Consulta Alunos  

  • Demo Image

    OFERTA FORMATIVA - ANO LETIVO 2018/2019

    ENSINO SECUNDÁRIO/CURSOS PROFISSIONAIS

    ABRIR DOCUMENTO
  • Demo Image

    ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DA EB23 FLORBELA ESPANCA

    INFORMAMOS QUE A PÁGINA DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS FOI ATUALIZADA

    VISITAR PÁGINA

Imprimir

Dia Nacional do Pijama na Escola da Relva - A Escola da Relva é Escola Pijama!

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1/JI da Relva

A Missão Pijama continua a ser realizada na Escola da Relva com a participação de todos os alunos e comunidade escolar. No dia 20 de novembro, Dia Nacional do Pijama, os alunos vestiram os seus pijamas preferidos, coloridos e quentinhos para mais um dia recheado de atividades lúdicos pedagógicas. Este ano letivo, a obra de Mundos de Vida intitula-se “A Pedra Falante” abrangendo o tema dos incêndios florestais e da importância da proteção do planeta Terra. Esta obra também refere a possibilidade de sermos amados e de vivermos num mundo melhor. Com a exploração desta obra, as crianças elaboraram apanhadores de sonhos, pintaram pedras com as suas mensagens e desejos e “enterraram “ os seus medos. Mais uma vez, os alunos estiveram reunidos por uma música “Veste Pijama” dos D.A.M.A e dança (coreografia do bailarino Cifrão), numa verdadeira magia da Missão Pijama.

Imprimir

Dia Mundial da Alimentação - Pequeno-almoço na Escola da Relva

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1/JI da Relva

É do conhecimento geral que o pequeno-almoço é uma das refeições mais importantes e que deve ser rico em nutrientes para começar o dia com energia e vitalidade. De acordo com dados estatísticos, 1 em cada 5 crianças vão para a escola sem tomar o pequeno-almoço. Muitos apontam a falta de tempo e a falta de apetite matinal como principais motivos para saltar esta refeição, e há ainda quem defenda que não identificam a importância da realização do pequeno-almoço. Contudo, são diversos os estudos que demonstram a enorme importância desta refeição matinal, principalmente para crianças e adolescentes, e são diversas as estratégias existentes para contornar os obstáculos à sua realização. De acordo com o tema “Saúde” , desenvolvido na disciplina  de Cidadania e Desenvolvimento, no dia 16 de outubro, os alunos e professores da Escola da Relva tomaram o seu pequeno-almoço na escola, iniciando as atividades letivas de forma diferente e muito educativa. As crianças aprenderam a importância desta refeição e como deve ser constituída (leite, cereais simples, fruta, queijo, fiambre, pão…). No final do dia, receberam um jogo educativo “Os super saudáveis” oferecido pela Liga Portuguesa Contra o Cancro com muitas regras sobre uma alimentação saudável!

Imprimir

Escola da Relva – Cerimónia dos Padrinhos e Afilhados

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1/JI da Relva

No dia 21 de setembro, os alunos do 1º e do 4º anos participaram numa cerimónia de receção aos novos alunos, sendo assistida por todos os outros alunos da escola. Os mais velhos apadrinharam os mais novos e responsabilizaram-se por ajudá-los nesta nova etapa da vida na escola. Os finalistas ofereceram uma medalha em cartolina aos mais novos, abraçando-os e acarinhando-os de forma a consolidar uma amizade que permanecerá por muito tempo nos seus corações. Os afilhados retribuíram com um presente: um marcador de livro muito colorido! No final, conviveram uns com os outros, partilhando brincadeiras e conhecimentos, consolidando uma amizade inesquecível. “Sonho com o dia em que todos se levantarão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos”- Nelson Mandela

Bom ano letivo!

Imprimir

Jornal Escolar O Relvinhas 2017/2018

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1/JI da Relva

Editorial

As aulas terminaram! No recreio da escola ouve-se o chilrear dos pássaros, as folhas a abanar com a nortada habitual e a gata “Relvinhas” num choro chamativo pelas crianças, estranhando o silêncio repentino. Momentos de pausa, de brincadeiras ao ar livre, passeios na floresta, piqueniques em família, corridas na praia ao sabor do vento e mergulhos no mar salgado e frio. Após um ano letivo intenso, recheado de atividades criativas, motivadoras e pedagógicas, as crianças necessitam de relaxar e recuperar energias para enfrentar o próximo ano letivo cheio de novidades! Até ao próximo ano letivo! 

