MULTIMÉDIA E MODELAÇÃO 3D

No dia 17 de janeiro, na Escola Secundária de Esmoriz, as turmas dos 11º e 12º anos do Curso Profissional de Técnico de Multimédia participaram num Workshop de Modelação 3D dinamizado pela ANPRI (Associação Nacional de Professores de Informática). Os alunos exploraram, com entusiasmo, duas plataformas de modelação 3D - Tinkercad e Cospaces.   Para os alunos do 11º ano, foram os primeiros passos nas aprendizagens essenciais em modelação 3D, servindo desta forma para se inteirarem das potencialidades deste tipo de ferramenta e para explorarem este tipo de software. Para os alunos do 12º ano foi a oportunidade de desenvolverem novas aprendizagens que poderão mobilizar na realização do seu projeto no âmbito da Prova de Aptidão Profissional.

Foi, sem dúvida, uma mais-valia no processo de ensino-aprendizagem destes alunos, uma vez que a rápida evolução tecnológica dos tempos modernos traz-nos constantemente novas ferramentas que vêm facilitar tarefas que outrora seriam mais complicadas e demoradas. Um dos expoentes máximos é a possibilidade de criar, num monitor 2D, peças com uma sensação de profundidade: em 3D (três dimensões). A primeira ideia que nos assalta a cabeça é a utilização desta técnica no cinema e, possivelmente, em projetos de arquitetura, nomeadamente em maquetes computorizadas de um determinado projeto, mas, na verdade, são muitas as indústrias que utilizam esta ferramenta. Por conseguinte, os alunos do Curso Profissional de Técnico de Multimédia experimentaram estas ferramentas a fim de estarem preparados para o mercado de trabalho.