Consulta Alunos  

Imprimir

As Bibliotecas Escolares do AEEON no Ensino @ Distância

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

Face às mudanças impostas pela nova situação pandémica, que o país e o mundo atravessam, os Professores Bibliotecários do AEEON continuarão a trabalhar, em paralelo, com os alunos e docentes do agrupamento. Para agilizarmos os meios e mantermos o contacto com a comunidade educativa criamos uma nova página para as BE, no Facebook, e uma disciplina relativa às Bibliotecas Escolares no Classroom, que visa apoiar alunos, docentes e restante comunidade escolar. A hiperligação para acederem à nossa página do FB é a seguinte:
Imprimir

Sarau "Uma Mão Cheia de Plantas"

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

No próximo dia 8 de novembro, pelas 20h, a Escola Básica de Maceda promoverá a realização de um sarau intitulado « Uma mão cheia de plantas». Este evento, uma organização conjunta da Biblioteca Escolar e da Equipa responsável pela Promoção da Educação para a Saúde (PES), conta com a participação da especialista em botânica e autora de diversas publicações sobre a temática, Fernanda Botelho, e tem como objetivo sensibilizar a comunidade para a importância da preservação da biodiversidade na implantação e consolidação de hábitos de vida saudáveis, principalmente ao nível da alimentação. Neste sarau participarão, também, os alunos dos 2º e 3º ciclos da escola Básica de Maceda, bem como o grupo folclórico «Os Fogueteiros de Arada». Aguarda-se a participação da comunidade escolar, deixando, desde já, um convite para que estejam presentes no Auditório da Junta de Freguesia de Maceda. 

A equipa responsável pela organização

Imprimir

Aprender com a Biblioteca Escolar (AcBE)

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

Vivemos numa era em que a tecnologia e o digital ganham, cada vez mais, espaço no currículo escolar. Confirma-se também, que estas novas ferramentas digitais de aprendizagem são uma atração/motivação para os alunos. Qual o caminho? Aliar o tradicional com o digital e enriquecemos o percurso e o produto. A Biblioteca Escolar, sendo um espaço polivalente, pretende com o projeto Aprender com a Biblioteca Escolar (AcBE), promover o uso das literacias digitais, de leitura, entre outras… E neste contexto, a turma do 3ºano, do Centro Escolar de Estrada, desenvolveu um projeto de leitura onde foi abordada uma  temática ambiental, a leitura e o reconto escrito e visual. O projeto baseou-se na obra de Jean Giono , “O Homem que plantava árvores”. 

VER VÍDEO NO YOUTUBE

Imprimir

Dia da Europa 2019

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

Todos os anos, no Dia da Europa, comemorado a 9 de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica Declaração Schuman, que num discurso proferido em Paris, em 1950, expôs a sua visão para uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornasse impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus. Na escola EB Florbela Espanca, antecipamos esta comemoração e no passado dia 6 de março, recebemos na Biblioteca Escolar Charneca em Flor, o programa “A Europa vai à Escola!”.

Para concretizar esta missão, a Coordenadora do Europe Direct de Aveiro,  Drª Maria Manuel Azevedo, deslocou-se à nossa escola, acompanhada por quatro estudantes europeias do Programa Erasmus+ (duas espanholas, uma italiana e uma estoniana) para desenvolver atividades centradas na União Europeia (UE), nomeadamente na divulgação de informação sobre UE (através de produtos informativos, publicações, programas, entre outros) e na apresentação dos países de origem das estudantes europeias, atrás referidas.

Imprimir

Concurso Literacia 3Di. Temos um finalista do nosso Agrupamento!!!

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

No passado dia 12 de março, realizou-se a fase distrital do concurso Literacia 3Di, na ES/3 Dr. Mário Sacramento, em Aveiro. Este concurso é uma iniciativa da responsabilidade da Porto Editora, dinamizado, no nosso agrupamento, pelas Bibliotecas Escolares, e que consiste num desafio dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico de todo o país, com o propósito de avaliarem as suas competências em quatro dimensões do saber: Matemática, Ciência, Leitura e Inglês. O Agrupamento de Escolas de Esmoriz – Ovar Norte esteve representado pelos 5 alunos que obtiveram a melhor classificação na prova da fase de escola, tendo cada um deles novamente colocado à prova os seus conhecimentos numa área específica de literacia. Desta forma participaram do 5.º ano, na literacia da Matemática, o Sérgio Godinho (Escola Básica de Maceda), do 6.º ano, na literacia das Ciências, a Carolina Sá (Escola Básica Florbela Espanca), do 7.º ano, na literacia da Leitura, o Nuno Carvalho (Escola Básica Florbela Espanca) e do 8.º ano, na literacia de Inglês, a Rita Neves e a Mariana Guedes (ambas da Escola Secundária de Esmoriz).

Num ambiente de competição, mas, acima de tudo, de salutar convívio e recheado de boa disposição, ficam alguns registos fotográficos que ilustram a nossa presença nesta fase Distrital. Todos estão de parabéns, mas apenas o vencedor de cada um dos ciclos se apurava para a fase final (em representação do distrito) e temos um FINALISTA no nosso Agrupamento. O Nuno Carvalho foi o aluno, a nível do distrito de Aveiro, com maior pontuação (96%) e, como tal, ficou apurado para a Grande Final da LITERACIA 3Di, que se realiza no dia 17 de maio, no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, em Lisboa. Força Nuno. Certamente que todos no Agrupamento estaremos a torcer por ti!

