1ª Concentração de Badminton na Escola Secundária de Esmoriz

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

Durante o dia 12 de janeiro das 8h30 às 17h00, realizou-se a concentração de badminton na Escola Secundária de Esmoriz, competiu nas categorias de Infantis Masculinos - singulares, iniciados femininos – singulares e pares, de juvenis masculinos e femininos – singulares. O Dia da concentração decorreu muito bem com a presença das três escolas: Escola Secundária de Esmoriz; Escola Secundária de Estarreja; Escola Básica e Secundária Padre António Morais da Fonseca (Murtosa) o convívio, a camaradagem e o intercâmbio com as demais escolas foi fantástico e os resultados desportivos de excelência. Em todas as provas em que os nossos alunos participaram, obtivemos lugares de destaque.

Juvenis masculinos

1º - Gabriel Botelho

2º - Pedro Oliveira

3º - Henrique Fernandes

Juvenis Femininos masculinos – singulares

2º Ana Rita Costa

4- Maria Fardilha

Iniciados femininos – singulares

2º Rita Costa

Iniciados masculinos- singulares

8º André Silva

Infantis masculinos- singulares

1º Rodrigo Oliveira

Felicitamos todos os nossos alunos, professores e assistentes operacionais na ajuda da montagem de todo o equipamento desportivo no Pavilhão de forma a que os jogos decorressem com normalidade e os alunos pelos seus desempenhos desportivos.

ALUNOS DO CURSO PROFISSIONAL DE DESPORTO NA EXPOSIÇÃO “BODIES – CORPOS HUMANOS REAIS”

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

No passado dia 19 de dezembro, os alunos das três turmas do Curso Profissional de Técnico de Desporto – 10ºD, 11ºD e 12ºE, no âmbito das disciplinas de Estudo do Movimento e Desporto, estiveram em visita de estudo à Exposição “Bodies - corpos humanos reais”, no edifício da Alfândega, no Porto. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o corpo humano de uma forma diferente, através da visualização de corpos reais. Foi extraordinário observar músculos, ossos e os diferentes órgãos e sistemas corporais. Os alunos puderam ver, em corpos reais que foram doados, muitos dos conteúdos abordados nas disciplinas. Além da exposição, ainda houve tempo para observar uma das bonitas paisagens do Porto sobre o rio Douro. Esta visita foi muito enriquecedora, pois permitiu aos alunos aumentar o seu conhecimento sobre a realidade do corpo humano e do seu funcionamento!

Comemoração do 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

No âmbito dos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, as turmas do 9º ano, da Escola Secundária de Esmoriz, elaboraram cartazes alusivos aos vários artigos da referida declaração. Esta iniciativa, realizada no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, contou, também, com a participação da turma C do 12º ano. Esta turma elaborou cartazes sobre os Direitos Humanos, abordando, concretamente, o tema da exploração do trabalho infantil. Todos os trabalhos elaborados encontram-se em exposição na BMM.

A Coordenadora de Cidadania: Maria João Félix

Árvore dos Sonhos

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento do ensino secundário e, no contexto desta quadra natalícia, foi realizada a atividade "Árvore dos Sonhos". Esta atividade envolveu todos os alunos do ensino secundário (regular e profissional) pelo que foi solicitada a colaboração de todos os professores. A atividade proposta consistiu na distribuição, a cada professor, de um conjunto de CDs. Foi, posteriormente, promovida uma reflexão em sala de aula, levando os alunos a identificar e refletir sobre os principais problemas do mundo contemporâneo. A partir desta reflexão, os alunos definiram os seus "sonhos para um mundo melhor", registando-os nos CDs. Finalmente, cada turma pendurou os seus CDs numa árvore, na escola, simbolicamente despida. Pretendeu-se, com esta atividade, que os alunos refletissem sobre os problemas que afetam o mundo e ficassem sensibilizados para a importância de ações, quer conjuntas, quer individuais, em prol de um mundo melhor. Um especial agradecimento às docentes Diana Guimarães e Alice Santos, de Filosofia.

A Coordenadora de Cidadania: Maria João Félix

VISITA DE ESTUDO AO PORTO | FÍSICA E QUÍMICA A – 10ºANO

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

No dia 21 de novembro de 2023, os alunos do 10º ano da disciplina de Física e Química A realizaram uma visita de estudo ao Planetário do Porto, à Galeria da Biodiversidade e ao Laboratório Ferreira da Silva. A atividade contou com o acompanhamento das professoras Isabel Reis e Catarina Rocha. O Planetário do Porto é um espaço dedicado à divulgação da Astronomia e da Ciência em geral. Este foi o primeiro local visitado pelos alunos. Numa primeira fase, os alunos realizaram uma atividade prática, onde puderam construir um espetroscópio e observar os espetros de emissão de vários elementos químicos, compreendendo como é possível conhecer a composição das estrelas através da luz que elas emitem. Os alunos tiveram também a oportunidade de assistir a uma sessão no planetário, onde puderam aprender mais sobre a formação dos planetas, estrelas e galáxias, através de projeções audiovisuais que permitiram “viajar” pelo universo. Após o almoço, os alunos visitaram a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, instalada na Casa Andresen, no Jardim Botânico do Porto. Neste espaço, a arte cruza-se com a Biologia e a História Natural. Através de obras de arte, abordaram-se os mais variados aspetos da diversidade biológica e cultural que hoje conhecemos. Esta visita contribuiu para a consciencialização dos alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente e da conservação da biodiversidade.