Consulta Alunos  

Imprimir

Poster Eco-Código da EB Maceda

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

O desafio do Poster Eco-Código, inserido no programa Eco-Escolas, foi lançado ao grupo de Educação Especial pelas respetivas professoras e pela coordenadora do projeto, que logo o aceitaram com todo o entusiasmo, da mesma forma que contribuíram para a transformação de caixas de cartão em ecopontos azuis. O grupo de trabalho é composto pela Carole, pela Francisca e pelo Vítor, alunos do 2ºciclo, que têm em comum as aulas de Educação Especial. Depois de lhes ter sido explicado o objetivo do concurso, foi-lhes perguntado o que se deve ou não fazer com a água, a luz, o lixo (cartão, garrafas de vido e garrafas de água) e as florestas. Os alunos expressaram livremente as suas respostas/ ideias que foram registadas pelas docentes. Pediu-se que as copiassem para papel e cada um passou 2 frases a limpo. Depois de os alunos relembrarem as cores dos ecopontos, cada um escolheu uma cor e pintou-se-lhe a palma da mão de forma a deixar a sua marca no poster. Seguidamente, os alunos colaram as frases na cartolina com a ajuda das professoras. Faltava, então, terminar a ilustração que foi deixada à sua responsabilidade/ criatividade; foi-lhes sugerido, apenas, que preenchessem os espaços livres da cartolina. Finalmente, a coordenadora escreveu o título a lápis e pediu aos alunos que o pintassem a seu gosto. Todos participaram com entusiasmo e alegria!

O poster foi admitido a concurso pela ABAE e encontra-se em fase de votação na rede social Facebook, até ao dia 30 de julho.

https://www.facebook.com/ecoescolas/photos/a.10156269869726675.1073741904.320655301674/10156269885611675/?type=3&theater  

A professora coordenadora: Anabela Soares

Imprimir

Exposição de trabalhos da turma 8ºI na Escola Básica de Maceda

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

A turma do 8ºI apresentou no dia 14 de junho o painel que construiu para expor na Escola Básica de Maceda. Este trabalho, subordinado ao tema do meio ambiente enaltece as raízes piscatórias da comunidade de Maceda cuja origem está relacionada com o mar. Em simultâneo decorreu uma exposição dos trabalhos realizados em colagem de papel, filografia e carpintaria (construção de ninhos). Os alunos desenvolveram este trabalho sob orientação do professor Salvador Costa no âmbito da disciplina de Oficina de Artes. A qualidade do painel produzido espelha o empenho dos alunos envolvidos e a dedicação do docente da disciplina.

A diretora de turma do 8ºI

Imprimir

DIA DO AGRUPAMENTO NA EB MACEDA

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

No dia 5 de Junho, comemorou-se o Dia do Agrupamento na EB Maceda com um conjunto de atividades que decorreram ao longo do dia. Da parte da manhã, devido às condições climáticas, que levaram ao cancelamento da programada Caminhada Eco-Escolas, os docentes dinamizaram sessões de cinema em duas salas de aula e sessões de curtas metragens no polivalente, em articulação com o ShortCutz. Simultaneamente, decorreu a “Caça ao tesouro”, da responsabilidade dos professores bibliotecários, e atividades experimentais no laboratório de Ciências, implementado pelas docentes desta disciplina. Já de tarde, decorreu um Peddy-paper interdisciplinar, organizado por um conjunto alargado de docentes e no qual que participaram equipas constituídas por um máximo de seis alunos. Ao final da tarde e início da noite, decorreu uma festa-convívio entre a comunidade escolar, organizada pela Associação de Pais. A festa dividiu-se entre o polivalente, onde decorreu um pequeno espetáculo musical protagonizado pelos grupos PercutaRufar, Mix&Friends e um grupo constituído por alguns docentes e alunos, e a cantina, onde foi possível degustar algumas iguarias preparadas pelos Encarregados de Educação.

O dia foi longo e cansativo, mas vivido com alegria e boa disposição por parte de toda a comunidade escolar!

Imprimir

EB de Maceda, a Eco-Escola do Agrupamento

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

Foram várias as atividades desenvolvidas na EB de Maceda, ao longo do ano letivo, no âmbito do Programa Eco-Escolas, de acordo com o plano de ação estipulado em Conselho Eco-Escolas. O objetivo de todas elas foi, incisivamente, a sensibilização da comunidade escolar para a premente necessidade de preservação do planeta Terra.

Desde o “Meia Dúzia de Minutos Verdes”, inspirado no formato “Minuto Verde”, passando pelas “Brigadas do Lixo”, a participação no Carnaval, o “Concurso de Ecopontos”, a visualização de curtas-metragens alusivas à “plastificação” dos mares, destacam-se, pela sua abrangência, a cerimónia do Hastear da Bandeira do Eco-Escolas (Galardão do ano letivo transato) ao som do hino do Eco-Escolas, a comemoração do “Dia Mundial da Árvore”, bem como do “Dia Mundial da Terra/ Dia Mundial da Água”. Estava também prevista uma caminhada, alargada à comunidade, até à zona florestal de Maceda, no Dia Mundial do Ambiente / Dia do Agrupamento, que não foi realizada devido às condições climáticas, tendo-se, nesta data, procedido à entrega de prémios do referido concurso.

A concretização das atividades só se tornou possível graças à recetividade demonstrada pelos alunos, docentes, assistentes operacionais e demais elementos integrantes do supracitado conselho (representantes da Direção do Agrupamento, da Coordenação de Estabelecimento da Câmara Municipal de Ovar, da Junta de Freguesia de Maceda e dos Pais e Encarregados de Educação). Salienta-se a prontidão e entusiasmo dos alunos da Educação Especial e suas docentes, que responderam afirmativamente aos desafios, nomeadamente a elaboração de ecopontos azuis, para posterior colocação em salas de aulas, e do poster eco-código.

Imprimir

Dia da Terra na EB de Maceda ao som de “Mother Earth”

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

Foi ao som de “Mother Earth” que a comunidade da Escola Básica de Maceda comemorou o Dia da Terra associando-se-lhe o Dia da Água, no âmbito do programa Eco-Escolas. O convite para a elaboração de um cartaz apelativo foi endereçado a todas as turmas, respetivos diretores de turma e professores de Educação Visual e Educação Tecnológica que responderam afirmativamente. Surgiram cartazes originais e sugestivos, nos quais o planeta lança um SOS ao Homem. No dia 26 de abril, alunos e respetivos professores concentraram-se no campo de jogos, constituindo um círculo humano a abraçar a figura alegórica da Terra e suas mensagens, ao mesmo tempo que alunos do 9ºG protagonizavam uma coreografia. O objetivo deste tipo de iniciativas passa por alertar a comunidade escolar e promover práticas diárias que protejam e preservem o meio ambiente.

VER VÍDEO NO YOUTUBE

A coordenadora do Eco-Escolas,

Anabela Soares