Consulta Alunos  

  • Demo Image

    AVISO - 5º, 6º, 7º, 8º, 10º ANOS

    Informam-se os Srs. Encarregados de Educação que as reuniões para entrega das avaliações decorrerão dia 19 de julho pelas 18.30h. Alerta-se que poderá não haver lugar à entrega de avaliações, no caso das reuniões de avaliação não se terem realizado.

    VER AVISO
  • Demo Image

    AVISO - 9º ANOS

    Informam-se os Srs. Encarregados de Educação que as reuniões para a formalização da renovação de matrícula decorrerão dia 13 de julho pelas 18H00

    VER AVISO
  • Demo Image

    AVISO - PORTAL DAS MATRÍCULAS

    Informamos que o Portal das Matrículas se encontra aberto até que o processo de matrículas e renovações de matrículas esteja concluído.

    VER AVISO
  • Demo Image

    AVISO - 1º CICLO

    REUNIÕES PARA ENTREGA DAS AVALIAÇÕES

    VER AVISO
  • Demo Image

    AVISO - 2º/3º CICLO E ENSINO SECUNDÁRIO

    ADIAMENTO DAS REUNIÕES PARA ENTREGA DAS AVALIAÇÕES

    VER AVISO
  • Demo Image

    OFERTA FORMATIVA - ANO LETIVO 2018/2019

    ENSINO SECUNDÁRIO/CURSOS PROFISSIONAIS

    ABRIR DOCUMENTO
  • Demo Image

    ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DA EB23 FLORBELA ESPANCA

    INFORMAMOS QUE A PÁGINA DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS FOI ATUALIZADA

    VISITAR PÁGINA

  • Demo Image

    EXAMES NACIONAIS - INSCRIÇÕES

    O prazo para inscrições nos exames nacionais do ensino secundário decorre do dia 16 de fevereiro a 1 de março.
    Os alunos deverão consultar a informação afixada na escola.

    REGULAMENTO DE EXAMES

    NORMA 01/JNE

Imprimir

Concurso Intermunicipal de Leitura 2018

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

O Agrupamento de Escolas de Esmoriz Ovar Norte participou no Concurso Intermunicipal de Leitura (3.ª fase da 12ª edição do Concurso Nacional de Leitura 2017/2018), que decorreu no Centro de Artes de Águeda, no dia 19 de maio. O Concurso Nacional de Leitura (CNL) é uma iniciativa de promoção do livro e da leitura organizado, tal como em edições anteriores, em parceria com o Plano Nacional de Leitura (PNL), a Direção Geral do Livro, Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), o Camões IP, a Direção de Serviços de Ensino e Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DSEEPE) e a Rádio Televisão Portuguesa (RTP), contando este ano com o apoio da Câmara Municipal de Águeda. O nosso Agrupamento representou o concelho de Ovar com 2 alunas. A Catarina Rodrigues, da Escola Básica de Estrada, na prova relativa ao 1.º ciclo e a Bárbara Ruivo, da Escola Secundária de Esmoriz, na prova do ensino secundário.

Imprimir

Voluntários da Leitura

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

No dia 9 de maio, os alunos do pré-escolar da Escola Básica de Torre deslocaram-se, uma vez mais, à Biblioteca Charneca em Flor para o “momento do conto”. Este, tal como os anteriores, foi apreciado pelos alunos que, inicialmente, a partir de imagens criaram a sua própria história, ao que se seguiu a leitura do conto “A Missão Primavera” pela Voluntária da Leitura, a professora Edite Correia. No final, a todos os pequenos criadores e ouvintes de estórias foi oferecido um “miminho” que se enquadrava no tema do conto. Obrigada a todos os que proporcionaram estes momentos que, apesar de pequenos, foram grandes pelas mensagens que fizeram passar. 

