“Somos Eco Cidadãos” - Projeto Curricular de Turma – MU4/3

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1 Murteira

Durante o segundo semestre, os alunos da turma MU 4/3 da Escola Básica da Murteira, em Arada, dedicaram parte da sua atenção e estudo a tentar perceber por que escutam, vezes sem conta, “O nosso Planeta está em perigo!”; “Salvem o planeta Terra”. Através de momentos de pesquisa, visualização e análise de reportagens e documentários descobriram os diferentes tipos de poluição e as consequências que ambos trazem para o meio ambiente e para a vida do Homem. Foram convidados a desenvolver atividades e dinâmicas, na sala de aula ou em família, capazes de os tornar formadores e praticantes de boas-práticas ambientais. No presente, é urgente mudar de atitude e comportamento na perspetiva de proteger o planeta Terra dos ataques do seu maior inimigo: o Homem. Orgulhosos do que aprenderam e podem ensinar, tornam públicas algumas das atividades desenvolvidas no âmbito do seu Projeto Curricular de Turma: “Somos Eco Cidadãos”.

EB da Murteira - Visita de estudo a Aveiro

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1 Murteira

Os alunos da turma MU4/3 fizeram uma visita de estudo à cidade de Aveiro, no dia 17 de junho de 2022. Esta visita foi uma aula a céu aberto, onde os alunos do 3º ano e os finalistas do 1º Ciclo de ensino tiveram a oportunidade de ensinar e aprender mais sobre a capital do nosso distrito, assim como por em prática conhecimentos científicos e as boas práticas de convivência social (em grupo e em sociedade). Partilham o sumário da aula e o momento em que eternizaram os laços de amizade construídos ao longo de, pelo menos, 4 anos. Numa das ponte, sobre um dos canais da Ria de Aveiro, amarraram a sua fita da amizade, atual costume de quem visita esta tão bonita e alegre cidade.

EB da Murteira - Visita ao Parque Biológico de Gaia

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1 Murteira

No passado dia 8 de junho de 2022 a comunidade escolar da E.B. da Murteira foi visitar o Parque Biológico de Gaia. O tempo chuvoso não impediu os participantes de fazerem a visita guiada pelo parque e de alimentarem alguns dos animais que ali vivem. Nesta aula de campo tiveram a oportunidade de consolidarem, aprenderem e ensinarem aspectos da fauna e flora. Fica o especial agradecimento  aos pais e Associação de Pais da Murteira pela possibilidade de terem proporcionado esta visita de estudo de forma totalmente gratuita.

Janeiro Solidário 2022 na Escola da Murteira

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1 Murteira

Tal como já vem sendo comum a Associação de Pais em articulação com a Escola da Murteira, levou a cabo mais um “Janeiro Solidário”, angariando bens alimentares não perecíveis, produtos de higiene e brinquedos, junto das famílias dos meninos que frequentam esta escola. Este ano a quantidade de produtos doados, que superou as expectativas,  foi entregue à Conferência de São Vicente de Paulo de São Martinho de Arada no dia 19 de fevereiro.  Esta instituição apoia famílias carenciadas da Freguesia de Arada. Um bem-haja a todos os meninos da Escola da Murteira e às suas famílias que contribuíram, mais uma vez, para uma melhoria das condições de vida e de bem-estar de várias famílias. Estimular nas crianças, o desenvolvimento de comportamentos solidários é investir na formação de cidadãos conscientes das suas responsabilidades para com os outros.