Aviso - Candidatura à Bolsa de Mérito para o ano letivo 2022/2023
ANO LETIVO 2022/2023
ALUNOS / ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
CANDIDATURA À BOLSA DE MÉRITO PARA O ANO LETIVO 2022/2023
ANO LETIVO 2022/2023
ALUNOS / ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
CANDIDATURA À BOLSA DE MÉRITO PARA O ANO LETIVO 2022/2023
ANO LETIVO 2022/2023
CARTÃO ESCOLAR PRÉ-PAGO
Informação relevante para os Senhores Encarregados de Educação acerca do Cartão Escolar Pré-Pago.
ANO LETIVO 2022/2023
CALENDARIZAÇÃO DO INÍCIO DO ANO LETIVO
Informam-se os Senhores Encarregados de Educação acerca da calendarização do início das atividades letivas para o ano letivo de 2022/2023.
A equipa do Núcleo de Intervenção na Comunidade Educativa (NICE) do AE Esmoriz/Ovar Norte, esteve ontem presente, na cerimónia de atribuição do Selo "Escola Saudávelmente - Boas Práticas de Saúde Psicológica, Sucesso Educativo e Inclusão" 2022-2024, atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. É com muito orgulho que vemos reconhecida a implementação, no nosso Agrupamento, de práticas educativas pautadas por um “compromisso forte e efetivo com a promoção do desenvolvimento (cognitivo, emocional, social e de carreira), da aprendizagem, da inclusão e da saúde psicológica de toda a comunidade educativa.” (Ordem dos Psicólogos Portugueses)
Um especial obrigado a todos os que contribuem direta e/ou indiretamente para este caminho de co-construção de uma escola promotora da saúde psicológica, do bem-estar e do sucesso educativo.
Mais um ano letivo a aprender a programar!... O projeto de “Programação e Robótica”, da disciplina de Oferta Complementar, dinamizado pela professora Elvira Sá em coadjuvação com os professores titulares, foi um desafio que os alunos do 3º e do 4º ano abraçaram com muito entusiasmo e interesse. Este projeto permitiu aos alunos expandirem os seus conhecimentos de literacia digital e desenvolverem competências na área da segurança da internet, do pensamento computacional e da programação e robótica. Em articulação com as várias disciplinas, as atividades desenvolvidas fomentaram ainda a imaginação, a criatividade e o raciocínio lógico-matemático dos alunos. Destas, destaca-se a exploração da linguagem de programação Scratch, a partir da qual foram lançados dois desafios: a programação de uma história com base numa obra literária para as turmas do 3º ano, e a programação de um jogo a partir de conteúdos das áreas disciplinares para as turmas do 4º ano. Os alunos envolveram-se com bastante empenho na construção destes projetos, cujos resultados poderão ser visualizados nas imagens abaixo e no desafio “Caça às histórias e jogos”, espalhado pela comunidade local através da distribuição de QR Code’s (ver cartaz). O projeto de programação e robótica promoveu também a articulação entre a escola e a família, através da construção de “robôs” elaborados a partir do aproveitamento de materiais reciclados e que fizeram parte integrante de exposições nas próprias escolas. O projeto permitiu momentos de aprendizagem muito gratificantes e enriquecedores, fomentando o desenvolvimento de soft skills, as competências essenciais para o séc. XXI.