Imprimir

À conversa com a escritora Ana Paula Oliveira

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

No passado dia 10 de maio decorreu, na Biblioteca Charneca em Flor da EB Florbela Espanca, um encontro entre os alunos do 5º e 6º ano com a escritora Ana Paula Oliveira.Ao longo de duas sessões os alunos puderam ficar a conhecer a obra desta escritora, bem como as suas motivações para a escrita, nomeadamente do seu livroDo Cinzento ao Azul Celeste. Com esta atividade pretendeu-se para além de divulgar, junto dos alunos, um conjunto de obras literárias, incentivar não só à leitura como também à escrita e das vantagens que estas atividades trazem a quem as pratica, na construção do conhecimento. Foram momentos recheados de curiosidade e entusiasmo, onde ficamos a conhecer um pouco da escritora, bem como nos pudemos deliciar com o pequeno momento musical apresentado pelos alunos do 5º C.

A Professora Bibliotecária

Imprimir

Atividade "Livros migrantes" - Campanha de angariação de livros no AEEON

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

Durante o mês de abril decorreu, nas Bibliotecas Escolares do nosso agrupamento, uma campanha de Angariação de Fundo documental (livros, CD’s e DVD’s). Com esta atividade pretendeu-se, para além de diversificar/aumentar o número documentos disponíveis nas bibliotecas escolares do AEEON, dar nova vida a muitas obras que se encontravam nas estantes das nossas casas e que por várias razões nos tornaram felizes e que agora poderão chegar a outras mãos proporcionando, certamente, horas prazerosas a todos quantos as lerem/visualizarem/escutarem.

Imprimir

Sessões “O Cinema está à tua espera”

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

No âmbito do Plano Nacional de Cinema (PNC), nos dias 15 e 16 de fevereiro, decorreram diversas sessões de cinema nas Bibliotecas Escolares do agrupamento Manuel Monteiro, Charneca em Flor e Além das Letras. O filme projetado, a todos os alunos do 3º ciclo, foi Adeus, Pai de Luís Filipe Rocha que nos interpela sobre a solidão de muitos jovens e adolescentes, consequente da vida atarefada e atribulada dos seus pais, que dificulta, por vezes, dedicarem mais tempo aos seus filhos.A partir de uma escrita imaginativa, Filipe, o filho marcado pela distância e ausência emocional de seu pai, inventa uma estória, que desejava verdadeira, onde a proximidade e o afeto seriam intensas no seu relacionamento. A ação desenvolve-se, essencialmente, na atmosfera mágica do arquipélago Açoriano, retratando a vida peculiar das suas gentes e tradições.

Apesar de contar com mais de 20 anos, esta longa-metragem (datada de 1996), da autoria de Luís Filipe Rocha é de uma intensidade e intemporalidade perturbadoras, daí que permita múltiplas abordagens nas diferentes áreas disciplinares. Sem dúvida, uma ferramenta pedagógica a ser usada dadas as suas múltiplas potencialidades.

Imprimir

CONCURSO CONCELHIO DE LEITURA MAIS E MELHORES LEITORES 2018

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

A X Edição do Concurso Concelhio de Leitura MAIS E MELHORES LEITORES, dinamizada pelos professores bibliotecários das diversas escolas do concelho, decorreu no dia 24 de abril, na Biblioteca Municipal de Ovar. Este concurso é organizado pela Rede de Bibliotecas de Ovar (Bibliotecas Escolares e Biblioteca Municipal) e conta com o apoio institucional e logístico das Direções dos Agrupamentos e da Câmara Municipal de Ovar, além de outras entidades que se associaram ao projeto, patrocinando os prémios.

Participaram na primeira fase de seleção da X Edição do Concurso Concelhio de Leitura Mais e Melhores Leitores, que decorreu no dia 16 de janeiro, nas Escolas dos três Agrupamentos de Escolas: Ovar, Ovar Sul e Esmoriz - Ovar Norte, cerca de 750 participantes, desde o 1.º Ciclo do Ensino Básico até ao Ensino Secundário. No dia 24 de abril, na BMO, decorreu a fase final do concurso que contou com a participação dos cerca de 98 alunos apurados na primeira fase. Paralelamente realizaram-se, entre provas, atividades de poesia visual, expressão plástica e desafios relacionados com as obras a concurso, cuja dinamização foi da responsabilidade dos professores bibliotecários.

