Dia Mundial da Alimentação - 16 de outubro de 2017

O Agrupamento de Escolas de Esmoriz, Ovar Norte assinalou o Dia Mundial da Alimentação, desenvolvendo um conjunto de atividades que tiveram como objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis, dando ênfase à qualidade alimentar. Elaborou-se um conjunto de cartazes alusivos à temática, disponibilizados a todos os professores dos 2º e 3º ciclos e ensino secundário, que foram convidados a refletir com os alunos sobre a temática e suas consequências para a saúde. Estes cartazes, juntamente com cartazes elaborados pelos alunos das turmas de 6º e 9º anos, foram expostos nas bibliotecas escolares “Charneca em Flor” (EB Florbela Espanca), “Além das Letras” (EB de Maceda) e “Manuel Monteiro” (ES de Esmoriz). Também nas bibliotecas escolares foram distribuídos marcadores disponibilizados pela Associação Portuguesa dos Nutricionistas.

Na biblioteca “Charneca em Flor” foram ainda realizadas outras atividades: uma exposição sobre o “Ciclo do Pão” e feita uma amostragem de plantas aromáticas. Com os alunos do 5º ano realizou-se a Hora do Conto - "A sopa queima" de Pablo Albo, uma apresentação sobre a utilização das ervas aromáticas na confeção de alimentos e um concurso de adivinhas sobre frutas e legumes. Os alunos do 7º ano realizaram, na sala de aula, sob a orientação das respetivas professoras, uma experiência intitulada “O Gelado Científico”.

Já na biblioteca “Além das Letras”, para além da exposição dos cartazes elaborados pelas turmas, foi apresentada uma mostra de alguns dos livros sobre os temas existentes na BE e apresentados três livros de receitas, com compilação e desenvolvimento a cargo dos alunos da turma de PCA do 8.º ano. Estes mesmos alunos foram também desafiados a meter a “mão na massa” e participaram ativamente na confeção de pão e na preparação de uma salada de frutas, juntamente com as turmas do 5.º ao 8º ano.

No dia 17 de Outubro decorreu também, no refeitório da escola Secundária, um workshop - “Vamos Fazer Pão”, no âmbito da disciplina de Ambiente e Desenvolvimento Rural, destinada aos alunos do Curso Profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural do 10º e 12º ano. Teve como objetivo dar a conhecer a história do pão e exemplificar o processo de fabrico. Na confeção de pão e bolachas participaram as alunas do 12ºano, Inês Correia e Joana Rodrigues. Esta atividade permitiu ainda sensibilizar para a importância de fazer pão em casa, com a vantagem de se poder escolher os melhores ingredientes e adaptar às necessidades calóricas da família. O pão ao pequeno-almoço, sendo a primeira refeição do dia, constitui uma boa opção para repor os níveis de energia para as primeiras horas da manhã. Mesmo nas refeições ligeiras, o pão é uma alternativa saudável às refeições pré-confecionadas. Seguir as tradições dos nossos avós e voltar a fazer pão em casa, ao nosso gosto, é um desafio.

Nas bibliotecas escolares “Manuel Monteiro” e “Além das Letras” decorreram, nos dias 19 e 25 de outubro, palestras dinamizadas pela DECOJovem -  “ DE OLHO NO RÓTULO! NAS ESCOLAS”, dirigidas aos alunos das turmas de 9º ano, informando e esclarecendo os jovens consumidores para a melhor e correta interpretação dos rótulos dos produtos alimentares, com vista à prática de uma alimentação mais saudável.

Estas atividades foram dinamizadas pelo grupo de trabalho PES, com a colaboração dos professores de Ciências Naturais, Ambiente e Desenvolvimento Rural, Diretores de Turma, e outros professores, em parceria com a Biblioteca Escolar, ainda com a equipa da DECOJovem.