CLUBE DE CIÊNCIA VIVA - PROJETO METAMORFOSES
![](/images/Noticias/Agrupamento/2020_2021/CV_Metamorfoses/metamorfoses_mini.jpg)
Durante o ano letivo 2020/2021, dois grupos de alunos do ensino secundário de Ciências e Tecnologias das turmas 11º A (Cassandra Oliveira, Mafalda Correia, Nádia Guedes, Patrícia Marques, Rodrigo Coelho e Rui Santos) e 12º B (Daniela Silva, Maria França, Mariana França, Mariana Reis, Micael Ribeiro e Sandro Domingues) desenvolveram trabalhos/atividades, em resposta ao desafio que lhes foi lançado no âmbito do Projeto Metamorfoses – iniciativa do Plano Nacional de Leitura 2017-2027 (PNL2027), Ciência Viva/ESERO Portugal e Gabinete de Comunicação de Ciência da Fundação Champalimaud. O Projeto Metamorfoses destina-se a alunos do ensino secundário com uma curiosidade especial pela ciência e pela tecnologia e, simultaneamente, um gosto especial pela leitura e pela escrita. A sua finalidade é, assim, associar a ciência, a leitura e a escrita, através da construção de um protótipo biónico que serve de pretexto à criação de um conto de ficção científica em que este é utilizado por um dos protagonistas da narrativa.
CLUBE DE CIÊNCIA VIVA APOSTA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS E TECNOLÓGICAS
![](/images/Noticias/Agrupamento/2020_2021/CCV31MAI21/mini/inicialV1.jpg)
Numa tarde de 4ª feira (dia 19 de maio) um grupo de alunos do ensino secundário (10º, 11º e 12º anos de Ciências e Tecnologias), acompanhado pelas professoras de Física e Química Aurora Cunha, Carla Ramos e Isabel Reis, visitou a Fábrica Centro de Ciência Viva – Aveiro, com o objetivo de estabelecer o primeiro contacto com o ambiente ARDUINO. Nuno Gomes, professor do Departamento de Física da Universidade de Aveiro, fez uma breve apresentação das potencialidades da tecnologia ARDUINO. Posteriormente foram propostos aos alunos desafios com crescente grau de dificuldade, em que foi necessário montar circuitos com microcontroladores, led’s, alarmes sonoros, sensores de luz e potenciómetros. O desafio final consistiu na montagem de um robô segue linhas, com recurso à programação de sensores de infravermelhos e de servomotores. Nestas atividades, os alunos reconheceram aplicações práticas de conteúdos explorados nas aulas de Física e Química A.
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS – 2021 PROPOSTAS VENCEDORAS - AEEON
![](/images/Noticias/Agrupamento/OPE.jpg)
No passado dia 05 de maio, realizou-se a votação para o Orçamento Participativo das Escolas 2021, na Escola Secundária de Esmoriz, na EB Florbela Espanca e na EB de Maceda. As propostas vencedoras foram:
Proposta 1 – Dá “rede” ao Campo de Jogos - ES de Esmoriz com 316 votos;
Proposta A – Aparelhagem de som no polivalente – EB Florbela Espanca com 67 votos;
Proposta A – Esplanada EB Maceda – EB de Maceda com 107 votos.
Felicitamos todos os proponentes que apresentaram as propostas a votação, os alunos e professores que estiveram nas mesas eleitorais e todos os alunos que votaram, pelo seu sentido cívico e pelo seu contributo para uma escola melhor.
A Coordenadora de Projetos
Manuela Rodrigues