Imprimir

“Utilização da internet em segurança” - Sessão de sensibilização para Pais e Encarregados de Educação

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

No próximo dia 6 de fevereiro, pelas 18:30 horas, na Biblioteca Escolar Charneca em Flor da Escola Básica Florbela Espanca, irá decorrer uma sessão de sensibilização sobre a utilização da Internet em Segurança, no sentido de disponibilizar algumas informações úteis sobre proteção de navegação na web e respetiva disseminação pelos alunos do agrupamento. 

Esta sessão destina-se a Pais e Encarregados de Educação de todas as escolas do agrupamento da área geográfica de Esmoriz e Cortegaça. A mesma ação será replicada, na Biblioteca Escolar Além das Letras, da Escola Básica de Maceda, no próximo dia 8, pela mesma hora.

Estão todos convidados a participar!

CONVITE - BIBLIOTECA ESCOLAR MANUEL MONTEIRO

CONVITE - BIBLIOTECA ESCOLAR CHARNECA EM FLOR

CONVITE - BIBLIOTECA ESCOLAR ÁLEM DAS LETRAS

Imprimir

Semana da Leitura

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

Entre 5 e 9 de março comemorou-se, em grande, a Semana da leitura com muitas partilhas nas várias Bibliotecas Escolares das escolas do Agrupamento. Sob o mote “Ler! A qualquer hora, em qualquer lugar”, as atividades desenvolvidas trouxeram dinâmicas muito atrativas e positivas, tendo sempre como objetivo essencial a promoção da leitura e da escrita. Procurar contribuir para a criação de raízes profundas no hábito de ler, seja com outros, para outros ou de forma individualizada, tornando assim a leitura um hábito diário sempre foi, e será, um dos desideratos que as bibliotecas, nomeadamente as escolares, se propõe a atingir.

No 1.º ciclo, o autor da página Up Up Pop-Up trouxe um pouco de magia às escolas e aos mais pequenos nas atividades dinamizadas na Escola Básica de Estrada e Escola Básica de Vinha. Levou alguns clássicos da literatura em livros pop up, pop down, livros animados, livros carrocel, livros acordeão, partilhando com todos um pouco da sua coleção sobre livros e o conceito artístico da sua criação. Por entre brilhos no olhar, o entusiasmo e as expressões de espanto foram uma constante e, desde o pré-escolar até ao 4.º ano, todos ficaram extasiados! E nem imaginam a surpresa por conhecerem livros Pop-Down! As apresentações e os conhecimentos adquiridos constituíram uma mais-valia para todos os envolvidos.

Imprimir

Autores à Vista - Biblioteca Mil Folhas recebe o poeta José Fanha

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

No âmbito do projeto AUTORES À VISTA, que decorre de uma parceria entre as Bibliotecas Escolares, a Biblioteca Municipal de Ovar e a Câmara Municipal de Ovar, a Escola Básica de Estrada recebeu no dia 30 de janeiro, pelas 11h00, o escritor José Fanha. As portas da Biblioteca Mil Folhas abriram-se para receber o autor, poeta, declamador… e os alunos do 3º e 4º ano da referida escola, bem como as turmas dos 5º anos da EB 2/3 de Maceda. Os momentos foram partilhados com magia e musicalidade caraterísticos da poesia do Fanha. Desde a obra poética à prosa, passando pelas suas vivências atuais e históricas, o autor não deixou de falar também da sua vida familiar e do seu interesse pela diversidade humana e pelas curiosidades do mundo. Os alunos colaborativamente participaram nas suas declamações, de uma forma interativa, que muito enriqueceu aquele momento único. Por fim e a pedido dos alunos, José Fanha declamou uma poesia que fez durante a revolução de abril.

No fim, o escritor deu os autógrafos que fazem as delícias dos alunos.