Consulta Alunos  

Imprimir

CLUBE DE CIÊNCIA VIVA | PÁSCOA CIENTÍFICA

Escrito por EB23 Florbela Espanca. Publicado em EB 2,3 Florbela Espanca

O Clube de Ciência Viva celebrou a Páscoa de 2024 com atividades científicas que envolveram alunos do 7º ano da Escola Florbela Espanca. Os ovos foram os protagonistas de belos momentos científicos!... Suspensos em fios de comprimentos diferentes, os ovos oscilaram com períodos diferentes, originando uma impressionante “Onda de pêndulos”. Noutra atividade, um “ovo gigante” criado com arame e fio, revelou os segredos da mistura de luzes coloridas que explicam a origem das diferentes cores num ecrã de televisão, computador ou telemóvel. Com apenas três focos com as cores primárias da luz (vermelho, verde e azul), os alunos observaram o efeito da sua sobreposição, através de sombras originadas pelo ovo, percebendo a razão do aparecimento de novas cores: amarelo (luz vermelha + luz verde), magenta (luz vermelha + luz azul), ciano (luz azul + luz verde) e branco (luz vermelha + luz azul + luz verde). Esta experiência educativa aliou Ciência à tradição, permitindo refletir sobre a importância da Física no nosso quotidiano.

Imprimir

Visita ao Sea Life Porto

Escrito por EB23 Florbela Espanca. Publicado em EB 2,3 Florbela Espanca

No dia um de março, no âmbito do Projeto Curricular de Turma, os alunos do 6ºB mergulharam no fantástico mundo subaquático do Sea Life Porto. Durante a visita, os alunos foram conduzidos pela Diretora de Turma, professora Clotilde Sá e pelo professor de TIC, professor António João Lopes, numa viagem fascinante através de habitats marinhos, onde puderam observar de perto uma incrível diversidade de vida marinha, desde coloridos peixes tropicais até majestosos tubarões. Nesta viagem, os alunos ficaram encantados com a variedade impressionante de animais aquáticos. As atividades interativas foram fantásticas e os alunos apreciaram imenso as palestras sobre os tubarões e os pinguins-de-Humboldt, ficando fascinados com a alimentação das raias. O Sea Life proporcionou aos alunos uma experiência única de descoberta das maravilhas do mundo marinho. Os alunos expressaram a sua gratidão pela experiência enriquecedora e inspiradora, felicitando o Sea Life Porto pelo seu compromisso com a educação ambiental e conservação marinha. Esta visita memorável deixou uma impressão duradoura nos corações e mentes dos alunos e professores, reforçando a importância de proteger e valorizar o nosso precioso planeta azul. No final da visita os alunos receberam um diploma de embaixadores do Programa de Preservação e Conservação Marítima.

Imprimir

Projeto eTwinning “Christmas cards and traditions”

Escrito por EB23 Florbela Espanca. Publicado em EB 2,3 Florbela Espanca

Os alunos do 6ºE da Escola Florbela Espanca desenvolveram um projeto eTwinning intitulado “Christmas Cards and Traditions” em parceria com os alunos da escola de Eleftheroupolis, Grécia. Neste projeto os alunos desenvolveram competências de Cidadania, artísticas, digitais, ambientais e ecológicas. Os alunos durante os meses de novembro e dezembro elaboraram nas aulas de Educação Tecnológica (professora Geraldina Rosa) postais com materiais reciclados dando largas à sua criatividade; nas aulas de Inglês (professora Isabel Santos) produziram mensagens natalícias que enviaram para os alunos gregos; nas aulas de TIC (professor António João Lopes) fizeram pesquisas e criaram um padlet colaborativo com as tradições de Natal; nas aulas de Educação Musical (professora Clotilde Sá) prepararam canções tradicionais de Natal. No dia 19 de dezembro foi feita uma videoconferência com os alunos das duas escolas, onde foram apresentadas e partilhadas as suas tradições de Natal. Durante esta videoconferência os alunos apresentaram canções alusivas aos seus países e cantaram uma canção em conjunto. Num espaço de partilha foi gratificante ouvir as questões e as respetivas respostas entre os alunos das duas escolas. A finalizar os alunos abriram os presentes e partilharam os postais de Natal enviados pelas escolas. 

A coordenadora do projeto: Clotilde Sá 

Imprimir

Escola Ativa – TOP 5

Escrito por EB23 Florbela Espanca. Publicado em EB 2,3 Florbela Espanca

Integrada nas atividades do grupo do Desporto Escolar, “Escola Ativa”, realizou-se no dia 16FEV, o primeiro torneio do TOP5. A atividade decorreu na EB 2,3 Florbela Espanca durante a tarde e envolveu 20 alunos e alunas do 5º e 6º ano. Foi um privilégio ver a satisfação estampada na cara de todos ao fim de 2 horas de atividade física intensa. Na próxima 5ª temos mais.

Imprimir

COMEMORAÇÃO DO DIA NACIONAL DA CULTURA CIENTÍFICA NA ESCOLA FLORBELA ESPANCA

Escrito por EB23 Florbela Espanca. Publicado em EB 2,3 Florbela Espanca

As turmas do 5º ano da Escola Florbela Espanca tiveram a oportunidade de visitar a exposição de trabalhos em 3D sobre o “Sistema Solar” realizada, no âmbito da disciplina de Físico-Química, pelas turmas E, F e G do 7º ano. A organização da exposição foi da responsabilidade do Clube de Ciência Viva. A visita à exposição foi do agrado de todos. Aqui fica o testemunho dos alunos do 5º A:

“No dia 24 de novembro de 2022, comemorou-se o “Dia Nacional da Cultura Científica”, enquadrado na “Semana da Ciência e da Tecnologia”. A convite das professoras da disciplina de Físico-Química, a nossa Diretora de Turma, Branca Célia Dias, acompanhou-nos a uma exposição de trabalhos em 3D sobre o “Sistema solar”. Somos alunos/as curiosos/as e gostamos muito de trabalhos práticos e de investigação científica. Esta exposição tinha trabalhos muito criativos e realistas, dando-nos a aprender um pouco mais sobre este sistema do qual o nosso Planeta faz parte. Alguns trabalhos eram interativos e tinham mecanismos de luzes, movimento e jogos de cores, além de terem utilizado diversos materiais na sua confeção, com destaque para materiais recicláveis. Estavam muito bonitos e originais! Tirámos fotografias para registarmos o momento e podermos mostrar aos nossos pais o que aprendemos hoje. De igual forma, assistimos a uma apresentação de alguns dos autores destes trabalhos, que souberam descrever muito bem os Planetas do Sistema Solar. Aprendemos bastante e pudemos interagir com os alunos que foram autênticos cientistas ao apresentarem-nos as suas criações, pois o Planeta que conhecemos melhor é o Planeta Terra. Obrigado pela oportunidade!

Os/as alunos/as do 5º A”