DÁDIVA DE SANGUE – Instituto Português do Sangue

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

Realizaram-se no final do 1º Período, na Biblioteca Manuel Monteiro – Escola Secundária de Esmoriz, duas sessões de informação e sensibilização relacionadas com a dádiva de sangue, dinamizadas pela Dra. Conceição Araújo, técnica especializada do Instituto Português do Sangue – Porto, dirigidas aos alunos do 12º ano, turmas A, B, c e D, organizadas pelo grupo de trabalho do Projeto de Educação para a Saúde (PES).

A oradora referiu-se aos locais onde a recolha de sangue pode ser realizada, bem como aos processos de tratamento, até poder ser canalizado para as instituições que dele necessitam. Os alunos tiveram a oportunidade de rever conteúdos já abordados nas aulas de Biologia e foram informados sobre a importância do sangue para a vida humana e para o facto de, sendo a dádiva a única forma de o obter, haver necessidade de voluntários em número suficiente, de modo a garantir a existência de sangue nas instituições de saúde. Tiveram ainda oportunidade de refletir sobre a importância da doação de sangue, e sobre o seu papel de dadores, enquanto dadores ativos, mas também enquanto dadores passivos, ao adotar comportamentos responsáveis de cidadania.

Na palestra foram exibidos modelos ilustrativos da constituição do sangue e explicado o modo como se faz a triagem dos seus constituintes. A comunicação foi interativa, possibilitando aos alunos a colocação de questões e o esclarecimento de dúvidas. Os alunos foram também informados sobre questões associadas à doação de medula óssea, nomeadamente o processo a que os dadores são submetidos em caso de serem identificados como indivíduos compatíveis. Assim, os alunos ficaram sensibilizados para esta problemática, com a consciencialização de poderem contribuir para o enriquecimento dos bancos de medula óssea, não só a nível nacional, mas também a nível internacional. Estando os alunos sensibilizados para estas questões, poderão, dentro de pouco tempo, voluntariar-se como dadores de sangue e também de medula. Através da Dra. Conceição Araújo, foi abordada com rigor e com o conhecimento da situação real esta temática, tão pertinente nesta faixa etária e no quotidiano de todos, de modo a contribuir para o bom funcionamento das instituições na área da saúde e para o bem-estar de todos os cidadãos.