Consulta Alunos  

  • Demo Image

    ANO LETIVO 2019/2020

    MANUAIS ESCOLARES

    INFORMAÇÕES AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

    VER DOCUMENTO

  • Demo Image

    ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DA EB23 FLORBELA ESPANCA

    INFORMAMOS QUE A PÁGINA DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS FOI ATUALIZADA

    VISITAR PÁGINA

Imprimir

Sarau "Uma Mão Cheia de Plantas"

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

No próximo dia 8 de novembro, pelas 20h, a Escola Básica de Maceda promoverá a realização de um sarau intitulado « Uma mão cheia de plantas». Este evento, uma organização conjunta da Biblioteca Escolar e da Equipa responsável pela Promoção da Educação para a Saúde (PES), conta com a participação da especialista em botânica e autora de diversas publicações sobre a temática, Fernanda Botelho, e tem como objetivo sensibilizar a comunidade para a importância da preservação da biodiversidade na implantação e consolidação de hábitos de vida saudáveis, principalmente ao nível da alimentação. Neste sarau participarão, também, os alunos dos 2º e 3º ciclos da escola Básica de Maceda, bem como o grupo folclórico «Os Fogueteiros de Arada». Aguarda-se a participação da comunidade escolar, deixando, desde já, um convite para que estejam presentes no Auditório da Junta de Freguesia de Maceda. 

A equipa responsável pela organização

Imprimir

Aprender com a Biblioteca Escolar (AcBE)

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

Vivemos numa era em que a tecnologia e o digital ganham, cada vez mais, espaço no currículo escolar. Confirma-se também, que estas novas ferramentas digitais de aprendizagem são uma atração/motivação para os alunos. Qual o caminho? Aliar o tradicional com o digital e enriquecemos o percurso e o produto. A Biblioteca Escolar, sendo um espaço polivalente, pretende com o projeto Aprender com a Biblioteca Escolar (AcBE), promover o uso das literacias digitais, de leitura, entre outras… E neste contexto, a turma do 3ºano, do Centro Escolar de Estrada, desenvolveu um projeto de leitura onde foi abordada uma  temática ambiental, a leitura e o reconto escrito e visual. O projeto baseou-se na obra de Jean Giono , “O Homem que plantava árvores”. 

VER VÍDEO NO YOUTUBE

Imprimir

Dia da Europa 2019

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

Todos os anos, no Dia da Europa, comemorado a 9 de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica Declaração Schuman, que num discurso proferido em Paris, em 1950, expôs a sua visão para uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornasse impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus. Na escola EB Florbela Espanca, antecipamos esta comemoração e no passado dia 6 de março, recebemos na Biblioteca Escolar Charneca em Flor, o programa “A Europa vai à Escola!”.

Para concretizar esta missão, a Coordenadora do Europe Direct de Aveiro,  Drª Maria Manuel Azevedo, deslocou-se à nossa escola, acompanhada por quatro estudantes europeias do Programa Erasmus+ (duas espanholas, uma italiana e uma estoniana) para desenvolver atividades centradas na União Europeia (UE), nomeadamente na divulgação de informação sobre UE (através de produtos informativos, publicações, programas, entre outros) e na apresentação dos países de origem das estudantes europeias, atrás referidas.

Imprimir

Autores à vista – Sandra Barão Nobre

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

No dia 10 de maio, no âmbito da iniciativa Autores à Vista, patrocinada pela Rede de Bibliotecas de Ovar, a Biblioteca Escolar Manuel Monteiro, da Escola Secundária de Esmoriz, contou com a presença, da escritora e biblioterapeuta Sandra Barão Nobre. Para a receber e ouvir estavam cerca de 50 alunos das turmas do 10.ºA, 10.º B e 11.º A, que nesta sessão se puderam encantar com a partilha do seu percurso de vida e de algumas das vivências da “volta ao mundo com leitores” da autora. Tendo como pano de fundo a paixão pela leitura e a forma como os livros influenciaram a sua vida, bem como o trabalho desenvolvido no âmbito do blog Acordo Fotográfico. O seu livro leva‑nos a visitar alguns países de língua portuguesa ou as regiões do mundo onde ela ainda sobrevive, como Malaca, Macau e Goa, assim como alguns países do sudeste asiático (como Tailândia, Laos, Vietname e Camboja).

Imprimir

CERIMÓNIA PÚBLICA DE APRESENTAÇÃO DO PROJETO “PORTUGUÊS NA PALMA DA MÂO”

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

No passado mês de janeiro, decorreu na Biblioteca Manuel Monteiro, a cerimónia pública de apresentação da 5.ª edição do projeto Português na Palma da Mão. Neste evento, para além dos protagonistas, os alunos, estiveram presentes o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, a Sra. Vereadora do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Ovar, a Sra. Diretora do Agrupamento, o Sr. Presidente do Conselho Geral, os senhores professores bibliotecários, a Sra. Coordenadora da área Disciplinar de Português, vários professores com participação no projeto, entre outros elementos da comunidade educativa. Ao longo da sessão foi feita a leitura, pelos respetivos autores presentes, dos textos premiados nos vários níveis de ensino, nas diferentes categorias literárias. Foram também entregues os prémios respetivos aos vários alunos. Tal como em anos anteriores, a qualidade dos textos surpreendeu todos os presentes, já que alguns dos textos abordaram temas atuais, de grande pertinência e outros encantaram pela sua originalidade e pela forma como conseguiram, por alguns momentos, levar os presentes para o mundo da fantasia. É de louvar todos aqueles que, de uma forma ou outra, fazem com que este projeto seja uma iniciativa válida e um grande momento de partilha. 

