COMEMORAÇÃO DO DIA NACIONAL DA CULTURA CIENTÍFICA NA ESCOLA FLORBELA ESPANCA

Escrito por EB23 Florbela Espanca. Publicado em EB 2,3 Florbela Espanca

As turmas do 5º ano da Escola Florbela Espanca tiveram a oportunidade de visitar a exposição de trabalhos em 3D sobre o “Sistema Solar” realizada, no âmbito da disciplina de Físico-Química, pelas turmas E, F e G do 7º ano. A organização da exposição foi da responsabilidade do Clube de Ciência Viva. A visita à exposição foi do agrado de todos. Aqui fica o testemunho dos alunos do 5º A:

“No dia 24 de novembro de 2022, comemorou-se o “Dia Nacional da Cultura Científica”, enquadrado na “Semana da Ciência e da Tecnologia”. A convite das professoras da disciplina de Físico-Química, a nossa Diretora de Turma, Branca Célia Dias, acompanhou-nos a uma exposição de trabalhos em 3D sobre o “Sistema solar”. Somos alunos/as curiosos/as e gostamos muito de trabalhos práticos e de investigação científica. Esta exposição tinha trabalhos muito criativos e realistas, dando-nos a aprender um pouco mais sobre este sistema do qual o nosso Planeta faz parte. Alguns trabalhos eram interativos e tinham mecanismos de luzes, movimento e jogos de cores, além de terem utilizado diversos materiais na sua confeção, com destaque para materiais recicláveis. Estavam muito bonitos e originais! Tirámos fotografias para registarmos o momento e podermos mostrar aos nossos pais o que aprendemos hoje. De igual forma, assistimos a uma apresentação de alguns dos autores destes trabalhos, que souberam descrever muito bem os Planetas do Sistema Solar. Aprendemos bastante e pudemos interagir com os alunos que foram autênticos cientistas ao apresentarem-nos as suas criações, pois o Planeta que conhecemos melhor é o Planeta Terra. Obrigado pela oportunidade!

Os/as alunos/as do 5º A”