Consulta Alunos  

Imprimir

SOS ANIMAIS MARINHOS – CRAM (CENTRO DE REABILITAÇÃO DE ANIMAIS MARINHOS)

Escrito por EB23 Florbela Espanca. Publicado em EB 2,3 Florbela Espanca

No âmbito do Projeto Curricular de Turma, os alunos do 6ºD participaram numa sessão de informação e sensibilização relacionada com a proteção dos animais marinhos, dinamizada pela investigadora e bióloga marinha Sara Sá, antiga aluna do nosso Agrupamento. Esta sessão realizou-se no âmbito do projeto de literacia do oceano, promovido pelo CRAM (Centro de Reabilitação de Animais Marinhos), o qual tem como missão resgatar, reabilitar e devolver ao oceano os animais marinhos encontrados na costa portuguesa.

Durante a sessão, os alunos constataram que o CRAM funciona como um hospital, onde são tratados diversos animais, nomeadamente aves marinhas, tartarugas e mamíferos marinhos. Os alunos tiveram ainda oportunidade de ouvir a História do Pavarotti (um ganso-patola encontrado com o bico emaranhado em lixo), a História da Trincas (uma foca encontrada em Óbidos, bastante debilitada), a História do Alfarroba (um golfinho comum encontrado em Peniche, emaranhado em fio com anzóis) e a História da Mahala (uma tartaruga verde capturada pelas redes de pesca). No final da sessão, a turma ofereceu um ramo de flores à bióloga marinha Sara Sá, bem como algumas lembranças gentilmente cedidas pela Comissão de Melhoramentos de Esmoriz.

Imprimir

Palestra “A ERA DO LIXO MARINHO”

Escrito por EB23 Florbela Espanca. Publicado em EB 2,3 Florbela Espanca

No âmbito do Projeto Curricular de Turma do 6º D, 6º E e 6º F, os alunos assistiram no passado dia 30 de setembro à Palestra “A Era do Lixo Marinho”, dinamizada por uma bióloga marinha do Centro de Ciências do Mar e Ambiente (MARE – Figueira da Foz), com o objetivo de sensibilizar os alunos para a necessidade de preservação dos oceanos e a sua importância para o equilíbrio do nosso planeta. Durante a palestra os alunos constataram que o lixo marinho constitui uma ameaça crescente aos ecossistemas aquáticos, estando presente nas áreas costeiras e no mar alto, à superfície e no fundo do mar, com impacto em todos os habitats marinhos e nas atividades económicas ligadas ao mar. Para além disso, os alunos identificaram os diferentes tipos de lixo marinho, com relevância para o plástico, bem como as causas e fontes deste tipo de poluição e o seu impacto nas espécies, ecossistemas e saúde humana. Para concluir a sessão, os alunos participaram de forma empenhada no debate final, colocando diversas questões sobre os temas tratados durante a palestra. Participaram nesta sessão de trabalho os professores António João Lopes, Clotilde Sá, Mário Fonseca e Salvador Costa.

Imprimir

Palestra “AS INCRÍVEIS VIAGENS DOS ANIMAIS MARINHOS”

Escrito por EB23 Florbela Espanca. Publicado em EB 2,3 Florbela Espanca

No âmbito do Projeto Curricular de Turma do 6º D, “Robot Mission: Protecting Marine Wildlife From OP2”, decorreu no passado dia 1 de outubro uma palestra online sobre o tema “As Incríveis Viagens dos Animais Marinhos”, dinamizada pela bióloga marinha Zara Teixeira, investigadora do MARE – Centro de Ciências do Mar e Ambiente (Universidade de Coimbra). Esta palestra, integrada no Programa Educativo “O MARE vai à escola”, teve como objetivo sensibilizar os alunos para os fenómenos associados às espécies migratórias e o reconhecimento da migração dos animais como uma resposta às suas necessidades biológicas. Durante a sessão os alunos ficaram a conhecer algumas espécies marinhas migratórias existentes em Portugal e no Mundo. No final da sessão, num ambiente informal, foi gratificante o diálogo entre os alunos e a bióloga marinha. Os alunos colocaram questões e esclareceram dúvidas, tendo em vista a operacionalização do seu Projeto Curricular de Turma. Esta sessão de trabalho foi coordenada pelos professores António João Lopes e Clotilde Sá.

Imprimir

CONCERTO VIRTUAL DE FINAL DE ANO

Escrito por EB23 Florbela Espanca. Publicado em EB 2,3 Florbela Espanca

No âmbito da disciplina de Educação Musical, e tendo em conta os constrangimentos provocados pela pandemia, os alunos foram convidados a participar num Concerto Virtual interpretando melodias nos respetivos instrumentos musicais. Neste Concerto vamos ouvir o violino, a viola d’arco, o contrabaixo, a flauta de bisel, o piano, a guitarra clássica, o vibrafone e a bateria. Ao longo do terceiro período, em substituição do Instrumental Orff, os alunos fizeram criações com a percussão corporal e um copo. O Concerto termina com a participação de 140 alunos no Ginásio da Escola Florbela Espanca, numa atividade intitulada “Cup Music”. Esta atividade foi gravada pelos alunos do Curso Profissional de Multimédia, orientados pelo professor António João Lopes e a elaboração do vídeo ficou a cargo de um ex-aluno Simão Costa.

Parabéns a todos os alunos participantes.

O Concerto pode ser visto no seguinte link:

VER CONCERTO

Imprimir

Brisas da Primavera – PCT (6ºA)

Escrito por EB23 Florbela Espanca. Publicado em EB 2,3 Florbela Espanca

Durante dois anos de trabalho, 2019/2021, a turma do 6ºA desenvolveu um Projeto Curricular de Turma, recheado de atividades e desafios que culminou na realização de uma exposição de trabalhos denominada “Brisas da Primavera”. No primeiro ano, os alunos fizeram o levantamento de plantas aromáticas e aves existentes no Parque do Buçaquinho e na Barrinha de Esmoriz. Realizaram pesquisas, fizeram ilustrações de plantas e aves, elaboraram cartazes e descobriram o canto das aves estudadas. Os alunos participaram num Workshop sobre plantas aromáticas dinamizado pela arquitecta paisagista da Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Ovar. Com base no trabalho realizado no primeiro ano, cada aluno recebeu um vaso oferecido pela escola e, com a ajuda dos pais, plantaram em casa a Planta Aromática que estudaram e foram observando o seu crescimento. Para assinalar o Dia da Gastronomia Sustentável, dia 18 de Junho, cada aluno elaborou um toalhete de papel com ilustrações e sopa de letra (passatempos) sobre as plantas aromáticas estudadas. Estes toalhetes foram usados no refeitório pelos alunos da escola. Nesse mesmo dia, os alunos prepararam os vasos e identificaram as plantas com o respetivo Bilhete de Identidade e com a ajuda dos professores, pais e funcionários montaram uma exposição no polivalente da Escola Florbela Espanca. Para a decoração da exposição elaboraram silhuetas de andorinhas e plantas em cartão. Os alunos apresentaram uma melodia alusiva ao tema “Canção da Primavera” dos Madredeus. A exposição esteve patente durante 15 dias e os alunos trataram das plantas, regando e colocando-as ao sol sob a supervisão atenta da funcionária. Um agradecimento à Direção do Agrupamento e à Coordenação da Escola Florbela Espanca pela colaboração prestada, aos pais que colaboraram na organização da exposição, às assistentes operacionais pelo apoio e disponibilidade para auxiliarem os alunos nas tarefas e parabéns a todos os professores participantes.

VER VÍDEO