas 11º A e 11º B da Escola Secundária de Esmoriz realizaram trabalhos de pesquisa sobre a Estação Espacial Internacional, no âmbito da disciplina de Física e Química A. Os trabalhos realizados pelos alunos podem ser apreciados numa Exposição Virtual Interativa disponível em https://www.emaze.com/@AOTOTQIZZ/iss. A ESERO (programa educativo da Agência Espacial Europeia) e a CIÊNCIA VIVA elogiaram e validaram esta iniciativa, partilhando a Exposição Virtual na sua página web: https://www.esero.pt/455/recursos-de-professores/.

Imprimir

Projeto Curricular de Turma - 9º E/C

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

No âmbito do Projeto Curricular de Turma, os alunos do 9ºE/C desenvolveram trabalhos relativos ao dia 26 de setembro – Día Europeo de las Lenguas e ao dia 12 de outubro – Día de la Hispanidad, que publicaram no Portefólio Digital da disciplina de Espanhol, disponível na plataforma Classroom. Este será o meio de divulgação dos trabalhos que os alunos desenvolvem, no âmbito da comemoração das festividades alusivas aos países em que o Espanhol é língua oficial.

Imprimir

PROJETO INTERDISCIPLINAR “EU,TU E O OUTRO LADO DE NÓS!”

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

O projeto interdisciplinar, Eu, tu e o outro lado de nós!, coordenado pelos docentes, Filomena Melo e José Soares , foi desenvolvido com os discentes do 9º ano de escolaridade, turmas D e E, ao longo do ano letivo de 2019/2020, inicialmente em regime presencial, para ser concluído durante o 3º período no modelo de Ensino a Distância, cujo foco consistiu em evocar alguns Prémios Nobel da Paz, pelos seus esforços na luta contra a guerra e promoção da paz. Este projeto de articulação disciplinar, resultou do trabalho colaborativo entre os discentes do 9º D e E, e os seus docentes de História, Filomena Melo e José Soares; Inglês, Ylce Gomes e Português, Lúcia Duarte, constituindo uma estratégia de aprendizagem ativa, tendo como objetivos gerais fomentar o trabalho colaborativo e cooperativo, desenvolver competências gerais, transversais e específicas, construir e partilhar conhecimentos e saberes, desenvolver a literacia digital, promover os valores da cidadania e reconhecer a importância do papel dos nossos jovens na defesa de uma escola com mais cooperação e interajuda, relevantes na formação integral do discente, indo ao encontro dos Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, nomeadamente, direitos humanos e interculturalidade.

Imprimir

Mais Cooperação – Respeito pelos Direitos Humanos

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

No dia 28 de fevereiro de 2020, na biblioteca escolar Manuel Monteiro da Escola Secundária de Esmoriz, assistimos a uma dramatização sobre os limites da universalidade dos direitos humanos: a questão da escravatura, seguido de um debate sobre o respeito e desrespeito pelos direitos humanos, dinamizada pelos alunos do 11ºC, do Curso de Línguas e Humanidades, no âmbito do seu Projeto Curricular de Turma, “Mais Cooperação – Respeito pelos Direitos Humanos”, organizada e coordenada pela professora Filomena Melo. Além desta iniciativa, estes alunos também construíram um mural em que evidenciaram a Declaração Universal dos Direitos Humanos e as situações de desrespeito pelos direitos humanos atualmente, que está exposto na biblioteca escolar, resultante do trabalho colaborativo entre estes alunos, e as professoras das disciplinas de História A e Inglês, respetivamente, Filomena Melo e Raquel Santiago. Ao longo da manhã do dia 28 de fevereiro, tiveram lugar três sessões dinamizadas pelos alunos do 11º C, sob a orientação da sua professora de História A, e valorizadas pela presença e interação dos alunos do 11ºD, 10ºC, 9ºA, 9ºD, 11ºB, 11ºC1, 11ºC2, 12ºB e 12ºC, e professores.