Semana da Leitura 2016

As bibliotecas escolares do agrupamento de Esmoriz-Ovar Norte (AEEON) aliaram-se à comemoração da 10ª edição da Semana da Leitura (projeto desenvolvido a nível nacional pela Rede de Bibliotecas Escolares), de 14 a 18 de março, cujo tema, este ano, se centrou na temática “Elos de leitura”.

Nesta edição as escolas e os agrupamentos de escolas foram convidadas a celebrarem, com as crianças, os jovens, os adultos e a comunidade em geral, a leitura e os livros.

O site da RBE apresentou esta iniciativa, salientando a leitura como suporte e forma de ilustração da “diferença, pluralismo e multiculturalidade, criando elos de informação e de compreensão que nos ajudam a lidar com a heterogeneidade da Humanidade e a aceitarmos valores universais, unindo-nos em torno dos direitos humanos, na construção de sociedades inclusivas.”

Neste âmbito foram desenvolvidas no Agrupamento várias atividades de dinamização da leitura, assim como atividades variadas relacionadas com leituras e livros. Para além das 5 bibliotecas escolares diretamente envolvidas (Escola Secundária de Esmoriz, Escola Básica Florbela Espanca e Escola Básica de Maceda, Escola Básica de Vinha e Escola Básica de Estrada), participaram ainda as outras escolas do 1º ciclo nas ações desenvolvidas neste âmbito, cujo principal objetivo era exatamente tentar envolver todos os alunos nas comemorações desta efeméride.

O nosso Agrupamento iniciou esta semana com a atividade “Leituras num país de poetas” que consistiu na declamação, em contexto de sala de aula, de poemas previamente selecionados pela biblioteca escolar, de acordo com a temática “Elos de leitura”. Esta leitura foi feita à mesma hora em todas as turmas das escolas do Agrupamento.

Das atividades desenvolvidas nesta semana, evidenciam-se as seguintes:

·    “Poesia visual” – elaboração de um mural com poesia visual no âmbito do dia mundial da poesia.

·    “Elos mágicos da Matemática” – apresentação de truques de magia, envolvendo os livros, os números e baralhos de cartas;

·    “Leitura com música” – leitura do conto “Pedro e o lobo” com acompanhamento musical por parte dos alunos;

·    “Elos da História” – peça de teatro subordinada ao tema “Portugal e os Descobrimentos” e exposição sobre a mesma temática;

·     “À descoberta das olimpíadas” – Desafios sobre jogos olímpicos que incidiram sobre a modalidade olímpica Atletismo, conceitos de Geografia e de História bem como pesquisa na biblioteca escolar;

·     “Leituras entre gerações” – os Encarregados de Educação/Familiares foram convidados a apresentar um livro à turma do seu educando/familiar;

·    Feira do Livro;

·    “Leituras entrelaçadas” e “Sacola dos livros” - apresentação aos Pais/Encarregados de Educação dos anéis olímpicos decorados com os trabalhos dos alunos, realizados a partir da leitura de livros dos diferentes continentes;

·    “Leituras do mundo” – composição humana dos anéis olímpicos, por parte dos alunos. Um aluno, em representação de cada continente, leu um excerto dum livro relativo ao mesmo.

·    “Corrente de leitura” - cada professor foi convidado a apresentar às respetivas turmas um livro da sua preferência;

·     “Viajando com a leitura” - exposição de livros disponibilizados ou sugeridos pelos Professores, Assistentes Operacionais, Administrativos. A ação do livro deve desenrolar-se num continente com o qual sente afinidade;

·         “Leituras cozinhadas” - os alunos de Educação Especial confecionaram uma receita típica de alguns continentes, a qual foi integrada numa exposição de livros de culinária;

·         “Leituras entre continentes” - Exposição e apresentação de escritores de cada continente;

·         “De fio a pavio” - leitura dramatizada de textos;

·         “Ler atletas olímpicos” - exposição de  frases e fotos de atletas olímpicas;

·         “Leituras com encanto”- leitura de várias histórias a alunos do pré-escolar e 1º ciclo;

·         “Encontro com o escritor” - apresentação de algumas histórias por parte do autor Inácio Nuno Pignatelli.

Os professores bibliotecários do AEEON, prof.ª Ana Saraiva, prof.ª Ermelinda Azevedo e prof. Paulo Santos, agradecem a colaboração de todos aqueles que contribuíram para a concretização das atividades desenvolvidas na semana da leitura, uma vez que, sem a colaboração e empenho de todos esta celebração não teria sido possível.