Visita de estudo ao “World of Discoveries”, no Porto

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1/JI Outeiral

No dia 13 de janeiro de 2023, todos os alunos do 4º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Esmoriz – Ovar Norte realizaram uma Visita de estudo ao “World of Discoveries”, no Porto. Pelas 8h e 30 min os alunos encontraram-se nas respetivas escolas para iniciarem a viagem de autocarro, até ao Porto. Quando chegaram ao Museu dos Descobrimentos, por volta das 10h, lancharam e de seguida foram convidados para entrar, com boa disposição. Os alunos iniciaram a visita explorando os vários espaços / salas com muito interesse. Numa das salas foram apresentados os vários tipos de embarcações e os instrumentos de navegação usados pelos nossos aventureiros e corajosos antepassados. Noutra sala exploraram vários ecrãs com informações sobre algumas personalidades históricas, como navegadores, e num deles ainda observaram como era a vida a bordo, entre outros factos. Seguidamente dirigiram-se a outra zona que representava os locais onde os tripulantes dormiam, cozinhavam, guardavam as mercadorias, entre outras coisas. Os alunos continuaram a visita e viram o local onde eram construídas e reparadas as barcas, caravelas, naus, etc. Finalmente as crianças tiveram a oportunidade de fazer uma viagem de barco, à semelhança dos grandes e corajosos navegadores portugueses, na época dos descobrimentos. Foi uma aventura extraordinária para todos os participantes, tornando este dia inesquecível.

Texto coletivo da turma O4 - Outeiral – Arada

Ser militar por um dia

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1/JI Outeiral

No dia 25 de novembro de 2022, todos os alunos do 4º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Esmoriz – Ovar Norte tiveram a oportunidade de participar na atividade no âmbito das Forças Armadas “Alista-te por um dia”, em parceria com a Câmara Municipal de Ovar. Realizaram uma visita ao Regimento de Engenharia de Espinho e ao Aeródromo de Manobras nº 1 de Maceda, onde efetuaram diversas atividades que lhes possibilitaram conhecer melhor como é a vida militar. Tiveram ainda a oportunidade de experimentar os óculos de realidade virtual, de entrar nos aviões e num helicóptero. Também assistiram à demonstração de um treino de cães, com grande entusiasmo e animação. Alguns meninos foram entrevistados pelos repórteres da RTP e, apesar do nervosismo, sentiram-se muito felizes. No final da tarde, cantaram o hino nacional, enquanto a bandeira era arreada, na presença do Sr. Presidente da Câmara, Eng. Salvador Malheiro e do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), Almirante António Silva Ribeiro, entre outras pessoas. Foi um dia muito importante e agradável para todas as crianças, conseguiram adquirir muitos conhecimentos e usufruir de novas vivências que nunca mais esquecerão.

Texto coletivo da turma O4 - Outeiral - Arada

Corta-Mato do Outeiral

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1/JI Outeiral

Após dois anos de interrupção, devido à pandemia, a escola voltou à normalidade e no dia 6 de maio, realizou-se o 9º Corta-mato na Escola do Outeiral, em Arada. Todas as crianças participaram alegremente no evento, esforçaram-se ao máximo e divertiram-se muito. Esteva presente o sr. Manuel Ferreira, atleta de Arada, a quem agradecemos, colaborando na realização da atividade desportiva e na entrega de medalhas. Todos receberam um diploma de participação e de reconhecimento pelo esforço, empenho, dedicação e entusiasmo demonstrado na prova. Foi um dia muito especial para toda a comunidade educativa, em que se reviveu uma experiência bastante agradável e saudável.

EB1/JI Outeiral - Valentine´s Day

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1/JI Outeiral

O “Valentine´s Day” não passou despercebido na Escola EB do Outeiral, sendo comemorado no dia subsequente. As docentes de Inglês do 3.o e 4.oanos, com a colaboração das titulares, dinamizaram atividades com o intuito de reforçar nos alunos o gosto pela língua e efemérides dos países de língua oficial inglesa. Foi realizado um concurso de postais ilustrados em sala de aula e, depois dos resultados apurados, foram entregues brindes aos autores dos cartões mais votados pelos próprios alunos. Estes entoaram, ainda, a música “Friends”, entre outras, e aderiram ao convite fotográfico “Be my Valentine”.

Uma atividade lúdica numa aula imbuída de afetos!

(Ver Vídeo no Youtube)

EB1/JI Outeiral - Semana do Agrupamento

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1/JI Outeiral

Na semana do agrupamento e na interrupção letiva da Páscoa, a comunidades escolar (escola e associação de pais), levou a cabo várias atividades e iniciativas para melhorar o espaço exterior da Escola do OUTEIRAL. Entre as atividades iniciadas constam: plantação de flores e árvores, colocação de uma pequena cerca nos canteiros, decoração do novo “coberto”, lavagem de muros e pintura dos mesmos, pintura do portão da entrada, pinturas em muros e paredes, pintura da casa das máquinas e da barraquinha, oferta de uma casinha e decoração do carrinho das feirinhas, construção de uma “cerca” à volta do parque infantil. Esperamos que gostem tanto como nós….