Visita de Estudo ao Centro Materno-Infantil do Norte – Centro Hospitalar do Porto

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

No passado dia 15 de janeiro, os alunos do 12º Ano, turmas A, B e C, no âmbito da disciplina de Biologia, e inserida no Plano anual de Atividades do Agrupamento, realizaram uma visita de estudo ao Centro Materno-Infantil do Norte – Centro Hospitalar do Porto, dinamizada pela professora Rosa Helena Graça. Os alunos foram recebidos pela Enfermeira Cidália, um dos elementos da equipa do “Espaço Jovem”. Sob a sua orientação, os alunos visitaram este “Espaço” onde qualquer jovem se pode dirigir, diariamente, sem prévia marcação de consulta, o serviço de Pediatria e o serviço de Neonatologia. Foram depois recebidos por duas médicas, tendo sido feita referência às características deste hospital e aos serviços disponibilizados. Foram abordadas questões relativas à adolescência, contraceção, gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis, tendo sido dada resposta a um conjunto de questões que integravam uma “caixa de perguntas”, previamente elaborada pelos alunos, tendo estes oportunidade de refletir sobre a problemática associada às questões referidas e de consolidar as aprendizagens realizadas na disciplina de Biologia.

>Fizeram-no num Centro Materno-Infantil de referência, com a colaboração de técnicos especializados, e, simultaneamente, num espaço que se ocupa do acompanhamento dos jovens numa fase de importantes mudanças. Estas devem passar pela vivência da sexualidade na posse da informação adequada, com adoção de comportamentos responsáveis, de modo a evitar situações de risco e que possam comprometer os jovens no processo de evolução e preparação para uma integração plena na sociedade, enquanto indivíduos adultos.