Consulta Alunos  

  • Demo Image

    MANUAIS ESCOLARES - ANO LETIVO 2017/2018

    1º CICLO

    DISPONÍVEL A LISTAGEM DOS MANUAIS ADOTADOS

  • Demo Image

    TOMADA DE POSSE DO CONSELHO GERAL - CONVITE

    DATA - 16 DE NOVEMBRO DE 2017 PELAS 19H00

    VER CONVITE

Imprimir

Aprender com a Biblioteca Escolar

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

É inegável que á escola cabe a função educativa mas, atualmente, urge refletir sobre como adaptar essa função a uma sociedade mais complexa e com exigências diferentes e mais abrangentes. Para tal, a aprendizagem deve contar com novas e diversificadas metodologias e não se limitar somente ao currículo mas desenvolver nos alunos novas competências ligadas às diferentes literacias. Neste sentido, a Biblioteca Escolar é um recurso capaz de dar resposta a estes novos desafios em colaboração com os professores das diferentes disciplinas.

Uma vez mais, este ano letivo e dando continuidade ao projeto iniciado no ano letivo anterior Aprender com a Biblioteca Escolar, a turma do 7.º J desenvolveu um trabalho colaborativo com a Biblioteca Escolar e a disciplina de História. Os alunos escolheram pesquisar sobre a Civilização Egípcia e elaboraram um friso cronológico sobre as diferentes manifestações culturais, económicas, religiosas da referida civilização, ao longo do 2.º período. O tema escolhido foi aquele que lhes suscitou uma maior curiosidade nas aulas de História. Através da pesquisa de informações e de imagens, os alunos construíram e organizaram todo o saber sobre a Civilização Egípcia num friso cronológico, patente na BE da Escola Básica de Maceda.

Imprimir

Concurso Nacional de Leitura 2016/2017

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

O Agrupamento de Escolas de Esmoriz Ovar Norte participou na 2.ª fase da Comunidade Intermunicipal, da 11ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) 2016/2017, que decorreu na Biblioteca Municipal de  Albergaria-a-Velha, no dia 04 de maio. O Concurso Nacional de Leitura (CNL) é uma iniciativa de promoção do livro e da leitura organizado em parceria com o Plano Nacional de Leitura (PNL), a Direção Geral do Livro, Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), a Rádio Televisão Portuguesa (RTP), o IP Camões e que contou, este ano, com o apoio da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha. O nosso Agrupamento esteve representado com 10 alunos, dos quais 6 alunos da Escola Secundária de Esmoriz, 1 da Escola Básica Florbela Espanca e 3 da Escola Básica de Maceda.

VER APRESENTAÇÃO

Imprimir

Concurso Intermunicipal de Leitura 2017

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

Decorreu no dia 27 de maio, no cineteatro Alba em Albergaria-a-Velha, a final da 4.ª edição do CIL - Concurso Intermunicipal de Leitura, organizado pela Rede de Bibliotecas Municipais da Região de Aveiro (entre as quais, a Biblioteca Municipal de Ovar). Promover o prazer de ler e estimular, nas crianças e nos jovens, o desenvolvimento de competências leitoras são os objetivos desta iniciativa, dirigida ao 4.º ano do 1.º CEB, 2.º e 3.º CEB e Ensino Secundário. Nesta 4.ª edição do CIL, do Município de Ovar, participaram os alunos vencedores do concurso concelhio de leitura de Ovar, Mais e Melhores Leitores. O Agrupamento de Escolas de Esmoriz| Ovar Norte esteve representado pela aluna Sarah Rabelo, do 12.ºC. A participação dos alunos do ensino secundário envolveu a leitura do livro “No meu peito não cabem pássaros”, de Nuno Camarneiro.

O Agrupamento felicita a aluna pelo seu empenho e boa prestação em palco.

