ALUNOS DA ESCOLA FLORBELA ESPANCA GANHAM 1º PRÉMIO NO CONCURSO DE PROJETOS DE ESCOLAS – DIA MUNDIAL DO AMBIENTE PROMOVIDO PELA UNIVERSIDADE DE AVEIRO

Escrito por EB23 Florbela Espanca. Publicado em EB 2,3 Florbela Espanca

Os alunos da turma do 6º B da Escola Florbela Espanca estão de parabéns pela excelente participação no Concurso de Projetos de Escolas – Dia Mundial do Ambiente, promovido pelo Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro! Esta iniciativa, realizada no dia 5 de junho de 2024, contou com a participação de alunos de diversas escolas do distrito de Aveiro, que apresentaram os seus projetos, tendo como tema central a sustentabilidade ambiental. Os nossos alunos, orientados pelos professores António João Lopes e Clotilde Sá, apresentaram dois projetos: Sistema Automático de Rega com Micro:Bit e Sistema Inteligente de Reciclagem. O projeto Sistema Automático de Rega com Micro:Bit obteve o 1º lugar no concurso, tendo sido atribuído um prémio monetário de 250€ para aplicação em materiais e/ou equipamentos que possam dar continuidade ao projeto. O projeto foi desenvolvido no âmbito das disciplinas de TIC e Cidadania e Desenvolvimento. De referir a presença em Aveiro de todos os alunos da turma do 6º B, os quais apoiaram incondicionalmente os colegas envolvidos nos projetos.

Foi uma experiência bastante interessante, não só pela participação de alunos de diversos níveis de ensino, desde o Primeiro Ciclo até ao Ensino Secundário, como também pela oportunidade que os nossos alunos tiveram para apresentar ideias inovadoras para melhorar a sustentabilidade dos recursos disponíveis no nosso planeta. De referir também o excelente acolhimento por parte da Universidade de Aveiro, que presenteou os alunos com um lanche, que teve lugar nos jardins da Universidade. Parabéns a todos os participantes pelo empenho colocado na concretização dos projetos e pelo excelente trabalho realizado!

Os Professores Orientadores: António João Lopes, Clotilde Sá