APRENDER A PROGRAMAR... UM DESAFIO!
Mais um ano letivo a aprender a programar!... O projeto de “Programação e Robótica”, da disciplina de Oferta Complementar, dinamizado pela professora Elvira Sá em coadjuvação com os professores titulares, foi um desafio que os alunos do 3º e do 4º ano abraçaram com muito entusiasmo e interesse. Este projeto permitiu aos alunos expandirem os seus conhecimentos de literacia digital e desenvolverem competências na área da segurança da internet, do pensamento computacional e da programação e robótica. Em articulação com as várias disciplinas, as atividades desenvolvidas fomentaram ainda a imaginação, a criatividade e o raciocínio lógico-matemático dos alunos. Destas, destaca-se a exploração da linguagem de programação Scratch, a partir da qual foram lançados dois desafios: a programação de uma história com base numa obra literária para as turmas do 3º ano, e a programação de um jogo a partir de conteúdos das áreas disciplinares para as turmas do 4º ano. Os alunos envolveram-se com bastante empenho na construção destes projetos, cujos resultados poderão ser visualizados nas imagens abaixo e no desafio “Caça às histórias e jogos”, espalhado pela comunidade local através da distribuição de QR Code’s (ver cartaz). O projeto de programação e robótica promoveu também a articulação entre a escola e a família, através da construção de “robôs” elaborados a partir do aproveitamento de materiais reciclados e que fizeram parte integrante de exposições nas próprias escolas. O projeto permitiu momentos de aprendizagem muito gratificantes e enriquecedores, fomentando o desenvolvimento de soft skills, as competências essenciais para o séc. XXI.