Consulta Alunos  

Imprimir

Entre um Coração Inteligente e um Inteligência sem Coração - A Inteligência Cognitiva e a Inteligência Emocional

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

No dia 16 de Fevereiro decorreu na BMM uma palestra destinada aos alunos do ES matriculados em EMRC. Esta foi preparada para se inserir nas competências essenciais da disciplina de EMRC e foi designada pelo palestrante convidado como ”OS LIGAR OS PONTOS:ENTRE UM CORAÇÃO INTELIGENTE E UMA INTELIGÊNCIA SEM CORAÇÃO”. O palestrante, professor Doutor Carlos Costa Gomes apresentou este tema de forma interessante e motivadora começando com um jogo e terminando com uma canção, uma vez que tem competências consolidadas na área da animação juvenil e da música, para além de ser professor em diversas instituições do Ensino Superior nomeadamente na Universidade Católica. O Professor questionou o facto de vivermos numa sociedade onde os valores se orientam pela autonomia pessoal, pelo egocentrismo radical, pelo fim das certezas, pelo sucesso pessoal, pelo dogmatismo do prazer e pelo cultivo da indiferença questionando se ainda haverá espaço para a Ética e lugar para a Civilização do Amor.

Imprimir

INICIATIVA BEBRAS - Castor Informático - Edição 2021 | 13 alunos do AEEON no TOP10 e 20 alunos no TOP25

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

No passado mês de novembro, o Agrupamento participou numa iniciativa internacional intitulada “Bebras - Castor Informático” com as turmas dos 9.º anos, 10.º ano do Curso Profissional de Técnico Informática-Sistemas e do Curso Profissional de Técnico Multimédia, do 11.º ano do Curso Profissional de Técnico Informática-Sistemas e dos 12.º anos do ensino regular. Para além das disciplinas de Informática, também estiveram envolvidas, em algumas turmas, as professoras da disciplina de Matemática.

A prova consistiu na realização de 15 problemas em 45 minutos com 3 níveis de dificuldade, na modalidade online. Os desafios do Bebras são feitos de pequenos problemas divertidos, estimulantes e baseados em tarefas que os cientistas de computadores encontram com frequência e gostam de resolver. Os problemas não requerem nenhum conhecimento prévio, mas requerem algum pensamento lógico.

Imprimir

Projeto eTwinning “Alma”

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

Tendo por base a Campanha “Papel por Alimentos”, ação promovida pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, o projeto consiste na recolha de papel e posterior entrega no Banco Alimentar mais próximo dos Agrupamentos. Trata-se de um trabalho colaborativo, dinamizado pela turma do 5ºE e alunos que frequentam o Centro de Apoio à Aprendizagem da Escola Básica Florbela Espanca, e em parceria com o Agrupamento de Escolas de Lousada Oeste e o Agrupamento de Escolas D. Afonso III de Vinhais, que pretende juntar duas vertentes: a sustentabilidade e a solidariedade. Esta atividade consiste na recolha de papel que será entregue ao Banco Alimentar por uma instituição/autarquia de cada concelho. O peso do papel entregue será trocado por bens alimentares, destinados a famílias carenciadas da região. No dia 16 de dezembro realizou-se a primeira entrega. Assim, uma carrinha gentilmente cedida pela Junta de Freguesia de Esmoriz, deslocou-se à Escola Básica Florbela Espanca e, com o apoio dos alunos, carregaram caixas de papel para serem entregues no Banco Alimentar de Aveiro. Nesta entrega conseguimos juntar 749kgs de papel. Tendo em conta a adesão por parte da comunidade educativa, estamos em condições de fazer mais entregas e assim ajudar mais famílias. Grata pelas contribuições, pela ajuda imprescindível da Assistente Social, Dra. Carolina Florêncio bem como das assistentes operacionais da escola, continuamos a contar com a vossa colaboração!

A professora responsável pelo projeto, 

Célia Fonseca

Imprimir

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS 2022

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

O OPE está de volta, pelo sexto ano consecutivo! Os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir o que querem melhorar na sua escola. Para isso, precisam de ter uma ideia, reunir apoio e, claro, conseguir os votos dos colegas! Trata-se de um processo democrático que acontece em cada escola. Este ano, o OPE faz parte do Plano de Recuperação das Aprendizagens. Assim, o OPE-Inclui, está tematicamente direcionado para a inclusão, pelo que as propostas devem relevar para a Inclusão e Bem-estar, com ações específicas que fomentem a inclusão dos alunos mais vulneráveis tendo em vista a promoção de uma escola inclusiva e promotora de bem-estar individual e coletivo.

Para participarem nesta iniciativa, os alunos deverão submeter a sua proposta no separador Inscrições da página https://opescolas.pt/  até ao final de fevereiro de 2022.

A votação das propostas ocorrerá no dia 23 de março de 2022, no turno da manhã. Os resultados serão divulgados até final de março e a medida será executada pela escola até ao final do presente ano civil.

Para mais informações consultar o endereço  www.opescolas.pt/. ou clicar aqui.

VER CARTAZ

Imprimir

“F1 IN SCHOOLS” - ENCONTRO DAS EQUIPAS DO AGRUPAMENTO

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

O "F1 in Schools" está de volta ao nosso Agrupamento!

No dia 12 de janeiro de 2022 realizou-se um encontro das seis equipas inscritas no Concurso “F1 in Schools” (3 equipas da Escola Secundária de Esmoriz e 3 equipas da Escola Básica de Maceda), organizado pelo Clube de Ciência Viva. Participaram neste evento, por videoconferência, Cristiana Ribeiro e Emanuel Bandeira, dois ex-alunos da Escola Secundária de Esmoriz, concorrentes do “F1 in Schools”, em edições anteriores. Foram partilhadas experiências, emoções e conhecimentos, resultantes da participação em fases regionais e nacionais, assim como a extraordinária participação de uma das equipas na fase mundial, onde os alunos tiveram a oportunidade de conviver com Lewis Hamilton, piloto de Fórmula 1. O "F1 in Schools" é considerado o maior projeto pedagógico e de empreendedorismo jovem relacionado com a inovação e engenharia, envolvendo milhões de alunos em todo o mundo.