PARLAMENTO DOS JOVENS - PARTICIPAÇÃO DO AGRUPAMENTO

Decorreram, nos passados dias 7 e 8 de março, as Sessões Distritais do Parlamento dos Jovens, projecto em que o nosso agrupamento esteve representado este ano lectivo, tanto no ensino básico como no ensino secundário.

Esta etapa foi apenas, o culminar de um processo que começou no início do ano lectivo e que registou várias fases. Assim, após a criação das listas candidatas às eleições escolares, os alunos participantes foram debatendo e definindo as suas propostas relativas aos temas “Racismo, preconceito e discriminação: ao debate!” no ensino básico, e “Portugal: assimetrias litoral/interior. Que soluções?” no ensino secundário.

A adesão ao projeto foi mais significativa no ensino básico, com a criação de sete listas, e mais moderada no ensino secundário, com a formação de uma única lista, mas o nível de entusiasmo e entrega foi igual nos dois níveis de ensino.

O mês de Janeiro marcou a fase mais agitada do projecto no agrupamento já que os alunos puderam participar em sessões de debate com o deputado da Assembleia da República, António Topa, (a sessão do ensino secundário contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro), apresentaram projetos de recomendação, dinamizaram a campanha eleitoral, participaram nas eleições e, finalmente, reuniram em Sessão Escolar para eleger os representantes do agrupamento na fase distrital.

Sessão Escolar com o Deputado António Topa e Presidente da Câmara de Ovar, Salvador Malheiro

No ensino básico o Agrupamento foi muito bem representado na Sessão Distrital que decorreu em Oliveira do Bairro no passado dia 7 de Março pelos deputados Gabriela Pereira, do 8ºF, Gustavo Oliveira, do 8ºA, e João Silva, do 7ºE.

Deputados João Silva, 7ºE, Gabriela Pereira, 8ºF e Gustavo Oliveira, 8ºA

No dia seguinte, na Sessão Distrital do ensino secundário, que decorreu em Albergaria-a-Velha, a representação do Agrupamento contou, para além dos deputados Inês Pereira, do 11ºA, Maria Touret, do 11ºD e Manuel Filipe Ferreira, do 11ºA, com a presença na mesa, enquanto secretária, da aluna Margarida Santos, do 11ºB.

Em ambas as sessões os alunos souberam contornar o nervosismo associado à primeira participação e tiveram desempenhos meritórios tendo sido participativos, assertivos e interventivos em todos momentos. Tal postura revelou-se na acumulação de votos de outras escolas nas medidas que tinham sido propostas pelos nossos deputados.

Deputados Manuel Filipe Ferreira, 11ºA, Maria Touret, 11ºD, Inês Pereira, 11ºA e Secretária da Mesa Margarida Santos, 11ºB

Desta forma o balanço desta participação não podia ser senão positivo e todos os alunos envolvidos no projeto, desde a criação das listas e projetos de recomendação até à participação nas sessões distritais, estão de parabéns!

José Oliveira, Coordenador do Projeto