Consulta Alunos  

Imprimir

Concurso "Vamos brincar com as histórias!"

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

No decorrer deste semestre, os nossos alunos do 1.º e 2.º ano do Ensino Básico participaram num concurso, de âmbito nacional, proposto pela plataforma Educ@RA. O concurso, intitulado «Vamos brincar com as histórias!», consistiu na dramatização das obras «Todos no sofá», de Luísa Ducla Soares (1.º ano), e «A melhor sopa do mundo», de Susanna Isern (2.º ano). As dramatizações foram realizadas no contexto do projeto «Livros fora da estante», desenvolvidas em articulação dos professores titulares com a Biblioteca Escolar. As dramatizações foram realizadas recorrendo a diversas estratégias teatrais e com a utilização de diversificadas técnicas de realização das máscaras e/ou personagens. Foram gravadas em ambiente de sala de aula, com vários ensaios e grande entusiasmo dos participantes, e encontram-se disponíveis para visualização no canal do Youtube da Biblioteca Escolar do nosso Agrupamento (https://www.youtube.com/channel/UCg00y7NyQjv-8WQh_p7AqQQ).

Imprimir

Exposição “A maior flor do mundo”

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

Durante a semana da leitura, numa dinâmica promovida pela Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Esmoriz Ovar Norte, todos os alunos da educação pré-escolar e do 1º ciclo exploraram a obra “A maior flor do mundo” de José Saramago. A partir da obra, que retrata o esforço e coragem demonstrados por uma criança para salvar uma flor sedenta e enraizada num lugar longínquo e de difícil acesso, os alunos foram incentivados a criar a sua própria flor. Cada criança, em família, recorrendo aos mais diversificados materiais e formatos, retratou a flor que, salva por aquele menino, veio a “renascer” em formato gigante. Pequenas, médias ou gigantescas assim “nasceram” inúmeras flores que, inicialmente, estiveram expostas em cada uma das escolas. Posteriormente, surgiu a iniciativa de as reunir e realizar uma exposição coletiva, na Junta de Freguesia de Esmoriz, para que a Comunidade pudesse contemplar toda a sua beleza e criatividade. A exposição estará patente no átrio da Junta, entre os dias 23 de maio e 2 de junho, das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30. Também a é possível visitar durante a tarde de domingo de 29 de maio. Desde já, a Biblioteca Escolar agradece a colaboração de todos os intervenientes e participantes!

Imprimir

Autor(es) à Vista - Encontro com Sandro William Junqueira

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

Na passada manhã do dia 10 de maio, no âmbito do projeto “Autores à Vista”, os alunos das turmas do 11.º D, do 12.º C e 12.º D e demais interessados tiveram a oportunidade de participar num encontro com o escritor Sandro William Junqueira na Biblioteca Escolar Manuel Monteiro. O relato da sua experiência e percurso de vida deram a conhecer de que forma foi “puxado” para o mundo da escrita tendo, por inúmeras vezes, destacado a importância que a leitura assume para quem ambiciona escrever. Conjugado com a partilha que realizou do seu processo de escrita, foi uma excelente forma de abrir horizontes e mostrar aos nossos alunos que o universo da escrita, com muito trabalho, paixão e dedicação, não é um inacessível.

Imprimir

DIA MUNDIAL DA TERRA DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

No dia 22 de abril comemorou-se o Dia Mundial do Livro e os Direitos de Autor bem como o Dia Mundial da Terra. Dentro desta dinâmica, a colega e contadora de histórias Virgínia Millefiori, disponibilizou-se para dinamizar uma sessão de contos, para as turmas do 6ºE, 6ºF e 7ºF, na BE da Florbela Espanca, onde foram explorados contos de vários países do mundo inclusive, contos Eslavos. Esta seleção de contos foi escolhida tendo em conta a nova realidade do agrupamento, os alunos Ucrânianos, os quais puderam assistir à sessão. 

