OpenDEI | VISITA AO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA INFORMÁTICA - UNIV. COIMBRA

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

No dia 16 de novembro, os alunos dos 11.º e 12-º anos dos Cursos Profissionais de Técnico de Multimédia e de Informática-Sistemas, visitaram a Universidade de Coimbra, acompanhados pelos professores das disciplinas da componente técnica, Angelina Almeida, Belmiro Carvalho, Ermelinda Azevedo e Sara Afonso. Os alunos participaram na tarde aberta, Open DEI 2022/2023, organizada pelo Departamento de Engenharia Informática (DEI) e pelo Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC). A visita iniciou-se com uma apresentação de boas-vindas feita pelos responsáveis Departamento de Engenharia Informática (DEI) e pelo Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC), onde estiveram os alunos de todas as escolas participantes. De seguida, os alunos foram divididos em três grupos e acompanhados às respetivas atividades por um aluno a frequentar esta faculdade.

Os alunos do nosso Agrupamento participaram nas seguintes atividades:

11.º D - CPTM e CPTIS

Visita ao Data Center

“Artificial Intelligence and Machine Learning”

12.º E- CPTIS

Amazing Lab

“Information Visualization”

“Let us Fool Artificial Intelligence”

12.º E- CPTM

Computacional Design

Evolutionary Computation

“Information Visualization”

No final da visita foi oferecido a cada aluno um lanche assim como uma t-shirt do departamento de Engenharia Informática (DEI). Esta visita foi profícua pois permitiu dar a conhecer aos alunos dos Cursos Profissionais de Multimédia e Informática algumas atividades de investigação que desenvolvem na Faculdade de Engenharia Informática, bem como a respetiva oferta formativa. Permitiu também sensibilizar os alunos para a pertinência de alguns temas e de aplicações que podem, de alguma forma, contribuir para incentiva-los para o prosseguimento de estudos.

Salienta-se também o ensejo que foi para estes alunos  desenvolverem outro tipo de competências, nomeadamente competências pessoais (autonomia, relacionamento interpessoal, comunicação entre pares e com professores universitários), sociais (relacionamento, colaboração e a comunicação) e profissionais (competências digitais e académicas). O Curso Profissional de Técnico de Multimédia e de Informática desfrutou desta visita de estudo que, apesar das condições meteorológicas, proporcionou uma chuva de ideias e novas visões sobre Tecnologias emergentes.