“Dia Mundial da Árvore” na EB Maceda

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

Na Escola Básica de Maceda, galardoada com Bandeira Verde, o “Dia Mundial da Árvore” (dia 21 de março) teve direito a uma comemoração especial, ainda que tenha decorrido com um dia de antecedência, a 20 de março de 2018. Este ano letivo, a atividade do projeto Eco-Escolas contou com a colaboração habitual do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) e da Câmara Municipal de Ovar / Parque Ambiental do Buçaquinho que presenteou a escola com uma árvore e com a presença de duas biólogas da “Mundo Científico”, cujo objetivo é a divulgação da Ciência, adaptando as atividades desenvolvidas ao público-alvo. Todos os alunos do 2.ºciclo (durante a manhã) e três turmas do 3.ºciclo (já no período da tarde) puderam participar na oficina “Conhecer as Árvores”, onde foram abordados, de uma forma prática, conceitos como: árvores de elevada e baixa combustibilidade, triângulo do fogo, como medir altura e idade de uma árvore e coleções de espécies autóctones portuguesas.

Os alunos do 8.ºI protagonizaram o momento solene da plantação da árvore, um sobreiro, tendo assumido a responsabilidade de lhe prestarem o devido cuidado. A coordenadora do Eco-Escolas agradeceu a presença dos elementos do SEPNA e das duas técnicas, que prenderam a atenção de todos os alunos presentes, contribuindo, assim, para uma maior sensibilização e envolvimento na preservação da Floresta.