Projeto eTwinning “Happy Birthday, Beethoven!” - Alunos do 2º Ciclo cantaram os parabéns a Beethoven!

Escrito por EB23 Florbela Espanca. Publicado em EB 2,3 Florbela Espanca

O Projeto eTwinning “Happy Birthday, Beethoven” é um projeto europeu patrocinado pela DGE e desenvolvido em parceria com uma escola da Croácia. O projeto foi realizado durante o ano de 2020, no âmbito das comemorações dos 250 anos do nascimento de Beethoven. O Projeto eTwinning “Happy Birthday, Beethoven!” foi concluído no final do primeiro período com a elaboração de postais de aniversário para o compositor Beethoven, pelos alunos do 6º A e 7º C e enviados para a Casa de Beethoven na Alemanha e para o Museu de Beethoven na Áustria. Neste projeto, os alunos do 6º A participaram na história colaborativa elaborada pelas escolas participantes (Itália – Ferentino, Croácia – Nasice, Croácia – Bjelovar, Itália – Barcellona Pozzo di Gotto, Croácia – Novska, Espanha – Tomelloso, Croácia – Opuzen, Portugal – Florbela Espanca, Ovar Norte). Esta história foi dividida em partes e a nossa escola colaborou com a escola italiana na componente “Beethoven’s Childhood”. No dia do aniversário de Beethoven, 17 de dezembro, os alunos realizaram uma exposição e cantaram os parabéns ao “amigo” Beethoven.

DA BARRINHA DE ESMORIZ AO PARQUE DO BUÇAQUINHO - PLANTAS AROMÁTICAS

Escrito por EB23 Florbela Espanca. Publicado em EB 2,3 Florbela Espanca

No âmbito do Projeto Curricular de Turma, os alunos do 5º A realizaram várias atividades dentro do tema “Da Barrinha de Esmoriz ao Parque do Buçaquinho”. Mesmo com os condicionalismos provocados pela pandemia e pela nova situação de E@D os alunos realizaram as seguintes atividades: levantamento pormenorizado das Plantas Aromáticas do Parque Ambiental do Buçaquinho, seguido de um trabalho de pesquisa na Internet o qual deu origem a um pequeno texto sobre cada planta; ilustração das plantas selecionadas, tendo em vista a realização de um cartaz para cada Planta Aromática, no Google Slides; elaboração de um vídeo com os cartazes das Plantas Aromáticas. É de louvar a colaboração entre alunos e professores, a perseverança, a motivação, a participação, a criatividade e o espírito colaborativo das disciplinas de Educação Visual (Laurinda Dias), Educação Tecnológica (Laurinda Dias), TIC (António João Lopes), Cidadania (Sónia Botelho), Educação Musical (Clotilde Sá) e Oferta Complementar - Projeto Ciência (Lídia Costa).

VÍDEO NO YOUTUBE - https://youtu.be/b25y4uqdXtY

Projeto eTwinning – “Traditional Music with Makey Makey”

Escrito por EB23 Florbela Espanca. Publicado em EB 2,3 Florbela Espanca

A turma do 5º A da Escola Florbela Espanca participou pela primeira vez num projeto eTwinning assim como a professora de Educação Musical da turma que foi a fundadora do projeto. Este projeto foi realizado em parceria com a Escola de Opuzen, Croácia e teve como objetivo dar a conhecer o Cante Alentejano (Património Cultural Imaterial da Humanidade) utilizando conteúdos das disciplinas de Educação Musical (professora Clotilde Sá), TIC (professor António João Lopes) e Inglês (Isabel Santos). Os alunos partilharam melodias tradicionais com instrumentos Orff, construíram instrumentos musicais usando materiais reciclados, ligaram os instrumentos ao Makey Makey e fizeram a sua programação em Scratch. A troca de postais e presentes na época natalícia e as videoconferências entre as duas escolas foram experiências vivenciadas pelos alunos, onde praticaram uma cidadania mais ativa. Este projeto estimulou os alunos para a aprendizagem da Língua Inglesa, alargou os objetivos e o alcance pedagógico das aulas para o desenvolvimento da competência comunicativa intercultural, valorizou o trabalho colaborativo, a reflexão e atitudes de respeito e valorizou a cultura portuguesa e croata bem como a troca de experiências entre parceiros.

WORKSHOP SOBRE PLANTAS AROMÁTICAS E CONSTRUÇÃO DE UM JARDIM VERTICAL

Escrito por EB23 Florbela Espanca. Publicado em EB 2,3 Florbela Espanca

No âmbito do Projeto Curricular de Turma do 5º A, decorreu no passado dia 12 de fevereiro, na EB23 Florbela Espanca, um workshop sobre Plantas Aromáticas e Construção de um Jardim Vertical, dinamizado pela Dra. Joana Rego, Coordenadora do Centro de Educação Ambiental do Parque do Buçaquinho e pela Arquiteta Paisagista Giannina Costa, da Câmara Municipal de Ovar. Tendo como base um trabalho prévio realizado durante as atividades letivas, nas quais os alunos efetuaram pesquisas na Internet sobre plantas aromáticas e respetivas aplicações terapêuticas e culinárias, o workshop serviu para os alunos consolidarem e aprofundarem os seus conhecimentos relativos a este tema.