Palestra - "Química Nuclear: Conceito e Aplicações"

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

No dia 10 de janeiro decorreu, na biblioteca da Escola Secundária de Esmoriz, no âmbito da disciplina de Física e Química A, uma palestra realizada pela Professora Doutora Ana Reis (Professora do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto) e direcionada aos alunos das turmas A , B e C do 10º ano do curso de Ciências e Tecnologias.

A oradora abordou vários temas lecionados nas aulas de FQA, aprofundando-os e esclarecendo dúvidas apresentadas pelos alunos , nomeadamente :

- A descoberta da radioatividade.;

- Processos de desintegração radioativa;

- Cuidados a ter no uso de substâncias radioativas;

- Aplicação de métodos radioquímicos na resolução de diversos problema;

- Fissão nuclear; reatores nucleares, constituição e funcionamento;

- Reações termonucleares, síntese nuclear em estrelas.

Os temas foram apresentados de forma clara e entusiástica, realçando o importante papel da Química na sociedade no passado e presente e a sua preponderância no futuro.

Esta atividade permitiu uma maior consolidação das aprendizagens realizadas em sala de aula e uma exploração adicional de alguns conceitos, no âmbito da disciplina de Física e Química A.

A actividade foi muito interessante , enriquecedora e correspondeu às expectativas de todos os que nela participaram .

A “reportagem fotográfica” esteve a cargo de alguns alunos do Curso de Animação 2D/3D.

Grupo de Física e Química