Consulta Alunos  

Imprimir

Centro Escolar de Maceda participou no Desfile de Carnaval das Crianças, em Ovar

Escrito por Webmaster. Publicado em Centro Escolar EB1/JI Estrada

Sob organização da Associação de Pais, o centro escolar de Maceda, do AEEON, participou no desfile de carnaval das crianças realizado em Ovar. Com o traje dos piratas, os alunos partilharam uma mensagem sobre a temática - proteção dos oceanos e das espécies que nele vivem, em particular na utilização e destino dados ao plástico de uso diário. Conciliou-se a alegria e festa inerentes ao carnaval, com a partilha/comunicação (cidadania) de conteúdos explorados no contexto escola. Obrigado à Associação de Pais do CEM.
Docentes do CEM
Imprimir

Evento “Baleia à Vista”

Escrito por Webmaster. Publicado em Centro Escolar EB1/JI Estrada

Enquadramento educativo: Plano Estratégico do CEM  “Filhos da Terra – conhecer para saber escolher”. A partir de uma estrutura em esponja - baleia, foi possível construir uma ideia e outra mais e mais outra (…), até que surgiu a necessidade coletiva (nos alunos) de se organizar um plano de ação para concretizar o que se foi debatendo. Realizaram-se reuniões (RecriaRecreio) e, de forma voluntária e consensual, um conjunto de alunos assumiu as funções de grupo responsável pela organização do evento educativo “Baleia à vista no CEM”.  As fotografias retratam alguns dos eventos que se geraram num contexto educativo (formal e informal), de interdisciplinaridade, flexibilização, trabalho colaborativo, partilha, parceria, responsabilidade e autonomia.

Mais importante do que as fotos e relatórios, interessa relevar o Processo, tendo o mesmo sido capaz de gerar múltiplas oportunidades pedagógicas (feita de sucessos e insucessos), que contribuíram para o desenvolvimento dos nossos alunos enquanto cidadãos com: mais conhecimento, mais cultura e mais motivados para o mundo a que pertencem. Para que este caminho se aprofunde e complete, é importante que em contexto familiar os alunos sejam motivados a dialogar sobre o que vivenciaram e sentiram. Centro Escolar EB1/JI de Estrada/Maceda

Imprimir

Centro Escolar de Maceda - Espetáculo de Natal "Musical Cinderela"

Escrito por Webmaster. Publicado em Centro Escolar EB1/JI Estrada

No âmbito da ação educativa do "Musicarte" - Plano Estratégico "Filhos da Terra", com o enquadramento da época natalícia, a Associação de Pais proporcionou aos alunos um espetáculo de Natal - " Musical Cinderela".
O desafio era grande, trazer um musical à escola e recriar alguns "espaços e tempo" de uso diário em magia, cultura, arte,... 
Conselho de docentes do CEM
Imprimir

I Torneio de Damas do CEM

Escrito por Webmaster. Publicado em Centro Escolar EB1/JI Estrada

Realizaram-se as meias finais do torneio de damas, tendo sido apurados 8 alunos dos quatro anos de escolaridade. Os jogos decorreram com espírito competitivo, com desportivismo e muita amizade, transformando-se (o torneio), em oportunidade de vivência de alguns valores intrínsecos a uma cidadania ativa (os alunos organizaram e supervisionam a realização do torneio).
- Já se realizou o sorteio para as finais, tendo ficado sorteados os seguintes pares: Henrique (1º ano) - Pedro (4º ano), Tiago Gomes (1º ano) - Alexandre (4º ano), Tomás (2º ano) - Gonçalo (2º ano), Leandro (4º ano) - Diogo (3º ano).

Centro Escolar de Maceda

Imprimir

SMG - Mercado na Escola

Escrito por Webmaster. Publicado em Centro Escolar EB1/JI Estrada

O SMG - sistema monetário gnosis, é um projeto do domínio da Educação Financeira, integrado no plano estratégico de educação para a cidadania do centro escolar de Maceda. Com os "gnosis" (as moedas) o comunidade escolar organizou e dinamizou um processo de ação educativa, no qual foram explorados conhecimentos sobre a o dinheiro, a poupança, os desejos versus necessidades, o investimento, etc. No contexto de sala de aula e recreio, geraram-se múltiplas oportunidades de aprendizagem de carácter interdisciplinar. A iniciativa "Mercado na Escola" operacionalizou o SMG num grande evento onde se vivenciou a matemática, o português, as expressões, a partilha, a inclusão, a criatividade, a socialização e a amizade.

Imprimir

Centro Escolar de Maceda - Natal 2018

Escrito por Webmaster. Publicado em Centro Escolar EB1/JI Estrada

Na última semana de aulas do 1º período letivo, foram dinamizadas um conjunto de atividades que enriqueceram e fortaleceram a amizade, o espírito de grupo e o gosto pelo espaço "Escola". Também utilizamos a temática Natal para, de forma integrada com o projeto Filhos da TERRA - RRR, despertar os alunos para as potencialidades de alguns materiais de uso diário (reutilização). Tivemos tempo para visitar a oficina do Pai Natal, realizar jogos, ver teatro de marionetas e também para reunirmos a assembleia de escola onde, semanalmente, são analisados os dados resultantes da pesagem do lixo. Um agradecimento a todos as assistentes operacionais, associação de pais, Junta de Freguesia de Maceda, Direção do agrupamento, entre muitas outras entidades e pessoas que connosco colaboraram.

Um Feliz Natal para Todos.
Os professores do 1º ciclo e pré-escolar do CEM

Imprimir

A Maior Flor do Mundo

Escrito por Webmaster. Publicado em Centro Escolar EB1/JI Estrada

No dia 21 de março, em parceria com a empresa Profijardim e a associação Tribo Terra, realizamos um evento educativo que elevou a prática pedagógica a um nível de excelência! Em cada foto é possível constatar o ambiente e carácter transdisciplinar das diferentes ações educativas em que os alunos estiveram envolvidos. Durante todo o dia letivo, entre a biblioteca escolar e o espaço recreio, vimos e ouvimos José Saramago "A Maior Flor do Mundo", aprofundámos conhecimentos sobre as árvores, colocámos, literalmente, a mão na terra, fomos artesãos, semeámos e plantámos árvores (com sorrisos, amizade,  inclusão, colaboração, partilha), fizemos acrobacias, fantasias, corridas de bogalhos e até caçamos insetos.
Centro Escolar de Maceda
Imprimir

Vamos Varrer o Lixo

Escrito por Webmaster. Publicado em Centro Escolar EB1/JI Estrada

No âmbito do projeto "Filhos da Terra", aproveitamos os festejos do halloween para realizar um desfile e uma exposição com "vassouras voadoras" imaginadas e criadas pelos alunos e respetivos encarregados de educação. Interligado com o subprojeto "RRR", este evento, para além de muitos outros objetivos, serviu para reforçar a mensagem junto dos alunos de que todos podemos e devemos contribuir para um planeta mais sustentável. Um agradecimento a Todos os encarregados de educação que tornaram possível a concretização este evento.

Centro Escolar de Maceda