Consulta Alunos  

Imprimir

“F1 IN SCHOOLS” - ENCONTRO DAS EQUIPAS DO AGRUPAMENTO

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

O "F1 in Schools" está de volta ao nosso Agrupamento!

No dia 12 de janeiro de 2022 realizou-se um encontro das seis equipas inscritas no Concurso “F1 in Schools” (3 equipas da Escola Secundária de Esmoriz e 3 equipas da Escola Básica de Maceda), organizado pelo Clube de Ciência Viva. Participaram neste evento, por videoconferência, Cristiana Ribeiro e Emanuel Bandeira, dois ex-alunos da Escola Secundária de Esmoriz, concorrentes do “F1 in Schools”, em edições anteriores. Foram partilhadas experiências, emoções e conhecimentos, resultantes da participação em fases regionais e nacionais, assim como a extraordinária participação de uma das equipas na fase mundial, onde os alunos tiveram a oportunidade de conviver com Lewis Hamilton, piloto de Fórmula 1. O "F1 in Schools" é considerado o maior projeto pedagógico e de empreendedorismo jovem relacionado com a inovação e engenharia, envolvendo milhões de alunos em todo o mundo.

Imprimir

CLUBE DE CIÊNCIA VIVA - PROJETO METAMORFOSES 2022

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

Neste ano letivo, um grupo de alunas do ensino secundário de Ciências e Tecnologias da turma 11º A (Débora Lopes, Inês Mesquita, Joana Neves, Leonor Reis, Maria Inês Alves e Maria Azevedo) está a participar no Projeto Metamorfoses – iniciativa do Plano Nacional de Leitura 2017-2027 (PNL2027), Ciência Viva/ESERO Portugal e Gabinete de Comunicação de Ciência da Fundação Champalimaud. O Projeto Metamorfoses destina-se a alunos do ensino secundário com uma curiosidade especial pela Ciência e pela Tecnologia e, simultaneamente, um gosto especial pela leitura e pela escrita. A sua finalidade é, assim, associar a ciência, a leitura e a escrita, através da construção de um protótipo biónico que serve de pretexto à criação de um conto de ficção científica em que este é utilizado por um dos protagonistas da narrativa. O grupo de alunas tem o apoio das professoras Aurora Cunha, Carla Ramos, Isabel Reis, Margarida Alves e, ainda, a colaboração de uma ex-aluna da Escola Secundária de Esmoriz, Maria Reis, a frequentar o 1º ano de Mestrado em Engenharia Biomédica, na Universidade de Aveiro. No âmbito deste projeto, foram realizadas as seguintes atividades:

- Workshop de apoio técnico, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, onde estiveram presentes as professoras Aurora Cunha, Carla Ramos e Isabel Reis.

- Workshop sobre programação em ambiente Arduino e montagem de circuitos, dinamizado pela ex-aluna Maria Reis, na sala do Clube de Ciência, o qual decorreu de forma entusiástica e motivadora, tendo sido uma experiência muito enriquecedora para todas as envolvidas (alunas, ex-aluna e professoras).

Imprimir

PROJETO “ROBOT MISSION: CO2 NEUTRAL GREEN CITY” DISTINGUIDO COM PRÉMIO NACIONAL ETWINNING 2021 – CATEGORIA PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

Foi com muito orgulho que recebemos a notícia que o Projeto eTwinning “Robot Mission: CO2 Neutral Green City” foi distinguido com o Prémio Nacional eTwinning 2021, na categoria de Programação e Robótica. Este projeto, desenvolvido em parceria com uma escola da Lituânia, teve início no ano letivo de 2019/2020, no período imediatamente anterior à pandemia, tendo sido iniciado pelos alunos do Primeiro Ciclo da EB da Relva (4º Ano) e concluído pelos alunos do Curso Profissional de Multimédia (12º Ano). O projeto foi coordenado pelo professor António João Lopes e contou com a colaboração da professora Rosa Adelina Lima, professora titular da turma do 4º ano da EB da Relva. A cerimónia de entrega de prémios decorreu no passado dia 10 de dezembro em Lisboa, no Hotel Roma, tendo sido presidida pela Subdiretora da DGE, Dra. Maria João Horta e na qual estiveram representados os projetos premiados. O Projeto eTwinning integra a maior comunidade de escolas da Europa e as suas propostas encontram-se alinhadas com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, as Aprendizagens Essenciais, a Educação Inclusiva e a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. Podem participar professores com os seus alunos, desde o ensino pré-escolar ao ensino secundário. Parabéns a todos os professores e alunos pelo excelente trabalho desenvolvido e um agradecimento especial à Direção do Agrupamento por todo o apoio prestado no âmbito do projeto.

Imprimir

Cáritas na Escola e Natal 2021

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

“CÁRITAS NA ESCOLA” é um projeto que dá continuidade a uma Cáritas aberta ao mundo, aventurando-se junto das “periferias” a que o Papa Francisco nos desafia a aproximar. Chegar aos jovens é começar no presente a transformar o futuro, motivando-os para serem membros responsáveis e ativos da sociedade e a trabalhar pelo BEM COMUM, não sendo apenas “imitadores” de tendências, mas protagonistas da sua própria transformação. Em EMRC os alunos de 9º ano no âmbito do Tema “ A dignidade da pessoa humana” trabalharam competências no sentido de perceberem criticamente factos sociais sobre a situação de grupos minoritários e em desvantagem social, onde a dignidade da vida humana se encontra ameaçada e ainda participarem em ações promotoras dessa dignidade. Aqui se enquadra o verdadeiro sentido do NATAL, sempre renovado e sempre esperado, dia a dia, por todos os que acreditam que a PAZ é fruto da relação harmoniosa entre o respeito pelas pessoas e pelo planeta, a dignidade humana e os direitos fundamentais, o bem-estar social e o desenvolvimento da comunidade. 

FELIZ NATAL PARA TODOS.

VER DOCUMENTO