Alunos de Línguas e Humanidades no Porto Medieval

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

No dia 12 de fevereiro as turmas 10ºC (alunos de Línguas e Humanidades) e 10ºD fizeram uma Visita de estudo ao “Porto, cidade património mundial da Humanidade”, acompanhados pelos professores Ana Saraiva, Margarida Lourenço e Rogério Pinto.

A viagem foi feita de comboio. No Porto, visitámos o Núcleo Museológico da Casa do Infante, na Ribeira do Porto. Aí observamos os vestígios da ocupação romana do espaço e a memória da Alfandega Régia que funcionou no mesmo local. Ainda na Casa do Infante utilizamos uma maqueta interativa que representa o Porto medieval.

Saídos da Casa do Infante, seguimos o percurso pelo Porto, património da Humanidade, utilizando as indicações da maqueta, atentando no local de implantação das ordens mendicantes, nas ruas e praças medievais, na Judiaria do Olival, no que resta das muralhas ditas fernandinas, suas 18 portas e postigos e admirando, lá ao cimo, no Morro da Pena Ventosa, a Sé românica. Aqui chegados, entramos no templo, observando os vários estilos artísticos que este monumento testemunha.

Apesar das más condições meteorológicas, os alunos consideraram que a atividade foi interessante, permitindo-lhes conhecer património que nunca tinham visitado e consolidar conhecimentos adquiridos nas aulas.