Projeto “Histórias Vai-Vem”

No âmbito do programa de Promoção do Sucesso Escolar, a professora Liliana Vieira desenvolveu, ao longo do 2.º e 3.º períodos, o projeto Histórias Vai-Vem, destinado às turmas do 1.º e 2.º anos de escolaridade de todo o Agrupamento de Escolas de Esmoriz/Ovar Norte. Este programa teve como finalidade promover um ensino de qualidade para todos e combater o insucesso escolar na área do português. Nesse sentido, foi organizado um conjunto de estratégias e atividades de apoio, de caráter pedagógico, didático e lúdico, de forma a promover o gosto pela leitura; melhorar as competências de leitura e escrita; estimular a oralidade; desenvolver a interpretação/compreensão de textos; promover o sucesso educativo e desenvolver dinâmicas de ensino e de aprendizagem diversificadas.

Ao longo deste ano letivo, foram exploradas obras que evidenciassem diferentes tipos de escrita, no sentido de despertar a curiosidade e mostrar como é divertido brincar com as palavras. Procurou-se ainda analisar histórias alusivas a determinadas épocas festivas (Dia do Pai, Dia Mundial da Árvore, Páscoa, Dia da Mãe, Dia Mundial da Criança, entre outras). O trabalho desenvolvido foi muito gratificante e enriquecedor, na medida em que proporcionou em contexto sala de aula momentos de aprendizagem que vão contribuir para uma melhor intervenção na problemática da aprendizagem da leitura/escrita.