Consulta Alunos  

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COMEMORAÇÃO DO DIA NACIONAL DA CULTURA CIENTÍFICA NA ESCOLA FLORBELA ESPANCA

Escrito por EB23 Florbela Espanca. Publicado em EB 2,3 Florbela Espanca

As turmas do 5º ano da Escola Florbela Espanca tiveram a oportunidade de visitar a exposição de trabalhos em 3D sobre o “Sistema Solar” realizada, no âmbito da disciplina de Físico-Química, pelas turmas E, F e G do 7º ano. A organização da exposição foi da responsabilidade do Clube de Ciência Viva. A visita à exposição foi do agrado de todos. Aqui fica o testemunho dos alunos do 5º A:

“No dia 24 de novembro de 2022, comemorou-se o “Dia Nacional da Cultura Científica”, enquadrado na “Semana da Ciência e da Tecnologia”. A convite das professoras da disciplina de Físico-Química, a nossa Diretora de Turma, Branca Célia Dias, acompanhou-nos a uma exposição de trabalhos em 3D sobre o “Sistema solar”. Somos alunos/as curiosos/as e gostamos muito de trabalhos práticos e de investigação científica. Esta exposição tinha trabalhos muito criativos e realistas, dando-nos a aprender um pouco mais sobre este sistema do qual o nosso Planeta faz parte. Alguns trabalhos eram interativos e tinham mecanismos de luzes, movimento e jogos de cores, além de terem utilizado diversos materiais na sua confeção, com destaque para materiais recicláveis. Estavam muito bonitos e originais! Tirámos fotografias para registarmos o momento e podermos mostrar aos nossos pais o que aprendemos hoje. De igual forma, assistimos a uma apresentação de alguns dos autores destes trabalhos, que souberam descrever muito bem os Planetas do Sistema Solar. Aprendemos bastante e pudemos interagir com os alunos que foram autênticos cientistas ao apresentarem-nos as suas criações, pois o Planeta que conhecemos melhor é o Planeta Terra. Obrigado pela oportunidade!

Os/as alunos/as do 5º A”

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OS ALUNOS DO 6º D DEIXAM UM DESAFIO: VAMOS PROTEGER OS OCEANOS?

Escrito por EB23 Florbela Espanca. Publicado em EB 2,3 Florbela Espanca

Para assinalar o Dia Mundial dos Oceanos, que se comemora a 8 de Junho, os alunos do 6º D apresentaram publicamente algumas das atividades desenvolvidas no Projeto Curricular de Turma “Robot Mission: Protecting Marine Wildlife from OP2 (Ocean Plastic Pollution)”, inserido na Network of European Blue Schools. Nesta sessão estiveram presentes como convidados, os alunos do 6º F, acompanhados pela professora Paula Duarte. No início da sessão, os alunos do 6º D apresentaram uma história, criada pela turma, descrevendo as peripécias da tartaruga Jacinta, durante uma viagem pelos oceanos, até às praias da Lituânia (escola parceira eTwinning do 6ºD). De seguida, os alunos apresentaram um Jogo de Robótica sobre as Aventuras da Tartaruga Jacinta. A turma do 6º F foi convidada a participar neste jogo, tendo-se vivido momentos emocionantes e divertidos. Duas alunas da turma apresentaram a Tartaruga Jacinta, em versão robô, construída a partir de materiais recicláveis, e respetiva programação em Micro:Bit. Estas atividades pretenderam consciencializar os alunos para a importância dos oceanos e para a necessidade de preservação das espécies marinhas, tendo em vista minimizar o impacto que as ações humanas estão a provocar nos oceanos.

Os Professores: António João Lopes e Clotilde Sá

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Aquário - Estação Litoral da Aguda

Escrito por EB23 Florbela Espanca. Publicado em EB 2,3 Florbela Espanca

A Equipa Educativa E+ 5.1, no dia 24 de maio, realizou uma visita de estudo ao Aquário – Estação Litoral da Aguda, com os seguintes objetivos: conhecer o património ambiental, a fim de desenvolver o gosto pela sua preservação, criar e ou desenvolver o gosto por conhecer diferentes espaços de cultura, aprender de forma diferente da aprendizagem da sala de aula, desenvolver as relações interpessoais entre pares e acompanhantes. A Estação Litoral da Aguda é um parque zoológico português, propriedade da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, tendo aberto ao público em 1999. Localiza-se na Praia da Aguda, freguesia de Arcozelo, Vila Nova de Gaia. O edifício divide-se em três setores: Museu das Pescas que exibe equipamento antigo e recente; Aquário que mostra a fauna e a flora aquáticas locais, sobretudo marinhas; Departamento de Educação e Investigação dedicado à biologia e ecologia marinhas, aquacultura e pesca artesanal.

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SOS ANIMAIS MARINHOS – CRAM (CENTRO DE REABILITAÇÃO DE ANIMAIS MARINHOS)

Escrito por EB23 Florbela Espanca. Publicado em EB 2,3 Florbela Espanca

No âmbito do Projeto Curricular de Turma, os alunos do 6ºD participaram numa sessão de informação e sensibilização relacionada com a proteção dos animais marinhos, dinamizada pela investigadora e bióloga marinha Sara Sá, antiga aluna do nosso Agrupamento. Esta sessão realizou-se no âmbito do projeto de literacia do oceano, promovido pelo CRAM (Centro de Reabilitação de Animais Marinhos), o qual tem como missão resgatar, reabilitar e devolver ao oceano os animais marinhos encontrados na costa portuguesa.

Durante a sessão, os alunos constataram que o CRAM funciona como um hospital, onde são tratados diversos animais, nomeadamente aves marinhas, tartarugas e mamíferos marinhos. Os alunos tiveram ainda oportunidade de ouvir a História do Pavarotti (um ganso-patola encontrado com o bico emaranhado em lixo), a História da Trincas (uma foca encontrada em Óbidos, bastante debilitada), a História do Alfarroba (um golfinho comum encontrado em Peniche, emaranhado em fio com anzóis) e a História da Mahala (uma tartaruga verde capturada pelas redes de pesca). No final da sessão, a turma ofereceu um ramo de flores à bióloga marinha Sara Sá, bem como algumas lembranças gentilmente cedidas pela Comissão de Melhoramentos de Esmoriz.

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Palestra “A ERA DO LIXO MARINHO”

Escrito por EB23 Florbela Espanca. Publicado em EB 2,3 Florbela Espanca

No âmbito do Projeto Curricular de Turma do 6º D, 6º E e 6º F, os alunos assistiram no passado dia 30 de setembro à Palestra “A Era do Lixo Marinho”, dinamizada por uma bióloga marinha do Centro de Ciências do Mar e Ambiente (MARE – Figueira da Foz), com o objetivo de sensibilizar os alunos para a necessidade de preservação dos oceanos e a sua importância para o equilíbrio do nosso planeta. Durante a palestra os alunos constataram que o lixo marinho constitui uma ameaça crescente aos ecossistemas aquáticos, estando presente nas áreas costeiras e no mar alto, à superfície e no fundo do mar, com impacto em todos os habitats marinhos e nas atividades económicas ligadas ao mar. Para além disso, os alunos identificaram os diferentes tipos de lixo marinho, com relevância para o plástico, bem como as causas e fontes deste tipo de poluição e o seu impacto nas espécies, ecossistemas e saúde humana. Para concluir a sessão, os alunos participaram de forma empenhada no debate final, colocando diversas questões sobre os temas tratados durante a palestra. Participaram nesta sessão de trabalho os professores António João Lopes, Clotilde Sá, Mário Fonseca e Salvador Costa.