Imprimir

Dia Mundial do Livro e Direitos de Autor

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Livro e Direitos de Autor, a Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Esmoriz promoveu várias atividades, nomeadamente: palestra “O Direito de Autor e os Direitos Conexos”, “Montra Viva” e “Mensagens em Movimento”. Na Biblioteca Escolar da Escola Básica de Maceda também decorreu a palestra “O Direito de Autor e os Direitos Conexos”. A palestra subordinada ao tema “O Direito de Autor e os Direitos Conexos” foi dinamizada pelo IGAC (Inspeção-Geral das Atividades Culturais). Esta palestra foi dirigida aos alunos dos 10.º anos e do 11.º C, da Escola Secundária de Esmoriz e, aos alunos dos 9.º anos, da Escola Básica de Maceda. A atividade “Montra Viva” foi dinamizada pela turma do 11.ºD do Curso Profissional de Técnico de Turismo. Os alunos, vestidos de preto com luvas e máscaras brancas, usaram t-shirts com o símbolo © e a mensagem “Não à Cópia”. Exibiram na montra da biblioteca cartazes com mensagens alusivas à importância do livro, da leitura e dos direitos de autor. Esta turma dinamizou ainda a atividade “Mensagens em Movimento”, circulando pela escola com cartazes que continham mensagens alusivas à importância da leitura e ao respeito pelos direitos de autor. É de enaltecer o empenho e dedicação demonstrados pelos alunos e o seu contributo na sensibilização para os direitos de autor e importância do livro. 

Imprimir

Concurso Concelhio de Leitura MAIS E MELHORES LEITORES

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

A IX Edição do Concurso Concelhio de Leitura MAIS E MELHORES LEITORES, dinamizada pelos  professores bibliotecários das diversas escolas do concelho, decorreu no dia 26 de abril, na Biblioteca Municipal de Ovar. Este concurso é organizado pela Rede de Bibliotecas de Ovar (Bibliotecas Escolares e Biblioteca Municipal) e conta com o apoio institucional e logístico das Direções dos Agrupamentos e da Câmara Municipal de Ovar, além de outras entidades que se associaram ao projeto, patrocinando os prémios.

Inscreveram-se para a primeira fase de seleção da IX Edição do Concurso Concelhio de Leitura Mais e Melhores Leitores, que decorreu no dia 10 de janeiro, nas Escolas dos três Agrupamentos de Escolas: Ovar, Ovar Sul e Ovar Norte, cerca de  753 participantes, desde o 1º Ciclo do Ensino Básico até ao Secundário. No dia 26 de abril, na BMO, decorreu a fase final do concurso que contou com a participação dos cerca de 90 alunos apurados na primeira fase. Paralelamente realizaram-se, entre provas, atividades  de expressão plástica e desafios relacionados com as obras a concurso, cuja dinamização foi da responsabilidade dos professores bibliotecários.

Imprimir

VI Exposição Coletiva de Expressão Plástica das Escolas do Concelho de Ovar

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

A “VI exposição de artes plásticas das escolas do Concelho de Ovar” está integrada no PA´17 da Rede de Bibliotecas de Ovar (RBO) e tem por principal objetivo dar maior visibilidade, junto da comunidade em geral, ao trabalho desenvolvido nesta área pelos alunos. A exposição decorreu na Biblioteca Municipal de Ovar, durante o mês de abril, subordinada ao tema «O Prazer de Ler». O Agrupamento de Escolas de Esmoriz Ovar Norte fez-se representar com trabalhos  elaborados pelos alunos, encarregados de educação e professores da Escola Básica de Vinha, da Escola Básica de Estrada, da Escola Básica de Torre e da Escola Básica de Gavinho.Tendo por base o lema “Prazer de Ler | Ler para Ser” foram criadas molduras representativas dos cinco sentidos. Cada sentido foi trabalhado pelos alunos, explorando as sensações despertadas pela leitura do livro feita por cada aluno.

Os professores bibliotecários agradecem o envolvimento e disponibilidade de todos face ao desafio lançado pelas Bibliotecas Escolares. Quando as Artes Plásticas e a Literatura dão as mãos, a criatividade pode ser surpreendente!