Eco-cozinheiros de Maceda

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

O programa Eco-escolas na nossa escola elaborou uma ementa desenhada   com o objetivo  de promover junto dos alunos, a composição de uma refeição equilibrada, saudável, sustentável e saborosa, tendo como base a Dieta Mediterrânica – Património Mundial e Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Um grupo de ecocozinheiros do 9ºano teve oportunidade de demonstrar as suas habilidades gastronómicas num encontro que teve lugar no passado dia 16 de março na Escola Profissional de Hotelaria do Porto acompanhados pelas docentes Helena Pinto e Fátima Lopes. A escolha dos pratos e respetivos ingredientes teve em consideração o equilibrio nutricional , isto é a adequação dos alimentos ingeridos às necessidades nutricionais dos alunos na adolescência priveligiando-se o recurso a alimentos de origem vegetal em detrimento da utilização de fontes proteicas como a carne ou o peixe. De forma a preservar o valor nutritivo, os alimentos selecionados têm uma presença forte na produção agrícola local minimizando-se o período de armazenamento, transporte e conservação. A integração de um vegetal como a urtiga tem como objetivo reforçar nutrientes como sais minerais e algumas vitaminas. As ervas aromáticas são utilizadas na condimentação dos pratos, em substituição do sal de adição, e reforçando a presença de alimentos ricos em sais minerais e fibras.

Do ponto de vista da sustentabilidade ambiental, a seleção de alimentos incidiu sobre aqueles que são comuns na época, com poucas exigências do ponto de vista da conservação e que, durante a confeção, pela sua natureza permitissem que se reduzisse ou evitasse, o desperdício alimentar. A escolha da fonte proteica procurou evitar o recurso ao peixe ou carne, cuja captura ou criação, respetivamente, envolvem emissões de gases com efeito de estufa bem como o esgotamento e a degradação dos recursos naturais. A utilização da urtiga num dos pratos fez a diferença já que se trata de recurso alimentar que não necessita da sobrexploração dos solos para ser obtido. Este projeto está integrado no PCT das turmas 9G e 9ªH cujo tema é a Alimentação sustentável.

A coordenadora do Eco-escolas: Fátima Lopes