Curso Profissional Técnico de Animação 2D/3D - Exposição 3D Magic Art

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

No passado dia 12 de março de 2014 os alunos do Curso Profissional Técnico de Animação 2D/3D realizaram uma visita de estudo à cidade do Porto, onde tiveram oportunidade de visitar a Exposição 3D Magic Art, patente no Edifício da Alfândega do Porto. Para além disso, os alunos percorreram o Centro Histórico do Porto, sendo de destacar a subida ao alto da Torre dos Clérigos. No final da visita, os alunos deslocaram-se à Reitoria da Universidade do Porto onde visitaram as seguintes exposições: Inaudito: A Aventura de Ouvir, Evolução da Vida na Terra e Coleção Egípcia do Museu de História Natural da Universidade do Porto. A visita foi dinamizada pelos professores António João Lopes e Maria do Céu Faria, tendo contado com a colaboração das professoras Margarida Lourenço e Álida Alçada.

EXPOSIÇÃO 3D MAGIC ART

A Exposição 3D Magic Art, está patente no Centro de Congressos da Alfândega do Porto e pretende englobar o conceito de exposição interativa baseada em pinturas tridimensionais, realizadas em quadros de grandes dimensões. Durante a visita os alunos puderam testar a sua criatividade e imaginação, improvisando as mais diversas formas de interação com os quadros expostos, as quais remeteram para situações bastante originais e divertidas.

TORRE DOS CLÉRIGOS

Durante a visita, os alunos subiram ao alto da Torre dos Clérigos, percorrendo uma escadaria com cerca de 225 degraus, a qual os transportou até uma altura de cerca de 75 metros. Esta escadaria permite o acesso aos varandins do último andar, onde se pode desfrutar de uma paisagem deslumbrante e arrebatadora, facto que os alunos aproveitaram para recolher imagens panorâmicas das cidades do Porto e Gaia.

CENTRO HISTÓRICO DO PORTO

Os alunos realizaram um percurso através do Centro Histórico do Porto, tendo visitado os seguintes locais: Alfândega Nova, Muralhas/Muralha Fernandina, Rua Nova, Alfândega Régia (Casa do Infante), Ponte das Barcas, Ponte D. Luís, Painel da Ribeira Negra, Batalha, Rua de Santa Catarina, Rua 31 de Janeiro, Estação de S. Bento, Torre dos Clérigos e Judiaria do Olival. A ligação entre a Ribeira e a Praça da Batalha foi feita através do Funicular dos Guindais, o qual oferece uma vista única sobre o rio Douro.

REITORIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO

Durante a tarde, perto do final da visita, os alunos deslocaram-se à Reitoria da Universidade do Porto onde visitaram as seguintes exposições:

Inaudito: A Aventura de Ouvir - Exposição com carácter informativo e interativo, pretende revelar alguns dos mistérios do sistema auditivo proporcionando diversas atividades lúdicas aos alunos. Esta exposição já foi visitada por mais de 500 mil pessoas, em países como Espanha, Chile e Argentina.

Evolução da Vida na Terra - Esta exposição tem como objetivo mostrar algumas das etapas mais significativas da evolução da vida na Terra. Através de fósseis, mas também de minerais, rochas e meteoritos, assim como reconstituições da vida e dos seus ambientes, os alunos foram desafiados a reviver alguns dos acontecimentos geológicos que condicionaram a evolução da vida no nosso planeta.

Coleção Egípcia do Museu de História Natural da Universidade do Porto - Os alunos puderam usufruir de uma verdadeira aula de História, proporcionada pelas 103 peças que compõem o núcleo egiptológico da Universidade do Porto. Máscaras funerárias, múmias, amuletos, um sarcófago, vasos para guardar as vísceras do defunto, escaravelhos e estatuetas funerárias são alguns dos tesouros que pretendem recriar os hábitos de vida dos antigos egípcios. Este espólio foi oferecido a Portugal em 1926 pelo governo alemão, numa "atitude de gratidão" pela devolução de um navio aprisionado e retido no país durante a I Guerra Mundial, quando transportava um importante espólio arqueológico originário de Assur, na antiga Mesopotâmia.