Imprimir

25 de abril…SEMPRE

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

As turmas do 9.ºano do Agrupamento, no âmbito do trabalho de articulação dos docentes da disciplina de História e em parceria com a Biblioteca Escolar, irão organizar ao longo da próxima semana a atividade "Conta-me como foi… o 25 de abril de 1974". Assim, os alunos vão dinamizar a leitura coletiva do conto "O rapaz da bicicleta azul", de Álvaro Magalhães de acordo com a seguinte calendarização:

2ªfeira (26/04)

08h10 | 9ºB e 9ºC

10h00 | 9ºD

10h50 | 9ºE

Imprimir

Autor(es) à Vista - Encontro com Ana Ventura

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

O cato saguaro estava triste e, como tal, precisava de muito carinho e amizade. Nada melhor do que fazer uma visita aos alunos do Agrupamento de Escolas de Esmoriz Ovar Norte para mudar o seu estado de espírito. Pôs “pés ao caminho” e, na manhã do dia 5 de abril, brindou os alunos do 1.º e 2.º ano da Escola Básica de Estrada com a sua presença. Proveniente do deserto americano fez-se acompanhar pela “índia” Ana Ventura e pelos seus amigos do deserto. Ao longo de cerca uma hora a cativante interlocutora “indígena” proporcionou, a alunos e docentes, um conjunto de momentos educativos, divertidos e de promoção da leitura.

Com vários livros infantis publicados e que fazem parte do Plano Nacional de Leitura, a autora dramatizou uma abordagem ao seu livro «O cato quer mimos». No final houve ainda tempo para algumas perguntas dos alunos e uma sessão de autógrafos. A atividade foi dinamizada pela Rede de Bibliotecas Escolar de Ovar, no âmbito do projeto Autor(es) à Vista, que visa proporcionar aos alunos um contato mais próximo com escritores, ilustradores e mediadores de leitura.

Os Professores Bibliotecários

Imprimir

As Bibliotecas Escolares do AEEON no Ensino @ Distância

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

Face às mudanças impostas pela nova situação pandémica, que o país e o mundo atravessam, os Professores Bibliotecários do AEEON continuarão a trabalhar, em paralelo, com os alunos e docentes do agrupamento. Para agilizarmos os meios e mantermos o contacto com a comunidade educativa criamos uma nova página para as BE, no Facebook, e uma disciplina relativa às Bibliotecas Escolares no Classroom, que visa apoiar alunos, docentes e restante comunidade escolar. A hiperligação para acederem à nossa página do FB é a seguinte:
Imprimir

Concurso “Conta-nos uma história” (Bibliotecas Escolares)

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

As Bibliotecas Escolares (BE), apesar das alterações provocadas pelas novas situações sanitárias, continuam a calcorrear caminho na jornada de incentivar a ler. O ato de contar histórias desempenha um papel importante nas aprendizagens realizadas pelos alunos dos diferentes níveis de ensino, quer na aquisição de conhecimentos, quer no desenvolvimento de competências e valores. Por tudo isso, já vem sendo hábito a participação de turmas do pré-escolar e 1.º ciclo no concurso “Conta-nos uma história” promovido pelo PNL e pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). Pretende-se com este projecto incentivar o 1.º ciclo a desenvolver projectos ligados ao conto de histórias, proporcionando situações desafiantes de comunicação, com o recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação, nomeadamente as de gravação de áudio e de vídeo. Desta forma, a turma do 1.º ano da Escola Básica de Estrada, trabalhando de forma colaborativa com a BE, propôs-se a contar a história “Um bocadinho de inverno”, de Paul Stewart, que poderá ser vista na seguinte hiperligação:

Imprimir

Sarau "Uma Mão Cheia de Plantas"

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

No próximo dia 8 de novembro, pelas 20h, a Escola Básica de Maceda promoverá a realização de um sarau intitulado « Uma mão cheia de plantas». Este evento, uma organização conjunta da Biblioteca Escolar e da Equipa responsável pela Promoção da Educação para a Saúde (PES), conta com a participação da especialista em botânica e autora de diversas publicações sobre a temática, Fernanda Botelho, e tem como objetivo sensibilizar a comunidade para a importância da preservação da biodiversidade na implantação e consolidação de hábitos de vida saudáveis, principalmente ao nível da alimentação. Neste sarau participarão, também, os alunos dos 2º e 3º ciclos da escola Básica de Maceda, bem como o grupo folclórico «Os Fogueteiros de Arada». Aguarda-se a participação da comunidade escolar, deixando, desde já, um convite para que estejam presentes no Auditório da Junta de Freguesia de Maceda. 

A equipa responsável pela organização