Consulta Alunos  

Imprimir

SMG - Mercado na Escola

Escrito por Webmaster. Publicado em Centro Escolar EB1/JI Estrada

O SMG - sistema monetário gnosis, é um projeto do domínio da Educação Financeira, integrado no plano estratégico de educação para a cidadania do centro escolar de Maceda. Com os "gnosis" (as moedas) o comunidade escolar organizou e dinamizou um processo de ação educativa, no qual foram explorados conhecimentos sobre a o dinheiro, a poupança, os desejos versus necessidades, o investimento, etc. No contexto de sala de aula e recreio, geraram-se múltiplas oportunidades de aprendizagem de carácter interdisciplinar. A iniciativa "Mercado na Escola" operacionalizou o SMG num grande evento onde se vivenciou a matemática, o português, as expressões, a partilha, a inclusão, a criatividade, a socialização e a amizade.

Imprimir

A Maior Flor do Mundo

Escrito por Webmaster. Publicado em Centro Escolar EB1/JI Estrada

No dia 21 de março, em parceria com a empresa Profijardim e a associação Tribo Terra, realizamos um evento educativo que elevou a prática pedagógica a um nível de excelência! Em cada foto é possível constatar o ambiente e carácter transdisciplinar das diferentes ações educativas em que os alunos estiveram envolvidos. Durante todo o dia letivo, entre a biblioteca escolar e o espaço recreio, vimos e ouvimos José Saramago "A Maior Flor do Mundo", aprofundámos conhecimentos sobre as árvores, colocámos, literalmente, a mão na terra, fomos artesãos, semeámos e plantámos árvores (com sorrisos, amizade,  inclusão, colaboração, partilha), fizemos acrobacias, fantasias, corridas de bogalhos e até caçamos insetos.
Centro Escolar de Maceda
Imprimir

I Torneio de Damas do CEM

Escrito por Webmaster. Publicado em Centro Escolar EB1/JI Estrada

Realizaram-se as meias finais do torneio de damas, tendo sido apurados 8 alunos dos quatro anos de escolaridade. Os jogos decorreram com espírito competitivo, com desportivismo e muita amizade, transformando-se (o torneio), em oportunidade de vivência de alguns valores intrínsecos a uma cidadania ativa (os alunos organizaram e supervisionam a realização do torneio).
- Já se realizou o sorteio para as finais, tendo ficado sorteados os seguintes pares: Henrique (1º ano) - Pedro (4º ano), Tiago Gomes (1º ano) - Alexandre (4º ano), Tomás (2º ano) - Gonçalo (2º ano), Leandro (4º ano) - Diogo (3º ano).

Centro Escolar de Maceda

Imprimir

Centro Escolar de Maceda - Natal 2018

Escrito por Webmaster. Publicado em Centro Escolar EB1/JI Estrada

Na última semana de aulas do 1º período letivo, foram dinamizadas um conjunto de atividades que enriqueceram e fortaleceram a amizade, o espírito de grupo e o gosto pelo espaço "Escola". Também utilizamos a temática Natal para, de forma integrada com o projeto Filhos da TERRA - RRR, despertar os alunos para as potencialidades de alguns materiais de uso diário (reutilização). Tivemos tempo para visitar a oficina do Pai Natal, realizar jogos, ver teatro de marionetas e também para reunirmos a assembleia de escola onde, semanalmente, são analisados os dados resultantes da pesagem do lixo. Um agradecimento a todos as assistentes operacionais, associação de pais, Junta de Freguesia de Maceda, Direção do agrupamento, entre muitas outras entidades e pessoas que connosco colaboraram.

Um Feliz Natal para Todos.
Os professores do 1º ciclo e pré-escolar do CEM

Imprimir

Centro Escolar EB1/JI de Estrada, Maceda, distinguido com o projeto de ação educativa "A Minha Lancheira é uma Pinhata?", como "Escola Amiga da Criança 2018"