O corpo docente

JORNAL O RELVINHAS - PARTE 1

JORNAL O RELVINHAS - PARTE 2

Imprimir

Escola da Relva Festeja o Dia da Família

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1/JI da Relva

No dia quinze de maio, a Escola da Relva festejou o Dia da Família abrindo as portas à comunidade educativa. Enquanto visitavam a Feira do Livro, os convidados conviveram e saborearam um delicioso café acompanhado por biscoitos. Os alunos surpreenderam com canções dedicadas à família, acompanhadas pelo som de guitarra do professor Ruben Faria, momento este vivenciado muita emoção. Enquanto os alunos assistiam a um filme nas suas salas, os convidados participaram numa sessão intitulada “ Conversa à volta dos conflitos”, orientada pelo psicólogo Pedro Sá e educadora social Ana Coelho, dinamizadores do projeto educativo “O Zé e a Maria”, do Centro Comunitário de Esmoriz. Este momento proporcionou enriquecimento pessoal e social e interação entre os presentes.

A Escola da Relva agradece a presença e boa disposição da comunidade educativa!

Imprimir

Festa Final de Ano na Escola da Relva

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1/JI da Relva

No dia 22 de junho, a Escola da Relva festejou o final do ano letivo no Esmoriz Ginásio Clube, devido às condições climatéricas instáveis. Mais uma vez, a comunidade educativa esteve presente na Festa Final de Ano, onde as crianças brilharam com as suas danças, músicas e coreografias divertidas e ritmadas. Alguns antigos alunos, corpo docente e não docente e comissão de pais homenagearam a professora Amélia Josefina Faria que tanto contribuiu para o progresso e qualidade educativa da escola. Para finalizar, os pais dos alunos finalistas entoaram uma canção de despedida que proporcionou mais um momento inesquecível! Após o habitual sorteio de rifas, a comunidade educativa foi convidada a conviver e a deliciar-se nos “Comes e Bebes”. Mais um belíssimo momento da Escola da Relva para recordar!

Até para o próximo ano letivo!

Imprimir

Visita de estudo à Quinta Pedagógica em Aveiro e Dia da Árvore na Escola da Relva

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1/JI da Relva

No dia 21 de março, Dia Mundial da Árvore, as crianças da Escola da Relva realizaram sementeiras de pinheiro manso e de flores para festejar esta data festiva, sensibilizando e contribuindo para um planeta mais verde e sustentável.

No dia 23 de março, os alunos participaram numa visita de estudo à Quinta Pedagógica de Aveiro, onde realizaram atividades lúdico-pedagógicas em contacto com animais. Esta experiência foi muito enriquecedora na medida em que conheceram vários animais domésticos, alimentaram-nos e vivenciaram algumas tarefas relacionadas com a quinta, tais como fabrico do pão, recolha de alimentos, moagem de cereais… Para grande felicidade destas crianças, a experiência inovadora foi montar no cavalo, interagindo com o animal doce e obediente. Esta visita é inesquecível pelas suas vivências divertidas e enriquecedoras!

Imprimir

Dia Mundial da Criança na Escola da Relva

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1/JI da Relva

No dia 1 de junho, os alunos da Escola da Relva festejaram o seu dia com muita diversão e alegria. Cheios de energia, participaram em jogos tradicionais: corridas de sacos, lançamento de bolas, jogo da colher e corridas a três pernas. Foram surpreendidos por um saltitar e cheiro a pipocas doces que fizeram as delícias de todos. Ao longo da manhã, as crianças tiveram a oportunidade de ter pinturas faciais e balões que foram modelados de acordo com as suas figuras preferidas. Com grande delírio, houve lançamento de foguetes de papel pelo ar! A aula de zumba alegrou as crianças que com muita coordenação foram balançando ao som das diversas músicas. Para almoço, neste dia tão especial, foram presenteados com cachorros quentes, batatas fritas, sumo e um cremoso gelado! No período da tarde, os alunos mais novos tiveram uma pequena sessão de cinema. Estas atividades foram dinamizadas em parceria com a Associação e Comissão de Pais desta escola. Um dia diferente para relembrar!