VISITA DE ESTUDO DE PSICOLOGIA

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

LOCAIS ONDE TAMBÉM REINA O CALOR HUMANO

OS SENTIMENTOS ANULAM BARREIRAS!

No passado dia 25 de Fevereiro, os alunos de Psicologia das turmas 12º A e B, do Agrupamento de Escolas de Esmoriz – Ovar Norte, realizaram uma visita de estudo ao Hospital Magalhães Lemos e ao Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo. Esta atividade, prevista no Plano Anual de Atividades, foi dinamizada pela docente a lecionar a disciplina, Prof.ª Cecília Godinho, tendo esta contado com a colaboração do Prof.º José Luís Barroso que acompanhou o grupo de alunos.

Constituindo uma atividade essencialmente formativa e pedagógica e inserindo-se na prática da lecionação de conteúdos nesta disciplina, nomeadamente “o cérebro”, ”a cognição, emoção e conação”, “o comportamento e seus reflexos sociais”, “a identidade pessoal”, de entre outros, permitiu aos alunos conhecer a dinâmica destes locais, na sua vertente de reabilitação psicossocial e posterior inclusão na vida ativa. Na primeira instituição, os discentes tiveram como orientadores da visita os senhores enfermeiros do Centro de Formação Contínua (Helena Vieira) e do Serviço de Reabilitação Psicossocial (José João Silva), tendo sido inicialmente acolhidos pelo senhor diretor do Hospital Magalhães Lemos. No Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo, após uma saudação calorosa aos visitantes, por parte do senhor diretor, os alunos, orientados pelo senhor Luís Novais, contactaram com alguns reclusos, visitando locais como a “Ala Psiquiátrica”, a “Unidade Livre de Drogas” e a “Sala VIP”…

Os discentes aperceberam-se da gestão correta e do bom funcionamento de múltiplos equipamentos sociais disponíveis, do perfil adequado do pessoal técnico e auxiliar, sensibilizando-se, desta forma, os reclusos, para os valores que lhes permitam posteriormente uma inserção com sucesso na sociedade.

A visita possibilitou, aos alunos, o conhecimento de uma nova realidade, passando-se da teoria (conhecimentos adquiridos nas aulas) à prática (verificação ‘no terreno’ de casos reais). Também para os doentes e reclusos, constituiu algum tempo de convívio e de simulação de momentos de integração social.

Esta atividade foi bem sucedida, ultrapassou as expetativas previstas, sendo uma experiência inédita, neste estabelecimento de ensino e devendo ser implementada em futuros contextos de aprendizagem.

A Professora: Cecília Godinho