Escrito por Webmaster. Publicado em Centro Escolar EB1/JI Estrada

Dando cumprimento a uma das etapas previstas no plano de ação deste projeto, apresentamos publicamente o relatório do trabalho desenvolvido ao longo do ano no âmbito do Nepso. Um percurso pedagógico, estruturado, interdisciplinar e integrado, que valorizou a pesquisa como motor gerador de múltiplas atividades no âmbito da alimentação. Preocupa-nos qualidade do conteúdo alimentar das lancheiras escolares dos nossos alunos, sabendo que elas refletem um conjunto de atitudes e comportamentos comuns nos dias de hoje. Durante o processo, os alunos adquiriram conhecimentos que lhes permitem uma maior consciencialização das características dos produtos e hábitos alimentares mais, menos e nada saudáveis.
Ao partilhar este documento, o corpo docente, deseja que pela obtenção de conhecimentos sobre a realidade (investigada, analisada e debatida com os alunos), os Encarregados de Educação reflitam e decidam sobre os alimentos e bebidas que colocam, diariamente, na lancheira do seu educando. Este trabalho teve a participação ativa dos E.E., em particular aquando do preenchimento dos questionários. (cuja participação agradecemos). Para além da monitorização e validação (obrigatórias) efetuadas às diferentes etapas do projeto na plataforma digital da Fundação Vox Populi,  os questionários e o tratamento dos dados estatísticos tiveram a supervisão técnica da equipa Nepso (Marktest).

Imprimir

Vamos Varrer o Lixo

Escrito por Webmaster. Publicado em Centro Escolar EB1/JI Estrada

No âmbito do projeto "Filhos da Terra", aproveitamos os festejos do halloween para realizar um desfile e uma exposição com "vassouras voadoras" imaginadas e criadas pelos alunos e respetivos encarregados de educação. Interligado com o subprojeto "RRR", este evento, para além de muitos outros objetivos, serviu para reforçar a mensagem junto dos alunos de que todos podemos e devemos contribuir para um planeta mais sustentável. Um agradecimento a Todos os encarregados de educação que tornaram possível a concretização este evento.

Centro Escolar de Maceda

Imprimir

Festa de Final de Ciclo - Escola da Estrada

Escrito por Webmaster. Publicado em Centro Escolar EB1/JI Estrada

Os gnomos (desculpem), os alunos do 4º ano do CEM realizaram o seu convívio em "jeito de despedida" de final do 1º Ciclo. A visita decorreu ao Parque das Nações, em Lisboa, com o objetivo de num "abraço ao mundo olhar o horizonte".
Os alunos visitaram o Oceanário e o Pavilhão do Conhecimento, onde concretizaram um conjunto de vivências com valor cultural e científico acrescido ( o fundamental nesta viagem). 
Também tiveram a oportunidade de "olhar o Tejo e para Além dele", como reforço ao que semanas antes tinham estudado na sala de aula. Aos encarregados de educação, um Obrigado por terem, acreditado e aceite a proposta deste modelo de "fecho de ciclo". 
Um agradecimento à Direção do agrupamento pela autorização à concretização desta viagem de estudo. 
Centro Escolar de Maceda
Imprimir

“A Minha Lancheira é uma Pinhata?” CENTRO ESCOLAR DE MACEDA ALCANÇA PRÉMIOS DE: MELHOR COMUNICAÇÃO E PROPOSTA DE AÇÃO

Escrito por Webmaster. Publicado em Centro Escolar EB1/JI Estrada

Exmo(a) Senhor(a) Encarregado(a) de Educação
É com grande alegria que o corpo docente informa que com o projeto de ação educativa "A Minha Lancheira é Uma Pinhata?", na categoria Pré-Escolar e 1º Ciclo, o CEM alcançou mais dois prémios atribuídos por um júri composto por 5 elementos (profissionais ligados à área das sondagens de opinião, por elementos do Ministério da Educação e nomeados pela Fundação Vox Populi).
É o reconhecimento de um trabalho de Equipa entre os professores, alunos, assit. operacionais, encarregados de educação, associação de pais e Direção do agrupamento.
Nada mudaria o sentimento que já tínhamos de missão cumprida (mesmo sem ter obtido qualquer prémio!), pois estávamos conscientes que o mais importante já tinha sido alcançado - contribuir para a implementação de estratégias pedagógicas motivadoras e interdisciplinares, para que os nossos alunos obtivessem mais capacidades e conhecimentos (já validado pela atribuição ao CEM do prémio "Escola Amiga da Criança 2018").

Imprimir

Gnomos Como Nós

Escrito por Webmaster. Publicado em Centro Escolar EB1/JI Estrada

"Gnomos como Nós" é um projeto de ação educativa de estimulo ao desenvolvimento de múltiplos conhecimentos e capacidades dos alunos.  Após a sua apresentação formal, iniciou-se a abertura oficial do jogo do conhecimento - Caça ao Gnomo, no Dia Mundial da Criança. Um projeto que foi criado e dinamizado pela comunidade educativa do Centro Escolar de Maceda. À direção do Agrupamento e à Associação de Pais, um agradecimento especial pelo apoio demonstrado durante o processo.
As pistas sobre a localização dos gnomos podem ser obtidas na página facebook do Centro Escolar de Maceda.
O  Conselho de docentes do CEM