Visita de Estudo - Biologia e Geologia/Física e Química A

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

No dia 23 de Abril os alunos do 11º Ano (turmas A, B e C) que frequentam as disciplinas de Biologia e Geologia e Física e Química A visitaram, no período da manhã, a praia de Lavadores, onde observaram o afloramento rochoso desta zona (rochas sedimentares, rochas ígneas e rochas metamórficas), ficando a conhecer a sua litologia e o contexto geotectónico em que se formaram.

Encontraram abundância e diversidade de formas nos granitos, em termos geológicos (megacristais de feldspato, encraves biotíticos e filões) e geomorfológicos, com destaque para a beleza das formas de erosão marinha, relacionadas com a dinâmica externa da Terra (marmitas de gigante, disjunção esferoidal, blocos pedunculados e caos de blocos), bem como nas “pedras amarelas (rochas metamórficas) e nos depósitos sedimentares, que no seu conjunto tornam a praia de Lavadores uma área privilegiada do ponto de vista científico, didático e de divulgação das Ciências da Terra. No período da tarde, os alunos deslocaram-se ao Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), em S. Mamede de Infesta, onde, após receção e informação sobre o Laboratório e trabalho nele desenvolvido, visitaram o Museu de Jazigos Minerais Portugueses, com coleções representativas dos minérios, minerais industriais e rochas ornamentais de todo o território nacional, com particular destaque para os que estiveram sujeitos à exploração mineira. Visitaram ainda alguns laboratórios, onde tiveram oportunidade de observar os equipamentos e compreender as técnicas laboratoriais de análise química das águas. Visitaram também a litoteca, onde se guardam testemunhos das sondagens feitas a nível nacional de grande valor geológico e económico. Neste espaço foram esclarecidos sobre os estudos geológicos, a cartografia feita no território nacional e o seu contributo para a prevenção dos riscos geológicos e o ordenamento do território.