MENÇÃO HONROSA NO CONCURSO MEDIA@ÇÃO | 11.º D – CPT DE MULTIMÉDIA ECPT DE INFORMÁTICA-SISTEMAS

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

Os alunos do 11º ano dos cursos profissionais de Técnico de Multimédia e de Técnico de Informática-Sistemas foram desafiados pelas professoras Sara Afonso, Rita Silva e Ermelinda Azevedo a participar na edição 2022-2023 do concurso Media@ção. Este concurso é uma iniciativa promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e pela Secretaria-Geral da Presidência de Conselho de Ministros (SGPCM) em parceria com o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), a Comissão Nacional da Unesco (CNU), a Direção-Geral da Educação (DGE), a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), o Plano Nacional de Cinema (PNC) e o Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027). O tema desta edição “Media e Democracia” pretende fomentar o uso competente, crítico, responsável e criativo dos media como instrumentos de liberdade de informação e de expressão, de cidadania e de bem-estar individual e social.

Após a reflexão do tema nas disciplinas de Área de Integração e de História da Cultura e das Artes os alunos optaram por realizar vídeos aplicando as competências adquiridas nas disciplinas da componente técnica. A relação da democracia com os diferentes meios de informação e comunicação é uma das dimensões centrais dessa reflexão, a qual, por sua vez, engloba múltiplos vértices: o da informação e da "desinformação"; o papel das redes sociais versus o dos meios de comunicação profissionais; o da liberdade versus a censura dos meios de comunicação; o da liberdade de expressão, e outros. As alunas Ana Lopes e Eva Vieira realizaram um vídeo com o título “O PODER DAS REDES SOCIAIS” que retrata o ritmo da proliferação de informações nas redes sociais e o seu impacto na mobilização social.

O vídeo com o título “ANDRÉ TONTURA” produzido pelos alunos Artuz Cruz, Henrique Oliveira e Miguel Fonseca, mostra como as Fake news se tornam virais nas redes sociais e são tidas como verdade por muita gente. O grupo formado pelos alunos Clara Dias, João Silva e Mário Silva, criou um vídeo de animação sobre a influência negativa dos influenciadores da internet, com o título “A VERDADE ESCONDIDA”. Os alunos Paulo Matos, Raquel Ferreira e Gonçalo Meneses, desenvolveram uma apresentação designada “REDES SOCIAIS SEM MEDIAÇÃO" que mostra a relação entre o mau uso das redes sociais e a democracia. O vídeo realizado pelos alunos Gabriel Gomes, Jorge Santos e Rui Moreira, com o título “EMOÇÕES (DES) VIRTUAIS”, aborda as consequências das agressões verbais nas redes sociais digitais e foi distinguido com uma Menção Honrosa e, por conseguinte, publicado no canal Youtube do concurso (link).

A cerimónia de entrega dos prémios, organizada pela RBE em parceria com a Escola Secundária Dr. Mário Sacramento, realizou-se no dia 5 de julho, em Aveiro, e contou com a presença do Secretário-Geral da Presidência de Conselho de Ministros, da Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, da Representante do Plano Nacional de Leitura 2027 e de um representante da Direção-Geral da Educação. Os alunos premiados fizeram-se acompanhar pelas professoras dinamizadoras do projeto, Rita Silva, Sara Afonso e Ermelinda Azevedo, pelo professor bibliotecário, Paulo Santos e por dois dos Encarregados de Educação, tendo representado o Agrupamento de forma meritória, contribuindo para a elevação do seu bom nome a nível nacional.

Sem dúvida que a participação neste concurso permitiu aos alunos, acima de tudo, uma reflexão sobre o contributo, ou não, dos media para o desenvolvimento das instituições e da vida democrática.

Parabéns pelo empenho e dedicação de todos os envolvidos.