Imprimir

Autores à vista – Sandra Barão Nobre

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

No dia 10 de maio, no âmbito da iniciativa Autores à Vista, patrocinada pela Rede de Bibliotecas de Ovar, a Biblioteca Escolar Manuel Monteiro, da Escola Secundária de Esmoriz, contou com a presença, da escritora e biblioterapeuta Sandra Barão Nobre. Para a receber e ouvir estavam cerca de 50 alunos das turmas do 10.ºA, 10.º B e 11.º A, que nesta sessão se puderam encantar com a partilha do seu percurso de vida e de algumas das vivências da “volta ao mundo com leitores” da autora. Tendo como pano de fundo a paixão pela leitura e a forma como os livros influenciaram a sua vida, bem como o trabalho desenvolvido no âmbito do blog Acordo Fotográfico. O seu livro leva‑nos a visitar alguns países de língua portuguesa ou as regiões do mundo onde ela ainda sobrevive, como Malaca, Macau e Goa, assim como alguns países do sudeste asiático (como Tailândia, Laos, Vietname e Camboja).

Imprimir

CERIMÓNIA PÚBLICA DE APRESENTAÇÃO DO PROJETO “PORTUGUÊS NA PALMA DA MÂO”

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

No passado mês de janeiro, decorreu na Biblioteca Manuel Monteiro, a cerimónia pública de apresentação da 5.ª edição do projeto Português na Palma da Mão. Neste evento, para além dos protagonistas, os alunos, estiveram presentes o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, a Sra. Vereadora do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Ovar, a Sra. Diretora do Agrupamento, o Sr. Presidente do Conselho Geral, os senhores professores bibliotecários, a Sra. Coordenadora da área Disciplinar de Português, vários professores com participação no projeto, entre outros elementos da comunidade educativa. Ao longo da sessão foi feita a leitura, pelos respetivos autores presentes, dos textos premiados nos vários níveis de ensino, nas diferentes categorias literárias. Foram também entregues os prémios respetivos aos vários alunos. Tal como em anos anteriores, a qualidade dos textos surpreendeu todos os presentes, já que alguns dos textos abordaram temas atuais, de grande pertinência e outros encantaram pela sua originalidade e pela forma como conseguiram, por alguns momentos, levar os presentes para o mundo da fantasia. É de louvar todos aqueles que, de uma forma ou outra, fazem com que este projeto seja uma iniciativa válida e um grande momento de partilha. 

Imprimir

Encontro com a autora Manuela Ribeiro

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

No dia 19 de março pelas 9:30, os alunos do 1º ciclo da Escola Básica de Estrada, no âmbito do projeto Autor(es) à Vista, dinamizado pela Rede de Bibliotecas Escolar de Ovar, tiveram o privilégio de ter um encontro com a autora Manuela Ribeiro. Formada em Estudos Germanísticos, esta autora, conta já com várias obras publicadas, na sua maioria destinadas a um público infantil, no âmbito da aventura e de poesia para crianças. Ao longo de uma hora, alunos e docentes puderam interagir com a autora que nos falou de um modo leve e cativante, essencialmente, sobre o prazer da escrita e da leitura.

Esperamos que, com esta iniciativa, os alunos tenham ficado mais despertos para as atividades da leitura e da escrita, não apenas como sendo atividades promotoras do desenvolvimento do conhecimento, mas que as reconheçam como grandes catalisadores criativos e de enriquecimento pessoal e individual, levando-os a investir mais nas mesmas.

Os Professores Bibliotecários

Imprimir

Concurso de Leitura Concelhio “Mais e Melhores Leitores” 2018/2019 – Fase Municipal

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

No dia 19 de fevereiro, decorreu na Biblioteca Municipal de Ovar, a Fase Municipal da XI edição concurso de leitura “Mais e Melhores Leitores”. Esta iniciativa, dinamizada pelos professores bibliotecários das diversas escolas do concelho, tem como principal objetivo fomentar nos alunos o gosto pela leitura e proporcionar momentos de partilha, assim como contactos com novas experiências e vivências. O concurso é organizado pela Rede de Bibliotecas de Ovar (Bibliotecas Escolares e Biblioteca Municipal) e conta com o apoio institucional e logístico das Direções dos Agrupamentos e da Câmara Municipal de Ovar, além de outras entidades que se associaram ao projeto, patrocinando os prémios.

Na primeira fase de seleção, a nível de escola/agrupamento, cerca de 714 alunos, desde o 1.º Ciclo do Ensino Básico até ao Ensino Secundário, puseram à prova a sua capacidade de leitura e compreensão do texto. Na prova concelhia, os 100 alunos apurados na primeira fase voltaram a testar a sua compreensão leitora após a leitura de mais um livro. O Agrupamento de Escolas de Esmoriz | Ovar Norte esteve muito bem representado em todos os níveis de escolaridade, tendo arrecadado o 1.º e 2.º lugares ao nível do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico.