ALUNOS DO 10º e 11º DO CURSO PROFISSIONAL DE DESPORTO EXPERIMENTARAM NOVAS SENSAÇÕES

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

No dia 24 de abril, os alunos do 10ºD e 11ºD – Curso Profissional de Técnico de Desporto, no âmbito da disciplina de Desporto, puderam assistir e participar, num treino de Basquetebol em cadeira de rodas, da equipa do Basket Clube de Gaia. Esta realizou-se no pavilhão municipal Dr. Manuel Ramos em Grijó. O Basket Club de Gaia tem uma secção de Basquetebol em cadeira de rodas desde 2016, aberta a pessoas com deficiência motora, de ambos os sexos e qualquer idade. Dispõe de treinos específicos para atletas em idade de formação dos 6 aos 18 anos. É jogado por pessoas que possuam alguma deficiência motora ao nível dos membros inferiores e, até mesmo, sem qualquer problema a este nível. O campo de jogo tem as mesmas medidas do campo de Basquetebol tradicional, assim como a altura dos cestos. No entanto, há algumas regras adaptadas e específicas. Nesta atividade, os nossos alunos puderam conviver com atletas que representam a nossa seleção nacional de Basquetebol em cadeira de rodas e ouvir um pouco das suas histórias pessoais e desportivas. Quando os atletas começaram a treinar, os alunos tiveram sempre uma atitude muito positiva, aprenderam muito com a observação dos exercícios realizados, e perceberam que apesar das dificuldades e obstáculos que a vida nos coloca pela frente, com vontade e querer, podemos fazer o que gostamos e superar algumas dificuldades. No entanto, a parte que  os alunos mais gostaram foi, sem dúvida, participarem no treino, realizando os exercícios e jogando jogos e competindo com os colegas e com os atletas. Os alunos estiveram muito participativos, motivados e empenhados e perceberam a dificuldade que é coordenar o manuseamento da cadeira, ver os colegas em campo e os adversários e escolher a melhor opção, quando têm a bola na sua posse. O Desporto Adaptado é uma realidade em Portugal e, para que tenha mais visibilidade, é importante que estes alunos possam ter mais vezes vivências enriquecedoras como esta! Os alunos estiveram a conversar com os atletas, conviveram e estes, foram muito solícitos, tiraram fotografias connosco e demonstraram muita empatia. Fomos todos convidados para ir assistir ao próximo jogo da equipa no próximo dia um de maio no mesmo pavilhão.