Imprimir

Encontro com a autora Manuela Ribeiro

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

No dia 19 de março pelas 9:30, os alunos do 1º ciclo da Escola Básica de Estrada, no âmbito do projeto Autor(es) à Vista, dinamizado pela Rede de Bibliotecas Escolar de Ovar, tiveram o privilégio de ter um encontro com a autora Manuela Ribeiro. Formada em Estudos Germanísticos, esta autora, conta já com várias obras publicadas, na sua maioria destinadas a um público infantil, no âmbito da aventura e de poesia para crianças. Ao longo de uma hora, alunos e docentes puderam interagir com a autora que nos falou de um modo leve e cativante, essencialmente, sobre o prazer da escrita e da leitura.

Esperamos que, com esta iniciativa, os alunos tenham ficado mais despertos para as atividades da leitura e da escrita, não apenas como sendo atividades promotoras do desenvolvimento do conhecimento, mas que as reconheçam como grandes catalisadores criativos e de enriquecimento pessoal e individual, levando-os a investir mais nas mesmas.

Os Professores Bibliotecários

Imprimir

Concurso de Leitura Concelhio “Mais e Melhores Leitores” 2018/2019 – Fase Municipal

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

No dia 19 de fevereiro, decorreu na Biblioteca Municipal de Ovar, a Fase Municipal da XI edição concurso de leitura “Mais e Melhores Leitores”. Esta iniciativa, dinamizada pelos professores bibliotecários das diversas escolas do concelho, tem como principal objetivo fomentar nos alunos o gosto pela leitura e proporcionar momentos de partilha, assim como contactos com novas experiências e vivências. O concurso é organizado pela Rede de Bibliotecas de Ovar (Bibliotecas Escolares e Biblioteca Municipal) e conta com o apoio institucional e logístico das Direções dos Agrupamentos e da Câmara Municipal de Ovar, além de outras entidades que se associaram ao projeto, patrocinando os prémios.

Na primeira fase de seleção, a nível de escola/agrupamento, cerca de 714 alunos, desde o 1.º Ciclo do Ensino Básico até ao Ensino Secundário, puseram à prova a sua capacidade de leitura e compreensão do texto. Na prova concelhia, os 100 alunos apurados na primeira fase voltaram a testar a sua compreensão leitora após a leitura de mais um livro. O Agrupamento de Escolas de Esmoriz | Ovar Norte esteve muito bem representado em todos os níveis de escolaridade, tendo arrecadado o 1.º e 2.º lugares ao nível do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico.

Imprimir

Concurso Literacia 3Di. Temos um finalista do nosso Agrupamento!!!

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

No passado dia 12 de março, realizou-se a fase distrital do concurso Literacia 3Di, na ES/3 Dr. Mário Sacramento, em Aveiro. Este concurso é uma iniciativa da responsabilidade da Porto Editora, dinamizado, no nosso agrupamento, pelas Bibliotecas Escolares, e que consiste num desafio dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico de todo o país, com o propósito de avaliarem as suas competências em quatro dimensões do saber: Matemática, Ciência, Leitura e Inglês. O Agrupamento de Escolas de Esmoriz – Ovar Norte esteve representado pelos 5 alunos que obtiveram a melhor classificação na prova da fase de escola, tendo cada um deles novamente colocado à prova os seus conhecimentos numa área específica de literacia. Desta forma participaram do 5.º ano, na literacia da Matemática, o Sérgio Godinho (Escola Básica de Maceda), do 6.º ano, na literacia das Ciências, a Carolina Sá (Escola Básica Florbela Espanca), do 7.º ano, na literacia da Leitura, o Nuno Carvalho (Escola Básica Florbela Espanca) e do 8.º ano, na literacia de Inglês, a Rita Neves e a Mariana Guedes (ambas da Escola Secundária de Esmoriz).

Num ambiente de competição, mas, acima de tudo, de salutar convívio e recheado de boa disposição, ficam alguns registos fotográficos que ilustram a nossa presença nesta fase Distrital. Todos estão de parabéns, mas apenas o vencedor de cada um dos ciclos se apurava para a fase final (em representação do distrito) e temos um FINALISTA no nosso Agrupamento. O Nuno Carvalho foi o aluno, a nível do distrito de Aveiro, com maior pontuação (96%) e, como tal, ficou apurado para a Grande Final da LITERACIA 3Di, que se realiza no dia 17 de maio, no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, em Lisboa. Força Nuno. Certamente que todos no Agrupamento estaremos a torcer por ti!

Imprimir

Conferências no âmbito do projeto “Histórias com Ciência na Biblioteca Escolar”

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

Neste ano letivo o Agrupamento de Escolas de Esmoriz| Ovar Norte, por iniciativa das bibliotecas escolares estabeleceu um protocolo com a Universidade de Aveiro (UA) e passou a integrar o projeto “Histórias com Ciência na Biblioteca Escolar. Trata-se de um projeto de divulgação científica para alunos do ensino secundário dos agrupamentos da região de Aveiro que já vai na sua quarta edição e que contava nas edições anteriores com a participação de sete agrupamentos de escolas da região de Aveiro. A partir do atual ano letivo, vê alargada a sua área de aplicação com a integração do Agrupamento de Escolas de Esmoriz| Ovar Norte. Através deste, encontram-se disponibilizadas um total de onze conferências sobre história do saber científico com temas são variados e que congregam, em simultâneo, saberes de diversas áreas, mostrando aos alunos, na prática, como o conhecimento científico é um conjunto de vasos comunicantes com representações diferenciadas, mas complementares e mutuamente enriquecedoras, em disciplinas tão distintas como Literatura, Medicina, Química, Astronomia, Matemática, Geografia, Botânica ou Física.