Consulta Alunos  

  • Demo Image

    ANO LETIVO 2019/2020

    MANUAIS ESCOLARES

    INFORMAÇÕES AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

    VER DOCUMENTO

  • Demo Image

    ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DA EB23 FLORBELA ESPANCA

    INFORMAMOS QUE A PÁGINA DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS FOI ATUALIZADA

    VISITAR PÁGINA

Imprimir

Dia Mundial da Alimentação 2019

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1/JI da Relva

Numa sociedade em que muitos problemas de saúde são consequência de uma alimentação pouco saudável, a escola tem um papel essencial na motivação e implementação de hábitos alimentares saudáveis. Na Escola da Relva, para além do projeto das “Lancheiras Saudáveis”, de histórias e de muitas outras atividades, os alunos trouxeram fruta e confecionaram coloridas e deliciosas espetadas de fruta, para assinalar este dia tão importante!

Imprimir

CERIMÓNIA DOS PADRINHOS E AFILHADOS NA ESCOLA DA RELVA

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1/JI da Relva

O início do ano letivo na Escola da Relva ficou marcado pela tradicional Cerimónia dos Padrinhos e Afilhados, que foi realizada no passado dia 23 de setembro.A entrada na escola dos alunos do primeiro ano foi apadrinhada por um amigo do quarto ano. O desenvolvimento desta atividade visa facilitar a integração dos alunos mais novos na nossa escola e promover responsabilidade aos mais velhos.

Imprimir

Dia Internacional da Família na Escola da Relva

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1/JI da Relva

No dia 15 de maio, Dia Internacional da Família, a Escola da Relva proporcionou um dia diferente a toda a comunidade educativa. Ao final da tarde, realizaram-se jogos tradicionais entre os membros familiares, proporcionando momentos de boa disposição e de camaradagem. De seguida, a aula de zumba animou os presentes com as suas alegres coreografias. Para finalizar o dia e restabelecer as energias, a comunidade educativa foi convidada para um pequeno coffee break. Este é mais um momento inesquecível para a comunidade educativa! A Escola da Relva agradece a todos os que participaram nesta iniciativa!

“Uma família feliz é um pilar importante para qualquer homem público”  Nelson Mandela 

Imprimir

Semana da Leitura – Escola Básica de Relva

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1/JI da Relva

No âmbito da Semana da Leitura, a Escola Básica de Relva convidou o professor José Alberto Rodrigues a fazer uma sessão de apresentação de livros Pop-Up (e a surpresa, também dois que eram Pop-Down). Os livros apresentados, com histórias conhecidas dos alunos, despertaram muita curiosidade e admiração pela sua elaborada e minuciosa construção. Todos ficaram a conhecer os livros Pop-Up e Pop-Down no que diz respeito à sua diferenciação, construção e manuseamento. No final da sessão, foi demonstrado como fazer uma página ou postal Pop-Up, despertando a imaginação de todos os presentes na elaboração de futuros trabalhos escolares. O professor José Alberto Rodrigues é autor da página do Facebook chamada Up Up Pop-Up, podendo ser consultada para visualização do trabalho desenvolvido até ao momento, assim como outras iniciativas como exposições, apresentação de livros ou oficinas. A comunidade educativa da Escola da Relva agradece ao professor José Alberto Rodrigues a sua participação e simpatia no desenvolvimento desta sessão que contribuiu para o enriquecimento cultural de todos os presentes.

Imprimir

Escola da Relva – Exposição de robôs construídos pelos alunos com materiais recicláveis

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1/JI da Relva

No âmbito da disciplina de Programação e Robótica e em conjunto com os professores titulares de turma, está a decorrer na Escola da Relva uma exposição de Robôs Reciclados, construídos pelos alunos do 3º e 4º ano de escolaridade. Numa perspetiva de educação para a cidadania, tendo em conta princípios essenciais para o desenvolvimento sustentável do nosso planeta, os alunos aprenderam a importância da reutilização e reciclagem de materiais usados, os quais foram aplicados na construção de robôs.

Neste sentido, foi-lhes proposto o desafio de projetarem e construírem robôs a partir dos mais diversos tipos de materiais recicláveis, usados no seu dia-a-dia: rolos de papel, caixas de cartão, garrafas, tampas e peças metálicas. Fazendo uso da sua imaginação e criatividade, os alunos procederam à montagem dos robôs, auxiliados nesta tarefa pelos seus familiares. 

