Consulta Alunos  

  • Demo Image

    OFERTA FORMATIVA - ANO LETIVO 2018/2019

    ENSINO SECUNDÁRIO/CURSOS PROFISSIONAIS

    ABRIR DOCUMENTO
  • Demo Image

    ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DA EB23 FLORBELA ESPANCA

    INFORMAMOS QUE A PÁGINA DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS FOI ATUALIZADA

    VISITAR PÁGINA

Imprimir

Feira do Livro

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

Decorreu até ao dia dez de dezembro, nas Bibliotecas do Agrupamento, a tradicional Feira do Livro. Foi preocupação dos organizadores apresentar, a toda a comunidade educativa, livros que fossem de encontro aos interesses e necessidades de todos mas, em especial, dos alunos. Estes têm aderido de forma significativa o que deixa transparecer que, apesar das novas tecnologias, o livro tem o seu lugar de destaque e revela-se, indubitavelmente, a melhor forma de conhecer e dar-se a conhecer. Existe uma variedade considerável de livros, o que permite a todos escolher, de forma criteriosa e responsável, o livro que gostaria de ter como seu “companheiro” para os momentos de lazer ou de pesquisa.

Imprimir

Dia Mundial do Cinema – Sessão de Curtas na BE Manuel Monteiro

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

No passado dia 6 de novembro, na Biblioteca Escolar Manuel Monteiro (ES de Esmoriz), a propósito da comemoração do Dia Mundial do Cinema (5 de novembro), foram exibidas três curtas-metragens, selecionadas e apresentadas pelo jornalista e crítico de cinema Tiago Alves, também programador e organizador do Shortcutz Ovar. Esta atividade destinada aos discentes do 12.º ano (turmas A, B, C e D) pretendeu, para além da divulgação da cultura cinéfila, apresentar cinema português e, ao mesmo tempo, confrontar os alunos com algumas das inquietações resultantes das suas vivências, que afinal o são também dos seus pares.

As curtas apresentadas foram "Coerência", "Descobrindo a Variável Perfeita" e “SNOOZE”, respetivamente de Miguel De, Rafael Almeida e Dinis Leal Machado. Durante as projeções, as reações dos presentes espelharam a quase perfeita identificação dos temas retratados com as mundividências dos espectadores e a consequente e necessária questionação.

Agradecemos ao Tiago Alves a sua disponibilidade, bem como a excelente seleção de curtas que nos apresentou, esperando que, com a sua presença e o desenvolvimento desta atividade, se desperte/catalise nos alunos o gosto pelo cinema e pela magia que o mesmo em si encerra, já que para além de nos permitir conhecer o mundo, nos conduz à sua questionação.

Imprimir

ROSA DOS VENTOS

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

Está a decorrer, na Biblioteca Charneca em Flor, na Escola Florbela Espanca, até ao final do mês de novembro, uma exposição dos trabalhos a concurso de Rosa dos Ventos elaborados por alunos do 5º e 7º anos. Esses trabalhos foram realizados no âmbito das disciplinas de História e Geografia de Portugal e Geografia, respetivamente. Os trabalhos expostos revelam grande criatividade e originalidade, o que demonstra que os alunos, de ano para ano, se sentem mais motivados e empenhados na concretização das atividades propostas.

Parabéns aos participantes!!!

Imprimir

MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

Como vem sendo habitual, outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE) e, este ano, o dia 22 de outubro o Dia das Bibliotecas Escolares. Ao longo de todo este mês, tentou-se (re)lembrar a importância que este espaço, central da e na escola, assume, no apoio ao sucesso educativo dos alunos, não se consubstanciando a um mero espaço de leitura mas, também, funcionando como motor de desenvolvimento de outras literacias, tão importantes na sociedade do século XXI, tal como os media… Assim, a Biblioteca Escolar surge como um potenciador, facilitador e promotor das aprendizagens mas também como um espaço cultural diversificado.

O mote do MIBE, este ano, foi: “EU Y a Biblioteca Escolar”. Neste sentido, para celebrar o MIBE, realizaram-se algumas atividades de forma a envolver os alunos e potenciar mais o seu envolvimento com vários dos recursos anteriormente enumerados. Foram realizados workshops, um sobre carimbos e alimentos (para alguns alunos do pré-escolar), outro sobre construção de marcadores de livros, versados sobre o pão. Foram, também, dinamizadas diversas sessões de leitura e de contos nos vários ciclos de ensino, tendo-se, ainda, realizado sessões de formação de utilizadores.

