SHOW DE CIÊNCIA NA ESCOLA DO CAMPO GRANDE
Os alunos do 9ºE aceitaram o desafio lançado pelo Clube de Ciência Viva para dinamizarem um Show de Ciência na escola que frequentaram no 1º ciclo, numa tarde de 4ª feira. No dia 30 de março de 2022, um grupo de 14 alunos deslocou-se à Escola do Campo Grande para realizar várias atividades que envolveram mais de uma centena de alunos, desde o pré-escolar até ao 4º ano, assim como todos os professores e funcionárias do estabelecimento. Os alunos foram organizados em grupos heterogéneos (alunos de todos os níveis de ensino), que visitaram, alternadamente, os quatro espaços interativos, criando uma interessante dinâmica.
Há cinco anos atrás os alunos, agora dinamizadores, vivenciaram uma experiência semelhante enquanto alunos do 1º ciclo, proporcionada por alunos do 11º ano de Física e Química A. As atividades foram concretizadas com enorme entusiasmo por todos os envolvidos, proporcionando uma excelente interação entre os alunos de níveis etários tão diferentes. No final, os alunos dinamizadores foram surpreendidos com um lanche-convívio. Foi uma tarde muito animada, na qual a ciência se aliou à diversão!
DIA MUNDIAL DA CONSCIENCIALIZAÇÃO DO AUTISMO – 2 ABRIL
Comemorou-se no dia 1 de abril, na escola da Florbela Espanca, o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo. Autismo ou Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) refere se a uma ampla variedade de condições caracterizada por desafios com as competências sociais e de interação, comportamentos ou interesses repetitivos e alterações na reatividade sensorial. O símbolo da peça de puzzle representa um conceito positivo de como cada um de nós se encaixa como uma parte única num quadro muito maior, bem como a complexidade da PEA. As diferentes cores e formas representam a diversidade das pessoas e famílias que vivem com este diagnóstico e simbolizam também a esperança. Esperança esta que por meio de uma maior consciencialização, as pessoas com autismo tenham uma vida plena, sendo funcionais e integradas na sociedade.
Torneio de Badminton - Fase de Apuramento para a Final
Ligar os pontos: um coração inteligente e uma inteligência sem coração
Neste contexto de guerra em que vivemos e cujo fim ansiamos, a construção da Civilização do Amor e o reconhecimento dos seus valores e de todas as suas condicionantes filosóficas, sociológicas e teológicas é uma reflexão de relevo. Partilhamos este momento de reflexão levado a cabo pelo Professor Doutor Carlos Costa Gomes na Escola Secundária de Esmoriz no dia 16 de fevereiro por considerar ser do interesse de toda a comunidade. Saliente-se ainda um agradecimento ao Curso Profissional Multimédia pelo excelente trabalho e colaboração na recolha do som e imagem da Palestra.
Susana Pardinhas
CLUBE DE CIÊNCIA VIVA COMEMORA O DIA DO PI
O dia 14 de março, Dia do Pi, foi proclamado Dia Internacional da Matemática, pela UNESCO, em 2019. Comemora-se neste dia devido à notação de datas: Mês/Dia, ou seja 3/14, sendo 3,14 a aproximação mais usada do Pi. Esta é, também, a data de nascimento de Albert Einstein. Dividindo o perímetro de uma circunferência pelo seu diâmetro obtém-se o valor de Pi, qualquer que seja a circunferência. Este número corresponde a uma dízima infinita não periódica, isto é, contém infinitas casas decimais sem nunca repetirem o mesmo padrão. Curiosamente, todas as sequências possíveis de datas de nascimento surgem na dízima do número Pi. Assim, o número Pi, representado pela letra grega π, é a constante matemática mais famosa da história, sendo utilizada em várias áreas do conhecimento: Matemática, Física, Biologia, Informática, Astronomia, Geografia, etc. A precisão desta constante tem aplicações no nosso quotidiano, nomeadamente no GPS e no telemóvel, permitindo a decomposição do sinal em várias frequências.
O Clube de Ciência Viva comemorou este dia com diversas atividades: visualização de vídeos alusivos ao número Pi e desafios para determinar a melhor aproximação do número Pi, recorrendo a objetos do dia a dia. Foram ainda impressos em 3D diversos objetos alusivos ao π: cortadores de biscoitos, marcadores de livros, porta-chaves e suportes para lápis e canetas. O Clube contou ainda com a total disponibilidade e colaboração dos alunos e professores do Centro de Apoio à Aprendizagem, que confecionaram deliciosos biscoitos com a forma do π, utlizando o cortador de biscoitos impresso na impressora 3D. Agradecemos a todos os professores que colaboraram e a todos os alunos que participaram. Damos os parabéns aos alunos Maria José Fardilha e António Costa, do 9ºC que, em representação da sua turma, venceram o desafio “À procura do Pi”.