AEEON - ANO LETIVO 2021/2022
MANUAIS ESCOLARES 2021/2022
MANUAIS ESCOLARES 2021/2022
Durante o presente ano letivo o Agrupamento iniciou o desenvolvimento do projeto Robot Mission: Protecting Marine Wildlife from OP2 (Ocean Plastic Pollution), no qual participam alunos do 5º D. Este projeto está integrado na Network of European Blue Schools, uma iniciativa da EU4Ocean, a qual tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de projetos relacionados com a promoção da literacia dos oceanos, contribuindo para a prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS 14 – Proteger a Vida Marinha). A Network of European Blue Schools inclui diversas escolas nacionais e internacionais, possibilitando a partilha de experiências entre todos os seus elementos.
No presente ano letivo, o projeto foi integrado no PCT do 5º D, tendo os alunos realizado as seguintes atividades: elaboração do logótipo do projeto, seleção da mascote do projeto, cartazes de sensibilização sobre a poluição dos oceanos e estabelecimento de uma parceria com o CRAM (Centro de Reabilitação de Animais Marinhos) para o apadrinhamento de uma tartaruga-marinha em reabilitação neste Centro. O projeto terá continuidade no próximo ano letivo, prevendo-se a possibilidade de incluir mais parceiros, nomeadamente através do estabelecimento de uma parceria eTwinning.
A aluna Daniela Bastos Silva do 12º B (um dos elementos do Projeto Metamorfoses - O Visionário) participou no dia 22 de julho como oradora numa iniciativa da Ciência Viva: "A ciência e a cultura científica no futuro da Europa". Este evento decorreu na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva (Porto) e contou com a presença de várias entidades: Presidente da Ciência Viva (Rosalia Vargas), Diretora da Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva (Maria João Fonseca), Reitor da Universidade do Porto (António Sousa Pereira), Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Manuel Heitor) e Ministro dos Negócios Estrangeiros (Augusto Santos Silva). Neste encontro juntaram-se várias gerações para dialogar e discutir a Europa de hoje e a Europa de amanhã à luz da Ciência, Tecnologia e do Conhecimento e também da experiência de cada um:
A Fundação Altice, a DGE e a Educom promoveram o projeto “Aprender e Ensinar Matemática com a Khan Academy”, com os objetivos de melhorar a motivação e o sucesso escolar dos alunos, e inovar nas práticas pedagógicas dos professores. No agrupamento AEEON os professores Ramos Pais, Alexandra Fernandes, Alexandra Cruz, e cerca de 65 alunos de três turmas do 7º e 8º anos, participaram neste projeto digital que estimula a autonomia e a autorregulação do aluno na aprendizagem. Durante o confinamento do 2º período, no ensino à distância, o professor fez atribuições à sua turma na plataforma; durante o 3º período, no ensino presencial, durante uma aula semanal, no computador ou no telemóvel, cada aluno adquiriu as aprendizagens ao seu ritmo, seguindo um guião organizado pelo professor. Os professores e os encarregados de educação podem monitorizar, em tempo real, a atividade e o desempenho do aluno. Este recebe feedback imediato após a resolução de um exercício e, se tiver dificuldades, tem sugestões de ajuda mediante o visionamento de um vídeo ou leitura de um artigo.
Outros Documentos: Lei N.º 31-A/2021 e Despacho Normativo 14-A/2021