Consulta Alunos  

Imprimir

CLUBE DA CIÊNCIA VIVA – ALUNOS APRENDEM A FABRICAR DELICIOSOS BOMBONS, A PRODUZIR PASTA DE DENTES NATURAL E A PROGRAMAR ROBÔS

Escrito por EB23 Florbela Espanca. Publicado em EB 2,3 Florbela Espanca

No passado dia 7 de janeiro de 2020, 77 alunos do 2º Ciclo (5ºA, 5º C e 5º D), acompanhados pelos professores António João Lopes, Clotilde Sá, Estela Santos e Laurinda Dias efetuaram uma visita de estudo à Fábrica Centro Ciência Viva, localizada na cidade de Aveiro. Durante a visita, os alunos participaram nos seguintes workshops:

A Cozinha é um Laboratório: Protocolo Bombom - Esta atividade tinha como objetivo explorar as caraterísticas e propriedades dos cereais e do cacau, tendo em vista o fabrico de saborosos bombons. Os alunos a partir do chocolate negro e de cereais fizeram bombons e no final deliciaram-se a provar.

Laboratório: Faz a tua pasta de dentes - Esta atividade tinha como objetivo abordar conceitos relacionados com a higiene oral, numa perspetiva lúdica e científica. Recorrendo a plantas, óleos essenciais e argilas, os alunos tiveram oportunidade de produzir uma pasta de dentes natural e ecológica, com propriedades medicinais. Os alunos utilizaram técnicas de filtração e decantação que aprenderam na disciplina de Ciências. Tiveram sempre presente que tinham de conseguir uma pasta que fizesse a limpeza da boca, eliminasse as bactérias, os dentes ficassem brancos e conseguir um hábito fresco e agradável. E, assim foi. Em grupos, produziram a pasta de dentes que vão experimentar na escola.

Oficina dos Robôs: Olha o Robô!!! - Esta atividade tinha como objetivo a programação de sistemas robóticos. Usando peças LEGO e inspirados em projetos científicos do mundo real, os alunos construíram robôs eficientes e aprenderam os princípios básicos de programação e codificação.

A visita decorreu de forma bastante agradável, tendo contribuído para a divulgação da Ciência numa perspetiva de interligação entre o mundo exterior e a sala de aula. 

Imprimir

71º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Escrito por EB23 Florbela Espanca. Publicado em EB 2,3 Florbela Espanca

Hoje, dia 10 de dezembro de 2019, celebramos o 71.º aniversário da proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, honrando o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, a 10 dezembro de 1948, a Declaração universal dos Direitos Humanos. Nesta data celebramos as conquistas alcançadas, mas, ao mesmo tempo, refletimos sobre o caminho a percorrer para garantir a universalidade dos Direitos Humanos, promovendo a igualdade entre todos os cidadãos. Em Portugal, a Assembleia da República reconheceu a grande importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos do Homem ao aprovar, em 1998, uma Resolução na qual institui o dia 10 de dezembro como o Dia Nacional dos Direitos Humanos. Na Biblioteca da Escola EB2,3 Florbela Espanca encontram-se afixados alguns dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do 7.º ano, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

Imprimir

Robôs “invadem” Biblioteca da EB Florbela Espanca

Escrito por EB23 Florbela Espanca. Publicado em EB 2,3 Florbela Espanca

Durante o 1º Período e no âmbito da disciplina de Programação e Robótica, os alunos das turmas A e D do 6º ano, projetaram, executaram e construíram robôs que poderão ser apreciados na Biblioteca da EB Florbela Espanca, até ao dia 21 de janeiro.

Todos os projetos foram construídos com recurso a materiais reciclados e com a estreita colaboração de familiares e Encarregados de Educação dos alunos, resultando em interessantes e imaginativos trabalhos. Assim, os alunos convidam toda a comunidade escolar a assistir in loco ao produto do seu trabalho e entrar no mágico mundo da robótica.

Os alunos do 6ºA e 6ºD

Imprimir

EB23 Florbela Espanca - Cerimónia de Entrega de Diplomas

Escrito por EB23 Florbela Espanca. Publicado em EB 2,3 Florbela Espanca

Decorreu no passado dia 16 de novembro a Cerimónia de Entrega de Diplomas de Mérito e Excelência aos alunos da EB23 Florbela Espanca que mais se distinguiram no ano letivo 2017/2018. Foram também entregues diplomas aos alunos que mais se destacaram no Desporto Escolar. A reportagem fotográfica completa do evento pode ser visualizada no Facebook do Agrupamento.