ALUNOS DO CURSO PROFISSIONAL DE DESPORTO NO CENTRO DE ALTO RENDIMENTO DE TÉNIS DE MESA

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

No passado dia 7 de dezembro, os alunos do 12ºF – Curso Profissional de Técnico de Desporto, no âmbito da disciplina de Modalidades Individuais, estiveram em visita de estudo ao Centro de Alto Rendimento de Ténis de Mesa, em V.N. Gaia. No CAR, os alunos assistiram ao treino de atletas internacionais de Portugal, da Rússia, da Venezuela, do País de Gales, da França, entre outros e, no final, puderam conversar com o selecionador nacional e com dois atletas portugueses. A atividade permitiu-lhes conhecer melhor a modalidade e o treino específico de um atleta de alta competição, de nível mundial. Os alunos demonstraram interesse e uma atitude muito positiva.

Visita ao Planetário do Porto – 10ºano

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

No dia 16 de outubro, as turmas A, B e C1 do 10º ano de escolaridade deslocaram-se ao Planetário do Porto. Esta visita promoveu uma cultura de interesse pelo conhecimento e pela curiosidade científica através da pesquisa, experimentação e investigação e acima de tudo sensibilizou/consolidou diversas temáticas integradas nos domínios e subdomínios das aprendizagens essenciais das disciplinas de Biologia e Geologia e Física e Química A- Estrutura e dinâmica da geosfera, Biodiversidade, Geologia e métodos, Obtenção da matéria, Energia dos eletrões nos átomos e Tabela Periódica.

CELEBRAÇÃO DO DIA NACIONAL DA CULTURA CIENTÍFICA

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

No dia 24 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Cultura Científica, em tributo ao importantíssimo papel científico e literário de Rómulo de Carvalho, também conhecido pelo seu pseudónimo António Gedeão, nascido neste mesmo dia. Com a finalidade de celebrar este dia, a turma de Física e Química do 11º ano, A e B, visitou os colegas das turmas de Ciências e Tecnologias do 10º ano dinamizando várias experiências no âmbito da Física, todas elas organizadas pelo Clube de Ciência Viva, sendo estas: A demonstração dos Toalhetes Espaciais usados pelos astronautas em missão para “tomarem banho” nas condições que lhes são permitidas. Na segunda experiência procedeu-se à demonstração da Queda Lenta de Super-ímans de neodímio através de um rolo de papel de alumínio. Já na terceira experiência foram associados dois ímans aos respetivos polos da pilha. O conjunto íman-pilha foi colocado sobre uma folha de papel de alumínio que demonstrou capacidades eletromagnéticas capazes de alterar o estado de movimento do mesmo.

História da Cultura e das Artes – A Cultura do Cinema

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

No âmbito da disciplina de História da Cultura e das Artes, no módulo 9 - A Cultura do Cinema, tendo em conta o cumprimento das planificações em que os alunos abordaram as várias vertentes artísticas, sobretudo os estilos artísticos do século XX, foi-lhes proposto fazer um trabalho prático em que representassem numa tela o estilo artístico com o qual mais se identificavam. Após uma longa pesquisa foi feito o enquadramento histórico do estilo artístico a representar. Os alunos partiram para a ação pintando telas em aguarela que, posteriormente, foram cobertas com verniz. Após a conclusão dos trabalhos foi elaborado um roteiro em que os alunos identificaram as suas telas em várias línguas. O trabalho foi realizado com bastante profissionalismo e o entusiasmo por parte dos alunos. O resultado final está exposto na biblioteca da escola.

12ºE Curso Profissional de Multimédia

OpenDEI | VISITA AO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA INFORMÁTICA - UNIV. COIMBRA

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

No dia 16 de novembro, os alunos dos 11.º e 12-º anos dos Cursos Profissionais de Técnico de Multimédia e de Informática-Sistemas, visitaram a Universidade de Coimbra, acompanhados pelos professores das disciplinas da componente técnica, Angelina Almeida, Belmiro Carvalho, Ermelinda Azevedo e Sara Afonso. Os alunos participaram na tarde aberta, Open DEI 2022/2023, organizada pelo Departamento de Engenharia Informática (DEI) e pelo Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC). A visita iniciou-se com uma apresentação de boas-vindas feita pelos responsáveis Departamento de Engenharia Informática (DEI) e pelo Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC), onde estiveram os alunos de todas as escolas participantes. De seguida, os alunos foram divididos em três grupos e acompanhados às respetivas atividades por um aluno a frequentar esta faculdade.