ELEIÇÕES PARA OS REPRESENTANTES DOS ALUNOS NO CONSELHO GERAL 2017-21

LEVANTAMENTO DE MANUAIS ESCOLARES DA BOLSA

LER AVISO

Autores à Vista - Gonçalo Cadilhe

No âmbito da iniciativa Autores à Vista, patrocinada pela Rede de Bibliotecas de Ovar, a Biblioteca Escolar Manuel Monteiro, da Escola Secundária de Esmoriz, no dia 9 de janeiro, pelas 11 horas, contou com a presença, do escritor de viagens e “homem do mundo” Gonçalo Cadilhe. Para o receber e ouvir estavam cerca de 80 alunos das turmas do 11.º ano e 12.º C, que nesta sessão se puderam encantar com a partilha de algumas das experiências de viagens do autor, assim como algumas das “dicas” que este ofereceu aos presentes que gostem de viajar.

Os incentivos para a partida à descoberta do mundo foram muitos, assumindo algumas das experiências relatadas como um precioso desafio para quem gosta (ou começou a gostar) de conhecer “novos mundos” repletos de uma multiplicidade de lugares, gentes, culturas e saberes. A relativização do mundo que nos rodeia e da vida que escolhemos para nós próprios constituiu-se como uma enorme dádiva que o Gonçalo, implicitamente, deixou aos alunos que o ouviram e questionaram, na tentativa de perceber o que é ser-se escritor de viagens. O que o move a esta jornada? Como se vive e conjugam os laços familiares com uma vida de quase permanente errância? O que segue?

As questões colocadas pelos alunos foram respondidas e muitas outras interrogações foram, pelo autor, remetidas aos presentes (a todos sem exceção, aos mais jovens e menos jovens), às quais se acresceu o desafio/conselho de partir à descoberta do mundo.

No final houve, também, lugar a uma sessão de autógrafos pelo autor.