Consulta Alunos  

Imprimir

Projeto eTwinning “Christmas cards and traditions”

Escrito por EB23 Florbela Espanca. Publicado em EB 2,3 Florbela Espanca

Os alunos do 6ºE da Escola Florbela Espanca desenvolveram um projeto eTwinning intitulado “Christmas Cards and Traditions” em parceria com os alunos da escola de Eleftheroupolis, Grécia. Neste projeto os alunos desenvolveram competências de Cidadania, artísticas, digitais, ambientais e ecológicas. Os alunos durante os meses de novembro e dezembro elaboraram nas aulas de Educação Tecnológica (professora Geraldina Rosa) postais com materiais reciclados dando largas à sua criatividade; nas aulas de Inglês (professora Isabel Santos) produziram mensagens natalícias que enviaram para os alunos gregos; nas aulas de TIC (professor António João Lopes) fizeram pesquisas e criaram um padlet colaborativo com as tradições de Natal; nas aulas de Educação Musical (professora Clotilde Sá) prepararam canções tradicionais de Natal. No dia 19 de dezembro foi feita uma videoconferência com os alunos das duas escolas, onde foram apresentadas e partilhadas as suas tradições de Natal. Durante esta videoconferência os alunos apresentaram canções alusivas aos seus países e cantaram uma canção em conjunto. Num espaço de partilha foi gratificante ouvir as questões e as respetivas respostas entre os alunos das duas escolas. A finalizar os alunos abriram os presentes e partilharam os postais de Natal enviados pelas escolas. 

A coordenadora do projeto: Clotilde Sá 

Imprimir

Escola Ativa – TOP 5

Escrito por EB23 Florbela Espanca. Publicado em EB 2,3 Florbela Espanca

Integrada nas atividades do grupo do Desporto Escolar, “Escola Ativa”, realizou-se no dia 16FEV, o primeiro torneio do TOP5. A atividade decorreu na EB 2,3 Florbela Espanca durante a tarde e envolveu 20 alunos e alunas do 5º e 6º ano. Foi um privilégio ver a satisfação estampada na cara de todos ao fim de 2 horas de atividade física intensa. Na próxima 5ª temos mais.

Imprimir

COMEMORAÇÃO DO DIA NACIONAL DA CULTURA CIENTÍFICA NA ESCOLA FLORBELA ESPANCA

Escrito por EB23 Florbela Espanca. Publicado em EB 2,3 Florbela Espanca

As turmas do 5º ano da Escola Florbela Espanca tiveram a oportunidade de visitar a exposição de trabalhos em 3D sobre o “Sistema Solar” realizada, no âmbito da disciplina de Físico-Química, pelas turmas E, F e G do 7º ano. A organização da exposição foi da responsabilidade do Clube de Ciência Viva. A visita à exposição foi do agrado de todos. Aqui fica o testemunho dos alunos do 5º A:

“No dia 24 de novembro de 2022, comemorou-se o “Dia Nacional da Cultura Científica”, enquadrado na “Semana da Ciência e da Tecnologia”. A convite das professoras da disciplina de Físico-Química, a nossa Diretora de Turma, Branca Célia Dias, acompanhou-nos a uma exposição de trabalhos em 3D sobre o “Sistema solar”. Somos alunos/as curiosos/as e gostamos muito de trabalhos práticos e de investigação científica. Esta exposição tinha trabalhos muito criativos e realistas, dando-nos a aprender um pouco mais sobre este sistema do qual o nosso Planeta faz parte. Alguns trabalhos eram interativos e tinham mecanismos de luzes, movimento e jogos de cores, além de terem utilizado diversos materiais na sua confeção, com destaque para materiais recicláveis. Estavam muito bonitos e originais! Tirámos fotografias para registarmos o momento e podermos mostrar aos nossos pais o que aprendemos hoje. De igual forma, assistimos a uma apresentação de alguns dos autores destes trabalhos, que souberam descrever muito bem os Planetas do Sistema Solar. Aprendemos bastante e pudemos interagir com os alunos que foram autênticos cientistas ao apresentarem-nos as suas criações, pois o Planeta que conhecemos melhor é o Planeta Terra. Obrigado pela oportunidade!

Os/as alunos/as do 5º A”

Imprimir

OS ALUNOS DO 6º D DEIXAM UM DESAFIO: VAMOS PROTEGER OS OCEANOS?

Escrito por EB23 Florbela Espanca. Publicado em EB 2,3 Florbela Espanca

Para assinalar o Dia Mundial dos Oceanos, que se comemora a 8 de Junho, os alunos do 6º D apresentaram publicamente algumas das atividades desenvolvidas no Projeto Curricular de Turma “Robot Mission: Protecting Marine Wildlife from OP2 (Ocean Plastic Pollution)”, inserido na Network of European Blue Schools. Nesta sessão estiveram presentes como convidados, os alunos do 6º F, acompanhados pela professora Paula Duarte. No início da sessão, os alunos do 6º D apresentaram uma história, criada pela turma, descrevendo as peripécias da tartaruga Jacinta, durante uma viagem pelos oceanos, até às praias da Lituânia (escola parceira eTwinning do 6ºD). De seguida, os alunos apresentaram um Jogo de Robótica sobre as Aventuras da Tartaruga Jacinta. A turma do 6º F foi convidada a participar neste jogo, tendo-se vivido momentos emocionantes e divertidos. Duas alunas da turma apresentaram a Tartaruga Jacinta, em versão robô, construída a partir de materiais recicláveis, e respetiva programação em Micro:Bit. Estas atividades pretenderam consciencializar os alunos para a importância dos oceanos e para a necessidade de preservação das espécies marinhas, tendo em vista minimizar o impacto que as ações humanas estão a provocar nos oceanos.

Os Professores: António João Lopes e Clotilde Sá

Imprimir

Aquário - Estação Litoral da Aguda

Escrito por EB23 Florbela Espanca. Publicado em EB 2,3 Florbela Espanca

A Equipa Educativa E+ 5.1, no dia 24 de maio, realizou uma visita de estudo ao Aquário – Estação Litoral da Aguda, com os seguintes objetivos: conhecer o património ambiental, a fim de desenvolver o gosto pela sua preservação, criar e ou desenvolver o gosto por conhecer diferentes espaços de cultura, aprender de forma diferente da aprendizagem da sala de aula, desenvolver as relações interpessoais entre pares e acompanhantes. A Estação Litoral da Aguda é um parque zoológico português, propriedade da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, tendo aberto ao público em 1999. Localiza-se na Praia da Aguda, freguesia de Arcozelo, Vila Nova de Gaia. O edifício divide-se em três setores: Museu das Pescas que exibe equipamento antigo e recente; Aquário que mostra a fauna e a flora aquáticas locais, sobretudo marinhas; Departamento de Educação e Investigação dedicado à biologia e ecologia marinhas, aquacultura e pesca artesanal.