DESPORTO ESCOLAR - Competições de Ginástica
As equipas de Ginástica do Agrupamento (Ginástica Artística - EB Florbela Espanca e Ginástica Acrobática - ES Esmoriz) participaram já em duas competições. A primeira foi no dia 8 de março, na Escola Secundária de Esmoriz e, além das duas escolas do nosso agrupamento, contou também com a presença dos agrupamentos de escolas de Ílhavo e Júlio Dinis. Essa competição foi relativa ao nível introdutório e as nossas alunas ficaram muito bem classificadas, obtendo 3 estrelas de prata no Circuito 1 e 3 estrelas de ouro no Circuito 2. A organização do evento contou com a colaboração dos alunos do 12ºF do Curso Profissional de Técnico de Desporto que se revelaram muito importantes para que a atividade decorresse bem. A segunda competição, já relativa às disciplinas Artística e Acrobática, decorreu no dia 1 de abril em Ílhavo e contou com as mesmas escolas. Os alunos empenharam-se e divertiram-se bastante e deram todos o seu melhor, tanto os atletas como as juízas (Beatriz Coutinho e Gabriella Lima, ambas alunas do Curso de Desporto, uma do 11º ano e outra do 12º). O nosso agrupamento esteve muito bem representado e entre os primeiros lugares estiveram os seguintes alunos: Nível elementar masculino - 1º lugar - Rúben Ferreira; Nível elementar feminino - 1º lugar - Íris Reis; 2º lugar – Maria Peixoto; 3º lugar – Benedita Costa. Aguardamos com entusiasmo a próxima competição que decorrerá no dia 4 de maio. Entretanto...PARABÉNS a todos!!!!!
ALUNOS DO 12ºANO DO CURSO PROFISSIONAL DE DESPORTO A ESCALAR EM GAIA
No passado dia 21 de março, os alunos do 12ºF – Curso Profissional de Técnico de Desporto participaram, durante a manhã, numa atividade de escalada, no âmbito do módulo Escalada e Manobras de Cordas, da disciplina Modalidades Individuais. A atividade permitiu que os alunos experienciassem a modalidade de Escalada Boulder. No rocódromo MURUS, os alunos puderam experimentar subir por vias de diferentes níveis de dificuldade e treinar num ginásio direcionado para o treino específico de força na escalada. Os alunos acharam a experiência muito interessante e puderam aplicar em situação real alguns dos conteúdos abordados na disciplina!
As Tecnologias Industriais i4.0 e Ensino Profissional
No dia 14 de março de 2022, os alunos do Curso Profissional Técnico de Informática-Sistemas, 10º D_IS, 11º E_IS e 12º E_IS, no âmbito das disciplinas técnicas, assistiram, na Biblioteca da Escola Secundária de Esmoriz, a uma sessão moderada pelo Centro Tecnológico da Cortiça, que mais uma vez veio à nossa escola, apresentar o projeto INDÚSTRIA 4.0. Nesta sessão, os monitores fizeram demonstrações com recurso a diversos equipamentos utilizados na digitalização industrial assim como em outras tecnologias da indústria i4.0., nomeadamente robô, impressora 3D e colete esoesqueleto. Este projeto “Pense Indústria i4.0” tem como objetivo a atração de jovens para a indústria, demonstrando oportunidades de desenvolvimento profissional e dando-lhes acesso a experiências únicas e inovadoras para a aquisição e reforço de competências relevantes para o mercado de trabalho. Competências estas que também se refletirão na capacidade competitiva do país, proporcionando assim aos alunos a oportunidade de participar em atividades como – Laboratórios de Tecnologias i4.0 e visitas de Imersão a Empresas e Centros Demonstradores i4.0; Concursos de Ferramentas Digitais i4.0 e empreendedorismo; – Concurso Nacional IoT “Isto é uma ideia”.
Visita de estudo ao Centro Tecnológico da Cortiça no âmbito do projeto “As Tecnologias Industriais i4.0 e Ensino Profissional “
No seguimento da sessão moderada pelo Centro Tecnológico da Cortiça no dia 14 de março, os alunos do Curso Profissional Técnico de Informática-Sistemas, 10º D_IS, 11º E_IS e 12º E_IS, deslocaram-se às instalações deste Centro acompanhados por professoras da componente técnica, com o objetivo de aplicarem os conhecimentos explicados nessa sessão. A visita ao Centro Tecnológico da Cortiça realizou-se no dia 06 de abril, tendo os alunos sido divididos em grupos de trabalho e realizado alguns desafios de forma colaborativa. A sessão iniciou-se com uma breve explicação dos desafios a realizar, tendo cada grupo de alunos, iniciado a resolução de um problema onde teriam de programar uma sequência de instruções de forma a que o robô empilhasse um conjunto de blocos. Após testarem este desafio, os alunos construíram em 3D uma caixa com o logótipo do projeto “Pense Indústria i4.0”, tendo sido impressa numa impressora 3D a caixa que posteriormente foi atribuída ao primeiro grupo que terminou corretamente a tarefa. O terceiro desafio consistiu em programar o robô de forma a que este escrevesse num papel as iniciais do projeto “P I”. Após várias tentativas, todos os grupos conseguiram superar com sucesso este desafio.
Esta visita permitiu reforçar a pertinência do projeto “Pense Indústria i4.0”, o qual tem como objetivo a atração de jovens para a indústria, demonstrando oportunidades de desenvolvimento profissional e dando-lhes acesso a experiências únicas e inovadoras para a aquisição e reforço de competências relevantes para o mercado de trabalho. Foi sem dúvida uma oportunidade enriquecedora para os alunos, os quais tiveram contacto com a realidade empresarial fora do contexto escolar.
ARTICULAÇÃO INTERCICLOS - O JOGO DA TARTARUGA JACINTA
No passado dia 31 de março, os alunos do 12º ano do Curso Profissional Técnico de Multimédia deslocaram-se à Escola Florbela Espanca, onde apresentaram aos alunos do 6ºD o Jogo da Tartaruga Jacinta, uma aplicação para telemóvel, desenvolvida e programada nas aulas de Técnicas de Multimédia e cujos elementos gráficos foram elaborados pelos alunos do 6ºD. Esta atividade estava inserida no PCT – 6ºD, no Projeto +6 e no Projeto eTwinning “Robot Mission: Protecting Marine Wildlife from OP2 (Ocean Plastic Pollution)” e tinha como objetivo promover a articulação interciclos.
Durante a atividade, os alunos do 12º ano atuaram como mentores dos alunos mais novos, apresentando e fazendo a demonstração do Jogo da Tartaruga Jacinta. No final da atividade, os alunos do 12º ano receberam um diploma de participação, bem como uma pequena lembrança alusiva ao evento. A atividade correu muito bem; os alunos do 12º ano estiveram muito empenhados na apresentação dos trabalhos realizados e os alunos do 6º ano mostraram muita curiosidade na experimentação da aplicação.
OS PROFESSORES: ANTÓNIO JOÃO LOPES E CLOTILDE SÁ