Concurso de Leitura Concelhio “Mais e Melhores Leitores” 2022/2023 – Fase Municipal

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

Ler e formar leitores é o objetivo maior da Biblioteca Escolar constituindo-se os concursos de leitura como um dos meios privilegiados para tal. O concurso de leitura “Mais e Melhores Leitores” é dinamizado pela Rede de Bibliotecas de Ovar (Bibliotecas Escolares e Biblioteca Municipal) e conta com o apoio institucional e logístico das Direções dos Agrupamentos e da Câmara Municipal de Ovar, para além de outras entidades que se associaram ao projeto, patrocinando os prémios atribuídos aos vencedores. Na primeira fase do concurso, a nível de escola/agrupamento, puseram à prova a sua capacidade de leitura e compreensão dos textos das obras selecionadas 376 alunos do agrupamento, desde o 1.º Ciclo do Ensino Básico até ao Ensino Secundário. Importa realçar que, pelo terceiro ano consecutivo, o número de participantes aumentou (cerca de 13% em relação ao ano letivo anterior).

Esta terça-feira, dia 07 de fevereiro, os 40 alunos do nosso Agrupamento (10 em cada nível de ensino), juntamente com igual número de alunos dos restantes agrupamentos de escolas do concelho de Ovar, prestaram mais uma vez provas, procurando carimbar o passaporte para o próximo nível do Concurso Nacional de Leitura (CNL). Foi um dia inteiro dedicado à realização das provas nas diferentes faixas etárias: 1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo e secundário. Nesta “festa” da leitura, o Agrupamento de Escolas de Esmoriz | Ovar Norte esteve muito bem representado em todos os níveis de escolaridade, destacando-se as seguintes classificações: no 1.º Ciclo, seis alunos classificados nos dez primeiros, sendo que destes, três foram 1.º, 2.º e 3.º classificados; uma aluna na 8.º posição, no 2.º ciclo (apesar de apenas não ter a resposta correta em 2 perguntas, num total de 35);  no 3.º ciclo, quatro alunos classificados nos dez primeiros, sendo uma aluna a 2.ª classificada; 3.º e 4.º classificados no Ensino Secundário acrescidos de mais um aluno nas dez primeiras posições.

A Sofia Saraiva, aluna da EB de Torre e vencedora no seu escalão, irá participar na fase intermunicipal do CNL que este ano letivo irá ter lugar no próximo dia 1 de abril, no Centro de Artes de Ovar.

No final da manhã e da tarde, foram realizadas as entrega dos diplomas e prémios aos alunos vencedores que, fruto das parcerias estabelecidas com  entidades bancárias (Banco Santander Totta e Caixa de Crédito Agrícola) e Rotary Club de Ovar, são muito aliciantes, tendo os dois primeiros lugares sido agraciados com a abertura de contas com uma verba em dinheiro (150€ e 100€, respetivamente) e o terceiro prémio contemplado a oferta de livros no valor de cerca de 50€. Passamos a elencar os alunos premiados:

1.º ciclo

1.º lugar: Sofia Saraiva, da EB de Torre.

2.º lugar: Diana Fernandes, da EB de Torre.

3.º lugar: Maria Rita Monteiro, da EB de Relva.

3.º ciclo do Ensino Básico

2.º lugar: Érica Caleja, da EB de Maceda.

Ensino Secundário

3.º lugar: Ana Carolina Santos, da ES de Esmoriz.

Reforça-se que todos os alunos participantes estão de parabéns pelo seu interesse na atividade e salienta-se que estes resultados são fruto de um trabalho coletivo de alunos, professores e pais.

Ler é um trampolim para o sucesso, para a formação pessoal, para a tão aclamada cidadania ativa.

Os Professores Bibliotecários