De modo a poderem visualizar os trabalhos realizados pelos alunos, convidam-se os pais e encarregados de educação a visitar a exposição, que está patente na Escola da Relva.

Os Professores Responsáveis: António João Lopes, Ana Catarina Coelho, Sónia Guerra, Rosa Adelina Lima e Alcides Alves

Imprimir

Carnaval 2019 na Escola da Relva

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1/JI da Relva

No dia um de março, a Escola da Relva brilhou com as fantasias e bolsas/malas decoradas com muita imaginação. A alegria espalhou-se pelas ruas em redor da escola, por onde as crianças desfilaram com as suas coloridas bolsas/malas, encantando as pessoas que assistiam ao cortejo carnavalesco. Os alunos estiveram deslumbrantes e com muito entusiasmo, desfilaram, rodopiaram, cantaram, dançaram e encarnaram as personagens que tanto admiram. O desafio lançado aos Encarregados de Educação na elaboração de bolsas/malas com materiais reciclados superou todas as expetativas. O resultado foi muito positivo! Parabéns a toda a comunidade educativa pelo seu empenho nesta atividade!

Imprimir

Natal 2018 na Escola da Relva

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1/JI da Relva

Durante o mês de dezembro, os alunos da Escola da Relva vivenciaram o Natal com muita alegria e ansiedade. No dia 7 de dezembro, os alunos foram assistir ao musical ”A Surpreendente Casa de Chocolate”, em Matosinhos, oferta da Comissão de Pais da Escola. Ao longo da última semana, elaboraram diversos trabalhos relacionados com esta época festiva, não esquecendo de escrever o postal de Natal para a família e para a Associação de Leucemia Portuguesa. No dia 13 de dezembro, os alunos tiveram uma hora do conto com a exploração da obra “O Natal do Lobo Pepe” pelo autor / ilustrador Álvaro Pecegueiro. No último dia de aulas, realizou-se a Festa de Natal com a surpresa da visita do Pai Natal que distribuiu presentes divertidos e chocolates por todas as crianças, que se reuniram num lanche cheiroso a canela com muita aletria.

Votos de Boas Festas!

Imprimir

O teatro veio à escola EB1 da Relva

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1/JI da Relva

No dia 21 de fevereiro, os alunos da Escola da Relva assistiram à peça teatral “ A Caminho do Saber”, uma produção infantil do Animateatro. Esta companhia persiste em levar o teatro junto das crianças, com um percurso itinerante por todas as escolas do país. Nesta peça de teatro, os alunos são convidados a “entrar “ na Máquina do Saber, juntamente com as personagens, Neurónio, Sofia, Marquês de Pombal, Ignorância, Sol e o Hugo. Etapa a etapa, pergunta e resposta, foram realizadas peripécias interativas entre o público e o elenco com temas educativos de interesse: Terramotos, Poluição, Natureza, Sistema Solar, que são do conhecimento de todos! A mensagem final transmitida é que não se deve deixar vencer pela Ignorância “ Nunca deixar de estudar para a Ignorância não atacar!”. Esta atividade foi comparticipada, na sua totalidade, pela Comissão de Pais da Escola da Relva. Agradecemos a todos os que proporcionaram este momento inesquecível às crianças desta escola.

Bom Carnaval!

Imprimir

Dia Nacional do Pijama na Escola da Relva - A Escola da Relva é Escola Pijama!

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1/JI da Relva

A Missão Pijama continua a ser realizada na Escola da Relva com a participação de todos os alunos e comunidade escolar. No dia 20 de novembro, Dia Nacional do Pijama, os alunos vestiram os seus pijamas preferidos, coloridos e quentinhos para mais um dia recheado de atividades lúdicos pedagógicas. Este ano letivo, a obra de Mundos de Vida intitula-se “A Pedra Falante” abrangendo o tema dos incêndios florestais e da importância da proteção do planeta Terra. Esta obra também refere a possibilidade de sermos amados e de vivermos num mundo melhor. Com a exploração desta obra, as crianças elaboraram apanhadores de sonhos, pintaram pedras com as suas mensagens e desejos e “enterraram “ os seus medos. Mais uma vez, os alunos estiveram reunidos por uma música “Veste Pijama” dos D.A.M.A e dança (coreografia do bailarino Cifrão), numa verdadeira magia da Missão Pijama.