O programa Eco-Escolas e a alimentação sustentável

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

No âmbito da articulação entre o programa Eco-Escolas, a Bilioteca Escolar na Escola Básica de Maceda e o PES foi assinalado o Dia da Alimentação. Tendo por base a necessidade de proteger o meio ambiente através da utilização racional e sustentável dos recursos, foi lançado o desafio à comunidade educativa para que os alunos elaborassem juntamente com a família, um «taleigo» saco de pano com múltiplos usos no nosso dia-a-dia, a partir de restos de tecidos de peças de vestuário sem reutilização possível. Neste caso a sugestão foi a sua utilização para transporte do lanche. O resultado está à vista de todos e exposto na biblioteca que, no seguimento desta ideia vai procurar adotar um sistema de transporte de livros para outros polos evitando a utilização de sacos de plástico recorrendo aos famigerados «taleigos. Na biblioteca estão também em exposição alguns cartazes informativos no que se refere à importância da alimentação saudável que procuram enquadrar a comemoração do Dia da Alimentação.

A adesão dos alunos a esta iniciativa foi um sucesso e todos procuram por estes dias ver o seu «taleigo» exposto, admirando os restantes exemplares em exposição. São iniciativas como esta que nos unem como Escola e nos fazem sentir membros ativos e vivos em comunidade educativa pondo em prática verdadeiras ações de educação ambiental. Um agradecimento a todos os que contribuíram com os seu sacos artesanais e colaboraram para a exposição com especial destaque para as Professoras Helena Pinto e Marta Freitas e para a D. Rosa Leite que, com o carinho que lhes conhecemos, organizaram a exposição dos taleigos tornando ainda mais aprazível o espaço da Biblioteca da Escola Básica de Maceda.

A Coordenadora do Programa Eco-Escolas na Escola Básica de Maceda

Fátima Lopes