CLUBE DE CIÊNCIA VIVA - PROJETO METAMORFOSES
Durante o ano letivo 2020/2021, dois grupos de alunos do ensino secundário de Ciências e Tecnologias das turmas 11º A (Cassandra Oliveira, Mafalda Correia, Nádia Guedes, Patrícia Marques, Rodrigo Coelho e Rui Santos) e 12º B (Daniela Silva, Maria França, Mariana França, Mariana Reis, Micael Ribeiro e Sandro Domingues) desenvolveram trabalhos/atividades, em resposta ao desafio que lhes foi lançado no âmbito do Projeto Metamorfoses – iniciativa do Plano Nacional de Leitura 2017-2027 (PNL2027), Ciência Viva/ESERO Portugal e Gabinete de Comunicação de Ciência da Fundação Champalimaud. O Projeto Metamorfoses destina-se a alunos do ensino secundário com uma curiosidade especial pela ciência e pela tecnologia e, simultaneamente, um gosto especial pela leitura e pela escrita. A sua finalidade é, assim, associar a ciência, a leitura e a escrita, através da construção de um protótipo biónico que serve de pretexto à criação de um conto de ficção científica em que este é utilizado por um dos protagonistas da narrativa.
O protótipo biónico desenvolvido pelo grupo de alunos do 11º A - “Envir(H2O)nmental“ - tem origem num tema muito atual e que é transversal a toda a sociedade: a preservação e conservação da Natureza. O objeto criado consiste numa “tartaruga biónica” que monitoriza a qualidade da água. O protótipo biónico desenvolvido pelo grupo de alunos do 12º B - “O Visionário“ - é um hino a um dos sentidos mais importantes para o ser humano: a visão. O objeto biónico desenvolvido consiste nuns “óculos” que proporcionam à pessoa invisual uma maior autonomia e liberdade no seu dia a dia, em termos de locomoção e orientação, uma vez que contém um sensor de ultrassons, que permite medir com exatidão a distância a que se encontram os obstáculos, e um recetor GPS, que permite saber as coordenadas exatas do local onde se encontra. A realização destes projetos decorreu de forma extraordinária e foi muito enriquecedora para todos os envolvidos, alunos e professoras (Aurora Cunha, Isabel Reis e Margarida Alves), proporcionando uma motivação adicional pelas áreas das ciências e tecnologias bem como pela leitura e escrita. A criatividade, cooperação e entusiasmo dos alunos superaram todas as expectativas.
Contos:
https://www.flipsnack.com/clubeciencia/envir-h2o-nmental_flip.html
https://www.flipsnack.com/clubeciencia/visionario_flip.html
Vídeos: