Consulta Alunos  

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Equipa de Ginástica do Agrupamento na 1ª Concentração de Ginástica

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

No dia 26 de fevereiro, decorreu na EB José Ferreira Pinto Basto, em Ílhavo, a 1ª Concentração de Ginástica do CLDE de Aveiro e estiveram presentes a EB Florbela Espanca, a Escola Secundária de Esmoriz, a Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes e a Escola Secundária Júlio Dinis. Esta prova, que contou com três equipas do nosso Agrupamento, foi relativa ao nível introdutório e, por isso, as atletas tiveram de competir realizando Circuitos, em formato de estafeta. Duas equipas participaram no Circuito 3 e uma no Circuito 4. Todas obtiveram a menção Estrela de Ouro. As alunas envolvidas nesta 1ª Concentração conviveram com alunos de outras escolas, fizeram a sua prova com empenho e divertiram-se bastante!

Parabéns a todas!

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Visita de Estudo - Peça “TIK MAT TOK” e Sea Life

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

 No dia 27 de fevereiro, todos os alunos do 5º ano de escolaridade, das escolas de Maceda e Florbela Espanca, no âmbito das disciplinas de Matemática e Ciências da Natureza, realizaram uma visita de estudo ao Porto, dinamizada pelas Professoras Carla Antunes e Lídia Costa. Durante a manhã, cerca das 10:30m, chegámos ao auditório da Biblioteca Almeida Garrett, localizada dentro dos jardins do Palácio de Cristal, para assistir à representação da peça “TIK MAT TOK”. Esta atividade permitiu incentivar o gosto pela matemática e possibilitou aos alunos ver o texto em acção, uma vez que este conteúdo (texto dramático) é lecionado na disciplina de português, permitindo assim a interdisciplinaridade. Durante a tarde, e após um partilhado almoço entre colegas, pombas, gaivotas e pavões, rumámos a Matosinhos, ao Sea Life, onde vislumbrámos algumas espécies maravilhosas que vivem nos nossos oceanos. O balanço desta atividade foi muito positivo, os alunos envolveram-se entusiasticamente e manifestaram-se muito agradados com a visita realizada. Os objetivos propostos foram plenamente concretizados.

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2º Concentração de badminton na Escola Secundária de Estarreja

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

No dia 19 de fevereiro das 8h30 ás 17h00, realizou-se a concentração de badminton na Escola Secundária de Estarreja, competiu nas categorias de Infantis Masculinos - singulares, iniciados femininos – singulares e pares, de juvenis masculinos e femininos – singulares. O Dia da concentração decorreu muito bem com a presença das três escolas: Escola Secundária de Esmoriz; Escola Secundária de Estarreja; Escola Básica e Secundária Padre António Morais da Fonseca (Murtosa) o convívio, a camaradagem e o intercâmbio com as demais escolas foi fantástico e os resultados desportivos de excelência. Em todas as provas em que os nossos alunos participaram, obtivemos lugares de destaque.

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PALESTRA “VIBRAÇÕES MOLECULARES E EFEITO DE ESTUFA”

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No âmbito da disciplina de Física e Química A, realizou-se no dia 9 de fevereiro de 2024, uma palestra dirigida aos alunos do 10º ano de Ciências e Tecnologias, sobre o tema "Vibrações Moleculares e o Efeito de Estufa". Esta atividade foi dinamizada pelo Dr. André Melo, professor e investigador da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. O Dr. André Melo explicou as razões pelas quais só alguns dos gases presentes na atmosfera absorvem radiação na zona do infravermelho e, por isso, contribuem para o efeito de estufa no nosso planeta. O dióxido de carbono é um dos principais gases com efeito de estufa, pelo facto da sua concentração na atmosfera ter aumentado significativamente, devido à queima de combustíveis fósseis, contribuindo para o aquecimento global e consequentes alterações climáticas. A oportunidade de interagir com um especialista nesta área da Ciência proporcionou aos alunos uma visão privilegiada sobre os tópicos discutidos, indo além dos conteúdos curriculares. No final da palestra, ficou evidente que o contacto direto com especialistas e investigadores, como o Dr. André Melo, é uma oportunidade única para os alunos expandirem os seus conhecimentos e desenvolverem os seus interesses e objetivos nas áreas de Ciência e Tecnologia.

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Orçamento Participativo das Escolas 2024 (OPE – Inclui) 8ª edição

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O Orçamento Participativo das Escolas (OPE) constitui uma oportunidade que garante aos alunos, do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, a possibilidade de participarem no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria das escolas que frequentam e do qual possa beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar.

Orçamento Participativo das Escolas – OPE Inclui

Nesta edição do OPE-Inclui, que mantém a tónica nos projetos que relevem para a inclusão e bem-estar, as escolas são desafiadas a propor projetos que, no contexto dos 50 anos da revolução de 25 de abril de 1974, mostrem como garantir o exercício da liberdade de expressão e o direito de todos termos voz para expressarmos as nossas ideias e dúvidas, de forma democrática e por isso inclusiva, pode promover a inclusão, sobretudo dos mais vulneráveis.

Público-alvo e Apresentação de Propostas

Podem apresentar propostas de OPE os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e/ou do ensino secundário. Cada proposta, contida num texto até 1000 palavras, deve ser subscrita individualmente ou em grupo (máximo de 5 proponentes); ser apoiada por, pelo menos, 5% dos estudantes com direito de voto, através da indicação do nome, número de estudante e assinatura. A candidatura é feita diretamente na página do OPE https://opescolas.pt/ no separador “Inscrição”, até ao dia 29 de fevereiro. O Ministério da Educação disponibiliza para o OPE um euro por cada aluno do 3.º ciclo e/ou do ensino secundário. No caso das escolas com menos de 500 alunos, o valor a atribuir será de 500 euros.

Cronograma

Desenvolvimento e apresentação das propostas: até 29 de fevereiro;

Divulgação e debate das propostas: até 19 de março;

Votação das propostas: 21 de março, de manhã;

Divulgação dos resultados: até ao final de março;

Planeamento da execução pela escola: até ao final de maio;

Execução da medida: até ao final do respetivo ano civil.

 

Vídeo:  https://opescolas.pt/wp-content/uploads/2019/02/MathGurl.mp4

LISTA DE APOIANTES