CLUBE DE CIÊNCIA VIVA – ÁRVORE DE NATAL COLABORATIVA

Nos meses de novembro e dezembro de 2023, alunos, funcionários e professores da Escola Secundária de Esmoriz uniram-se numa iniciativa única para celebrar o Natal de forma criativa e sustentável: elaborar uma árvore de Natal utilizando latas de conserva decoradas com cenários natalícios e/ou científicos. A ideia foi lançada pelo Clube de Ciência Viva, aliando a arte, a sustentabilidade e a educação de uma forma lúdica. Desse modo, os participantes puderam explorar a sua criatividade ao mesmo tempo que refletiam sobre a importância de reaproveitar materiais e cuidar do meio ambiente. Além de aspetos natalícios, muitas das latas foram decoradas com cenários científicos, como planetas, símbolos químicos, modelos moleculares, cientistas, expressões matemáticas e representações de forças. Esta abordagem interdisciplinar mostrou que a Ciência também pode ser representada de forma artística. O resultado final foi uma árvore sustentável, cheia de criatividade, cor e brilho!