JOGO DO 24 - Será dispensável o cálculo mental?
Apesar de toda a tecnologia disponível, quando um consumidor entra numa loja e aprecia as qualidades de um produto em simultâneo tem de fazer uma breve análise económica; para isso recorre ao cálculo mental. Quando um cidadão lê o jornal, vê um conteúdo na televisão, no computador ou no telemóvel, para validar uma informação ou formar uma opinião também necessita de cálculo mental. Para sensibilizar os alunos para a importância do cálculo mental e desenvolver as suas capacidades, a Área Disciplinar de Matemática organizou um concurso anual destinado aos alunos do 2º e 3º ciclos com três níveis de competição: Turma; ano/escola e ano/agrupamento. Em que consiste este Jogo do 24? Simples: operar com quatro números escritos num cartão e obter o resultado 24. Para se ser um craque neste jogo é necessário alguma estratégia e muito treino. No dia 13 de abril os craques do agrupamento, no Jogo do 24, disputaram uma final. Os três primeiros classificados de cada ano foram premiados com um cheque-prenda e um livro. Obrigado a todos os concorrentes e parabéns aos premiados.
Encontro Gerações
No passado dia 8 de abril, a turma do 11º F - Curso Profissional de Desporto promoveu um Encontro de Gerações com os alunos da Universidade Sénior de Esmoriz, no âmbito da disciplina de Modalidades Individuas e de Desporto. Foram dinamizadas atividades de dança adaptadas ao escalão etário e jogos lúdicos, pesquisados e trabalhados durante as aulas de Desporto. Foi uma tarde com momentos prazerosos, de convívio salutar e com partilha de saberes entre gerações. Um agradecimento muito especial aos alunos Séniores que nos receberam com um grande carinho e entusiasmo, participando e proporcionado um alegre convívio (lanche incluído). Todos os alunos da turma do 11ºF participaram e colocaram em prática as várias coreografias trabalhadas em contexto escolar, executando de uma forma muito alegre e entusiasta. Além do trabalho realizado, este momento único de convívio ficará, com certeza, na memória de todos os participantes que expressaram o seu melhor sorriso para a fotografia de grupo. Não se tratou de um “Adeus”, mas sim de um “até breve”. Quando as instituições interagem, tornam-se mais “comunidade”. Um agradecimento a todos.
Divulgação Programa de Parentalidade
Divulgação de Programa de Parentalidade destinado aos pais dos alunos que frequentam o ensino pré-escolar e 1º CEB do nosso agrupamento. Formulário de Inscrição:
Visita de Estudo 12º E - ESAN
No passado dia 23 de março de 2022, os alunos do 12º E dos cursos profissionais de Multimédia e Informática - Sistemas, tiveram a oportunidade de efetuar um percurso interativo pelas instalações da Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologia de Produção, pertencente à Universidade de Aveiro, explorando a multidisciplinaridade associada ao desenvolvimento de novos produtos e ficaram a conhecer as diferentes fases do processo desde o seu desenho até ao protótipo final, passando pela digitalização de peças reais, pela modelação tridimensional e pelas novas tecnologias de fabrico aditivo (impressão 3D).
Foi igualmente fomentada a temática no âmbito da programação, nomeadamente as necessidades e tendências atuais do mercado de trabalho, software mais utilizado, bem como, uma abordagem da oferta formativa para o próximo ano letivo, no âmbito das áreas destes alunos, e diferentes vertentes que podem frequentar após a conclusão do curso profissional.
Páscoa no Clube de Ciência Viva
Luzes, cores e … ovos! Esta foi a simbiose perfeita para se assinalar a Páscoa no Clube de Ciência Viva. Alunos das turmas do 8º e 9º anos da Escola Secundária foram convidados a realizar atividades científicas com esta “mistura”. Quatro alunos por turma, num total de onze turmas, criaram sombras coloridas, rodaram discos de Newton, puseram ovos a oscilar numa dança elegante e fizeram ovos mexidos sem partir a casca! Estes ovos foram sujeitos a rotações elevadas que lhes provocaram a rutura da membrana da gema, originando uma mistura com aspeto homogéneo e, posteriormente, foram cozidos a vapor e saboreados. No final, os alunos receberam marcadores de página alusivos a esta quadra festiva feitos na impressora 3D. Todos se envolveram ativamente nas atividades propostas, desfrutando de momentos descontraídos nos quais aprenderam ciência de uma forma divertida.