Olimpíadas de Biologia

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

À semelhança de anos anteriores, alunos do 11º (turmas de Biologia e Geologia) e do 12º ano (turmas de Biologia) participaram nas Olimpíadas Portuguesas de Biologia (OPB), um concurso de ciência, na área da Biologia, destinado a estudantes do ensino secundário, uma organização conjunta da Ordem dos Biólogos e Ciência Viva.

Tem como principais objetivos: estimular o interesse dos estudantes pela Biologia, fomentando o interesse pelo ensino prático e laboratorial; aproximar a universidade do ensino secundário, introduzindo conceitos e práticas que introduzam o estudante à realidade universitária; relacionar a Biologia com a realidade económica e social (ecologia, biotecnologia, conservação, etc.) promovendo uma melhor cidadania; promover intercâmbio de ideias e de experiências entre os estudantes, a nível nacional e internacional; estimular o gosto e o prazer pelo Ensino e pela Aprendizagem da Biologia a nível do ensino secundário. Realizadas as provas da 1ª eliminatória, a 17 de janeiro, com participação de 13 alunos, e da 2ª eliminatória, a 2 de abril, com a participação de 6 alunos, foram apurados para a prova final 2 alunos da Escola Secundária de Esmoriz, Pedro Coelho e Raquel Oliveira. Esta prova realiza-se em Lisboa no dia 17 de maio, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - Centro de Biologia Aplicada. A nível nacional, a 1ª eliminatória contou com a participação de mais de 7000 estudantes de 249 Escolas, tendo sido apurados para a 2ª eliminatória cerca de 20% dos alunos. Na final participam 50 alunos.