Dia Mundial da Alimentação - 16 de outubro de 2019

O Agrupamento de Escolas de Esmoriz, Ovar Norte assinalou, no mês de outubro, o Dia Mundial da Alimentação, realizando um conjunto de palestras nas Bibliotecas “Manuel Oliveira”, da Escola Secundária, e “Além das Letras”, da Escola de Maceda, dirigidas a todos os alunos de 9º ano e dinamizadas pela DECOJovem - “Abre os olhos, lê bem o rótulo!”. Foi abordada a importância da leitura e interpretação dos rótulos nutricionais dos produtos alimentares, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a importância de melhores escolhas alimentares e de aquisição de hábitos alimentares saudáveis. Os alunos foram sensibilizados para as opções mais saudáveis e informados sobre a dose diária recomendada dos diferentes nutrientes, e do valor energético dos mesmos, de modo a evitar o excesso de sal, açúcar e gordura nos alimentos, assunto na ordem do dia, numa fase em que, segundo dados da DGS, “40% dos consumidores não compreendem os rótulos alimentares”. Foi ainda elaborado um cartaz alusivo à temática das “Alergias e Intolerâncias Alimentares”, tendo sido os professores de Ciências Naturais e de Biologia convidados a refletir sobre estas perturbações alimentares, ao nível das suas diferenças e mecanismos de ação, e dos sintomas mais comuns, para uma melhor compreensão destes mecanismos e adoção de medidas preventivas ao nível alimentar. Estas atividades foram dinamizadas pela equipa do PES, com a colaboração dos professores, e da Biblioteca Escolar, e em parceria com a equipa da DECOJovem.

VER CARTAZ