PROJETO “ROBOT MISSION: CO2 NEUTRAL GREEN CITY” DISTINGUIDO COM PRÉMIO NACIONAL ETWINNING 2021 – CATEGORIA PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA
Foi com muito orgulho que recebemos a notícia que o Projeto eTwinning “Robot Mission: CO2 Neutral Green City” foi distinguido com o Prémio Nacional eTwinning 2021, na categoria de Programação e Robótica. Este projeto, desenvolvido em parceria com uma escola da Lituânia, teve início no ano letivo de 2019/2020, no período imediatamente anterior à pandemia, tendo sido iniciado pelos alunos do Primeiro Ciclo da EB da Relva (4º Ano) e concluído pelos alunos do Curso Profissional de Multimédia (12º Ano). O projeto foi coordenado pelo professor António João Lopes e contou com a colaboração da professora Rosa Adelina Lima, professora titular da turma do 4º ano da EB da Relva. A cerimónia de entrega de prémios decorreu no passado dia 10 de dezembro em Lisboa, no Hotel Roma, tendo sido presidida pela Subdiretora da DGE, Dra. Maria João Horta e na qual estiveram representados os projetos premiados. O Projeto eTwinning integra a maior comunidade de escolas da Europa e as suas propostas encontram-se alinhadas com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, as Aprendizagens Essenciais, a Educação Inclusiva e a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. Podem participar professores com os seus alunos, desde o ensino pré-escolar ao ensino secundário. Parabéns a todos os professores e alunos pelo excelente trabalho desenvolvido e um agradecimento especial à Direção do Agrupamento por todo o apoio prestado no âmbito do projeto.
Cáritas na Escola e Natal 2021
“CÁRITAS NA ESCOLA” é um projeto que dá continuidade a uma Cáritas aberta ao mundo, aventurando-se junto das “periferias” a que o Papa Francisco nos desafia a aproximar. Chegar aos jovens é começar no presente a transformar o futuro, motivando-os para serem membros responsáveis e ativos da sociedade e a trabalhar pelo BEM COMUM, não sendo apenas “imitadores” de tendências, mas protagonistas da sua própria transformação. Em EMRC os alunos de 9º ano no âmbito do Tema “ A dignidade da pessoa humana” trabalharam competências no sentido de perceberem criticamente factos sociais sobre a situação de grupos minoritários e em desvantagem social, onde a dignidade da vida humana se encontra ameaçada e ainda participarem em ações promotoras dessa dignidade. Aqui se enquadra o verdadeiro sentido do NATAL, sempre renovado e sempre esperado, dia a dia, por todos os que acreditam que a PAZ é fruto da relação harmoniosa entre o respeito pelas pessoas e pelo planeta, a dignidade humana e os direitos fundamentais, o bem-estar social e o desenvolvimento da comunidade.
FELIZ NATAL PARA TODOS.
ÁRVORE DE NATAL COLABORATIVA – CLUBE DE CIÊNCIA VIVA
O final do ano aproxima-se e com ele o Natal. Uma vez mais, o Clube de Ciência Viva quis assinalar esta festividade construindo algo que simbolize o espírito natalício: partilha, união, alegria, luz, esperança, família, … e assim nasceu a “Árvore de Natal Colaborativa”. Nela participaram diversos membros da comunidade educativa - alunos, funcionários, professores, familiares de uns e de outros - a nossa “família”. Cada um deu um pequeno contributo: rolos de cartão de diferentes diâmetros (34 m de comprimento, no total), tinta branca para pintar, objetos decorativos, enfeites originais feitos na impressora 3D, bolas de esferovite decoradas, um pouco de si e do seu tempo, muita cola e muito fio para tudo unir. O objetivo foi superado: uma Árvore cheia de luz e cor, fruto da união de todos em torno de um objetivo comum.
CLUBE DE CIÊNCIA VIVA | EQUIPA EDUC@RA – SESSÕES DE MOTIVAÇÃO SOBRE PROGRAMAÇÃO ARDUINO E IMPRESSÃO 3D
O Clube de Ciência Viva organizou um conjunto de sessões de motivação sobre as potencialidades da programação Arduino e da impressão 3D, para as turmas do 9º ano da Escola Secundária de Esmoriz, no dia 2 de dezembro de 2021. Os Técnicos de Programação e Robótica do Projeto Educ@RA, João Vieira e Diogo Cardoso, colaboraram com a Equipa do Clube, apresentando vários projetos desenvolvidos com estas tecnologias, num ambiente informal e descontraído, bastante apreciado pelos alunos. O objetivo desta iniciativa foi plenamente atingido, uma vez que os alunos demonstraram muito interesse e colaboraram ativamente nas sessões.