Nanoquímica e Nanotecnologia: Rumo aos Têxteis do Futuro
No dia 9 de Janeiro de 2019 decorreu, na biblioteca da Escola Secundária de Esmoriz, no âmbito da disciplina de Física e Química A, uma palestra subordinada ao tema “Nanoquímica e Nanotecnologia : rumo aos Têxteis do Futuro“ coordenada e apresentada pela Professora Catedrática na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) Cristina Freire, com a colaboração de Tânia Pinto (Investigadora pós doutoramento) do Departamento de Química e Bioquímica da FCUP. A palestra contou com a participação de alunos das turmas A e B do 10º ano.
A Professora Cristina Freire fez uma breve introdução ao tema salientando a importância do conhecimento no desenvolvimento da Ciência e evolução Tecnológica, referindo o papel de destaque que a Nanoquímica e a Nanotecnologia têm assumido na Indústria Têxtil e do Vestuário para a criação e desenvolvimento de novos produtos com um vasto leque de aplicações, desde o Desporto, Moda e Decoração até à Proteção, Transporte e Saúde. Foram apresentados exemplos de nanomateriais, salientando-se as diferentes propriedades que estes têm relativamente aos respetivos materiais macroscópicos, e explicado o contributo da Química na preparação de nanomateriais cujas propriedades físico-químicas podem ser controladas minuciosamente. Nesta palestra foram apresentados diversos exemplos do contributo da Nanoquímica para a produção de uma nova geração de têxteis funcionais e inteligentes que tem vindo a revolucionar a nossa Sociedade, tais como: propriedades de auto-limpeza, repelência à água e à sujidade, termocromismo, proteção à radiação ultravioleta, entre outras. Foi explicado aos alunos que isto é possível através da incorporação de nanomateriais em substratos têxteis, proporcionando-lhes maior conforto, leveza e flexibilidade, sem comprometer o aspeto e o toque.
A palestra foi muito interessante motivando os alunos para a importância das áreas da Química e da Nanotecnologia e suas aplicações no quotidiano, mas alertando para a questão da gestão sustentável dos resíduos no sentido de “prevenir e não remediar”. O tema foi apresentado e explorado de forma clara e lúdica, conseguindo chegar a todos muito facilmente, e foram realizadas várias experiências que cativaram e prenderam a atenção dos alunos. Os alunos demonstraram, ao longo de toda a palestra, muito interesse, participação e motivação pelos temas abordados. Foi uma experiência bastante interessante e com grande valor educativo. Nos alunos ficou a certeza da importância de adquirirem conhecimento científico ao longo do seu percurso no ensino secundário, suscitando curiosidade e abrindo novas perspetivas para o seu futuro.
Grupo de Física e Química