Imprimir

À conversa com a escritora Ana Paula Oliveira

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

No passado dia 10 de maio decorreu, na Biblioteca Charneca em Flor da EB Florbela Espanca, um encontro entre os alunos do 5º e 6º ano com a escritora Ana Paula Oliveira.Ao longo de duas sessões os alunos puderam ficar a conhecer a obra desta escritora, bem como as suas motivações para a escrita, nomeadamente do seu livroDo Cinzento ao Azul Celeste. Com esta atividade pretendeu-se para além de divulgar, junto dos alunos, um conjunto de obras literárias, incentivar não só à leitura como também à escrita e das vantagens que estas atividades trazem a quem as pratica, na construção do conhecimento. Foram momentos recheados de curiosidade e entusiasmo, onde ficamos a conhecer um pouco da escritora, bem como nos pudemos deliciar com o pequeno momento musical apresentado pelos alunos do 5º C.

A Professora Bibliotecária

Imprimir

Concurso Intermunicipal de Leitura 2018

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

O Agrupamento de Escolas de Esmoriz Ovar Norte participou no Concurso Intermunicipal de Leitura (3.ª fase da 12ª edição do Concurso Nacional de Leitura 2017/2018), que decorreu no Centro de Artes de Águeda, no dia 19 de maio. O Concurso Nacional de Leitura (CNL) é uma iniciativa de promoção do livro e da leitura organizado, tal como em edições anteriores, em parceria com o Plano Nacional de Leitura (PNL), a Direção Geral do Livro, Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), o Camões IP, a Direção de Serviços de Ensino e Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DSEEPE) e a Rádio Televisão Portuguesa (RTP), contando este ano com o apoio da Câmara Municipal de Águeda. O nosso Agrupamento representou o concelho de Ovar com 2 alunas. A Catarina Rodrigues, da Escola Básica de Estrada, na prova relativa ao 1.º ciclo e a Bárbara Ruivo, da Escola Secundária de Esmoriz, na prova do ensino secundário.

Imprimir

Atividade "Livros migrantes" - Campanha de angariação de livros no AEEON

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

Durante o mês de abril decorreu, nas Bibliotecas Escolares do nosso agrupamento, uma campanha de Angariação de Fundo documental (livros, CD’s e DVD’s). Com esta atividade pretendeu-se, para além de diversificar/aumentar o número documentos disponíveis nas bibliotecas escolares do AEEON, dar nova vida a muitas obras que se encontravam nas estantes das nossas casas e que por várias razões nos tornaram felizes e que agora poderão chegar a outras mãos proporcionando, certamente, horas prazerosas a todos quantos as lerem/visualizarem/escutarem.

Imprimir

Voluntários da Leitura

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

No dia 9 de maio, os alunos do pré-escolar da Escola Básica de Torre deslocaram-se, uma vez mais, à Biblioteca Charneca em Flor para o “momento do conto”. Este, tal como os anteriores, foi apreciado pelos alunos que, inicialmente, a partir de imagens criaram a sua própria história, ao que se seguiu a leitura do conto “A Missão Primavera” pela Voluntária da Leitura, a professora Edite Correia. No final, a todos os pequenos criadores e ouvintes de estórias foi oferecido um “miminho” que se enquadrava no tema do conto. Obrigada a todos os que proporcionaram estes momentos que, apesar de pequenos, foram grandes pelas mensagens que fizeram passar. 

Imprimir

CONCURSO CONCELHIO DE LEITURA MAIS E MELHORES LEITORES 2018

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

A X Edição do Concurso Concelhio de Leitura MAIS E MELHORES LEITORES, dinamizada pelos professores bibliotecários das diversas escolas do concelho, decorreu no dia 24 de abril, na Biblioteca Municipal de Ovar. Este concurso é organizado pela Rede de Bibliotecas de Ovar (Bibliotecas Escolares e Biblioteca Municipal) e conta com o apoio institucional e logístico das Direções dos Agrupamentos e da Câmara Municipal de Ovar, além de outras entidades que se associaram ao projeto, patrocinando os prémios.

Participaram na primeira fase de seleção da X Edição do Concurso Concelhio de Leitura Mais e Melhores Leitores, que decorreu no dia 16 de janeiro, nas Escolas dos três Agrupamentos de Escolas: Ovar, Ovar Sul e Esmoriz - Ovar Norte, cerca de 750 participantes, desde o 1.º Ciclo do Ensino Básico até ao Ensino Secundário. No dia 24 de abril, na BMO, decorreu a fase final do concurso que contou com a participação dos cerca de 98 alunos apurados na primeira fase. Paralelamente realizaram-se, entre provas, atividades de poesia visual, expressão plástica e desafios relacionados com as obras a concurso, cuja dinamização foi da responsabilidade dos professores bibliotecários.